
O título da lista pode parecer longo, mas vai fazer todo sentido. Tite está sofrendo o seu maior tiroteio, por causa da participação decepcionante na Copa do Mundo, a escolha por Neymar para ser capitão e a convocação de jogadores importantes de clubes brasileiros para dois amistosos basicamente inúteis.
E nessas horas é sempre bom começar a olhar as opções. Seja para achar alguém viável que possa substituir o comandante atual da Seleção Brasileira ou então chorar em posição fetal pela falta de alternativas e só seguir em frente com o que já está na posição.
Para esta lista resolvi escolher treinadores brasileiros – então nada de Diego Aguirre – e que estão em atividade no futebol nacional, sentando no banco de nossos clubes. Portanto Muricy Ramalho, Fabio Carille e Abel Braga também não estão nesta lista.
5 Odair Hellman
Pois é, a roda gira. Odair Hellman começou o ano sendo eliminado pelo Grêmio no Gauchão e caindo logo de cara na Copa do Brasil para o Vitória. Ele ter ficado no cargo foi um milagre, mas hoje, 11 de setembro, seu time é o líder do Campeonato Brasileiro e jogando bom futebol mesmo sem grandes jogadores.
Hellman soube solidificar seu sistema defensivo, tirar o melhor de jogadores que estavam desacreditados, como Nico Lopez e extrair tudo que Rodrigo Dourado, Edenilson e Willian Potker têm a oferecer.
Hellman não é brilhante, ou pelo menos nada indica isso. Mas ele tem que ser citado nesta lista, obrigatoriamente. O que mostra também como nossos treinadores não estão com muita moral.
4 Mano Menezes
Mano já teve sua chance na seleção, durando pouco mais de dois anos no cargo antes de ser demitido e substituído por Felipão. O resto todo o mundo sabe, especialmente os alemães.
Mano teve algumas passagens sem brilho por Flamengo e Corinthians antes de se achar no Cruzeiro. Desde 2016 na equipe – ele treinou o time em 2015 antes de ir para a China – o treinador só foi ganhar moral de verdade após o título na Copa do Brasil em 2017, competição que venceu pela terceira vez.
O fato de ter conseguido fazer jogadores como Dedé e De Arrascaeta jogarem seu melhor futebol tem que ser valorizado. Este ano de 2018 é o de maior pressão por título e seu time está vivo na Copa do Brasil e Libertadores. Se ganhar a segunda, sobe bastante nesta lista.
3 Cuca
Cuca à frente de Mano Menezes pode causar alguma celeuma para este redator, mas pelo menos ouve os argumentos: o atual treinador do Santos ganhou mais. Mano está em uma posição mais sólida e até eliminou Cuca recentemente, mas este pegou o Santos na lama e conseguiu vencer o Cruzeiro no Mineirão. E até poderia ter eliminado a equipe celeste não fosse um erro claro de arbitragem no fim da partida.
Dono de uma Libertadores e um Campeonato Brasileiro por Atlético-MG e Palmeiras em 2013 e 2016, respectivamente, Cuca sabe como trabalhar com os jogadores mais talentosos. Com ele Ronaldinho Gaúcho jogou seu melhor futebol no Brasil. Dudu e Moisés brilharam no alviverde e agora Gabriel é o artilheiro do Brasileirão depois de ter jogado de forma horrorosa com Jair Ventura. O Santos melhorou da água para o vinho com seu novo treinador, que é o mais vitorioso do Brasil nesta década, tirando Tite.
2 Felipão
É aqui que as coisas começam a ficar difíceis. Depois do 7 a 1, Felipão foi execrado por todos os lados. Não ajudou o fato que ele pegou o Grêmio logo depois e saiu do time sem ter sucesso algum. Seu período na China ajudou a tirar ele do holofote e sua volta ao Palmeiras até agora foi irretocável.
Roger Machado e seu ar de novo renderam algumas partidas péssimas e um título perdido em casa para o Corinthians. Com Felipão o time está muito vivo no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, sendo o favorito para a conquista na Betfair (4 para 1). A equipe joga melhor, mesmo que não tenha estabilidade emocional alguma. E Felipão pula nesta lista, o que pode ser encarado com relação ao futebol brasileiro como “para onde nós vamos desse jeito?”.
1 Renato Gaúcho
Caso Tite decida sair da seleção amanhã, Renato Gaúcho é o principal candidato ao cargo. Não dá para dizer que ele é um treinador sensacional. Não mesmo. Mas com ele o Grêmio venceu a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e a Recopa Sul-Americana se impondo em campo. E não estamos falando de porrada, como de costume, mas com toque de bola e talento, o que inclusive alavancou Arthur para Barcelona.
Renato fala muito, mas seu time sabe jogar e até refugos e vaiados em outros times, como Leo Moura, Cortez, Cícero e Maicon, foram importantes nas conquistas acima, seja com campanhas regulares ou gols decisivos (Cícero fez o gol da vitória no jogo de ida da final da Libertadores). O time segue vivo na Libertadores, pagando 5 para 1 a conquista na Betfair.
Renato Gaúcho é o melhor treinador em atividade no Brasil, isso é inegável. Agora, se ele conseguiria pegar a Seleção Brasileira e fazer ela chegar longe em uma Copa é outra discussão, cuja resposta deve pender muito para o não.