O Manchester City não parece ter rivais no Campeonato Inglês. A sempre equilibrada Premier League foi tomada de assalto pelo time de Pep Guardiola, que dominou o primeiro turno da temporada 2017/18. São 16 vitórias seguidas, recorde da história da liga e mais de 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o grande rival de cidade, Manchester United.

Ainda invicto, o time pode igualar o feito do Arsenal de 2003/04, que teve 26 vitórias e 12 empates rumo à conquista do título. Outro recorde e que está mais fácil é o de número de vitórias em uma edição do Campeonato Inglês, batido pelo Chelsea na temporada passada com 30.  O time londrino aliás tem outros recordes que podem não durar muito: 103 gols em uma edição de Premier League em 2009/2010 e 93 pontos conquistados em 2004/2005.

O City tem 17 vitórias e um empate – totalizando 52 pontos – e ainda falta um jogo para chegar à metade da trajetória. Outro time histórico que os citizens ultrapassaram foi o Tottenham de

1960/61 que tinha conseguido o melhor início de temporada com 15 vitórias e um empate.

A marca de vitórias seguidas foi conquistada com um sucesso sobre o Swansea por 4 a 0 , fora de casa, no meio de dezembro. A antiga marca era de 14 do Arsenal de 2002. Considerando os anos anteriores à Premier League, ainda há que se lembrar do  Preston North End em 1951 e tanto o Manchester United como o Bristol City em 1905. Ou seja, esse recorde pega uma era que vai desde 1888 até atualmente, quase 130 anos.

david silva
David Silva foi fundamental na vitória contra o Swansea, que garantiu o recorde de vitórias

O time ainda conseguiu aumentar sua marca para 16 com mais uma vitória marcante, uma goleada por 4 a 1 contra o excelente Tottenham e assim continua na batalha para aumentar sua gordura histórica. Assim vai ficar difícil para qualquer time no futuro bater esse recorde incrível, ainda mais com a paridade que há no Campeonato Inglês por causa da divisão de prêmios e direitos televisivos.

Uma boa marca para se atingir agora é conquistar a maior sequência de vitórias em uma liga de primeiro escalão da Europa e curiosamente Pep Guardiola pode superar a si mesmo. Seu Bayern de Munique da temporada 2013/14 conseguiu 19 triunfos consecutivos. Não está muito longe.

Foram vários os grandes momentos do time nessa primeira metade de temporada. A vitória por 2 a 1 no Old Trafford, casa de seu grande rival Manchester United foi o maior deles provavelmente. Mas não há como esquecer o 3 a 1 contra o Arsenal, o 7 a 2 contra o Stoke City, o 1 a 0 contra o atual campeão Chelsea em Londres (Stamford Bridge) e o 5 a 0 contra o Liverpool.

Como deu para notar, o ataque do time é um grande ponto. Kevin DeBruyne está em temporada fenomenal, podendo até ser considerado para o prêmio de Melhor do Mundo da FIFA no ano que vem. Kun Aguero e Raheem Sterling estão com o faro de gol afiado e Gabriel Jesus é uma excelente peça seja saindo como titular ou vindo do banco. Além disso a defesa é a melhor da competição com 12 gols sofridos, empatado com o United e o Burnley, mostrando que o sistema defensivo que tem no goleiro brasileiro Ederson como barreira final também funciona com sobras.

Mas Guardiola sempre vai querer mais. Depois de garantir seu lugar no livro de recordes, ele comemorou a marca, mas destacou que a concentração tem que continuar para o time não perder a vantagem. Afinal, o que importa mesmo é conquistar o título.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui