Brasileirao Serie A Mês do calendário louco começa a provocar danos no Brasileirão

Mês do calendário louco começa a provocar danos no Brasileirão

Flamengo x São Paulo
O São Paulo, de Diego Souza (à dir.), deve priorizar o Brasileirão e seu duelo cabeça a cabeça com o Flamengo pelo título

Agosto é o mês do calendário louco no futebol nacional. Alguns dos principais clubes do país terão jogos todos os meios e finais de semana. Até aí, nenhuma grande novidade. A diferença é que competições como Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana entram em seus estágios decisivos.

Assim, para preservar seus melhores jogadores e aumentar a chances de conquistar títulos no mata-mata, o Campeonato Brasileiro acaba ficando em segundo plano.

Isso significa a colocação de equipes mistas ou até mesmo inteiramente reservas no torneio mostrando, na prática, que é a competição menos valorizada pelos clubes, apesar de ser aquele que garante os maiores recursos com a venda de direitos de transmissão pela TV.

A debandada será aberta pelo Grêmio, que interessado no duelo contra o Flamengo pela Copa do Brasil, vai mandar reservas para enfrentar a Chapecoense, em Chapecó.

Campeonato Brasileiro perde importância na comparação com outros torneios

Essas decisões afetam também a justiça e o equilíbrio do torneio. Enquanto outros times tiveram que encarar o melhor que há no elenco gremista, a Chape, que está na zona de rebaixamento, terá seu caminho facilitado para escapar da região da degola. Para quem gosta do bom futebol, isso diminui as opções de encontrar bons espetáculos.

O técnico Renato Gaúcho, do Grêmio, comanda a debandada do Brasileirão colocando um time reservas no torneio

Então, vejamos a seguir o que parece ser o melhor da décima seta rodada do Brasileirão, que começa neste sábado, 28 de julho, com o duelo envolvendo Ceará x Fluminense, e vai prosseguir até segunda-feira, 30 de julho, para quando está marcado o duelo Bahia x Atlético-MG.

Cruzeiro x São Paulo

Marcado para 16h (horário de Brasília) de domingo, 29 de julho, no Mineirão, o clássico é a grande atração da jornada número 16. O Cruzeiro se divide entre três competições, mas poupou atletas na partida da última quarta-feira, 25 de julho, quando perdeu por 2 a 0 para o Corinthians. Assim, o técnico Mano Menezes deve colocar em campo uma equipe bem próxima daquela que é considerada titular.

Dividido entre três torneios, o Cruzeiro preservou Thiago Neves e outros atletas importantes para o duelo com o São Paulo

O São Paulo, que está na Copa Sul-Americana, sabe que o Brasileirão é a prioridade e sua melhor chance de conquistar um título na temporada. Dessa maneira, também deverá ir com força total para Belo Horizonte aumentando o interesse em torno do jogo que vale posições na ponta da tabela de classificação.

Vasco x Corinthians

As duas equipes têm recursos técnicos e financeiros extremamente limitados. O Vasco, que se divide entre a Sula e o Brasileirão, claramente sinalizou o torneio nacional como prioridade ao poupar seus atletas do confronto de meio de semana contra a LDU, no Equador. Perdeu por 3 a 1, mas terá seus melhores atletas disponíveis em ação no domingo, às 11h, contra o time paulista no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O Vasco mandou equipe mista para o Equador e preservou seu melhor time para o Brasileirão

O Corinthians ainda não mostrou claramente como pretende usar suas cartas na reta final de temporada. Porém, a pressão em torno do técnico Osmar Loss não permite correr riscos. Isso indica que o time principal deverá ser colocado em campo, até porque o clube tem um compromisso dos menos complicados na Copa do Brasil. Vai disputar um lugar nas semifinais com a Chapecoense.

Internacional x Botafogo

A bola vai rolar às 16h no estádio da Beira-Rio, em Porto Alegre, para o terceiro clássico da rodada. O Internacional é outro time com foco exclusivo no Brasileirão e não tem motivos para poupar seus atletas. O mesmo acontece com o Botafogo, ainda que no caso do alvinegro da estrela solitária os recursos sejam bem mais limitados na comparação com o milionário elenco do Colorado.

Comentários do Facebook