
Neste post você não irá encontrar um “ah, eu acho que o Palmeiras pode ganhar” ou algo do tipo. As cinco previsões que colocamos aqui para o Campeonato Brasileiro de 2019 são, com diferentes tipos de intensidade, um pouco polêmicas.
Seja baseado nas análises de outros sites, como o Globo Esporte, ou até nas odds que estão na Betfair, eu tenho cinco opiniões que acho que muita gente discorda. E não é só para ser polêmico não: eu realmente acho isso e incentivo a discussão na nossa página no Facebook. Vamos a elas então.
Um desses irá cair: Vasco, Fluminense ou Botafogo
A última queda de clube carioca na Série A foi o Vasco em 2015. O Botafogo no ano anterior e o Vasco em 2013 fizeram uma sequência tenebrosa para o futebol do Rio de Janeiro, que ainda teve o Fluminense em 2013… deixa quieto.
Para esta edição de 2019, os quatro estão na Série A, mas não é porque mudaram, cresceram e evoluíram. Vasco, Botafogo e Fluminense sofrem do mesmo mal: estrutura ruim, diretoria perdida, salários atrasados e elencos limitados. Nos últimos anos eles conseguiram escapar, mas não acho que passe de 2019.
Sim, tem times igualmente limitados. Meu colega Gabriel colocou Goiás, Avaí, CSA, que acabaram de subir para a elite, como candidatos a cair. Na lista de 5 ele ainda pôs o Ceará e a Chapecoense.
Todos são pertinentes por diferentes razões. Mas o problema de um clube grande quando está na rabeira é que até podem existir times piores, mas a pressão das derrotas, exercida também por torcida e imprensa, é muito pior.
O Fluminense é o melhor dos três, mas Fernando Diniz começou o Campeonato Brasileiro passado de forma péssima com o Athlético-PR. A venda de Pedro, a forma aberta com o que o time joga e seu elenco nada estelar podem derrubar a equipe.
Já o Vasco e Botafogo estão ainda piores. O time do Vasco é realmente fraco e a equipe ainda não tem treinador depois da saída de Alberto Valentim. Já o Botafogo foi horroroso no Campeonato Carioca e demitiu Zé Ricardo. Eduardo Barroca foi trazido e precisa fazer um milagre como Jair Ventura fez em 2017. E, talvez, o time seja ainda pior que o daquele ano.
Fortaleza pode fazer papel melhor que o esperado
Todo time que sobe para a Série A precisa, primeiro, pensar em ficar ali. O Fortaleza tem um pouco mais de moral, sendo colocado em análises como um time de meio de tabela para baixo. Eu realmente acho que a equipe cearense pode brigar pela metade inicial da tabela.
Rogério Ceni é um treinador diferente, conseguindo reconstruir sua carreira depois do começo difícil no São Paulo. Seu time joga com a bola e é agudo, com Everton sendo a personificação disso. Caso consiga estabelecer uma boa defesa, pode beliscar pontos fora de casa.
E não há como subestimar o fato que a grande maioria dos times que irá enfrentar precisa encarar uma grande viagem para jogar no Ceará. O mando de campo foi vital para o arquirrival Ceará se manter na Série A e acho que será de grande ajuda para o Fortaleza também, especialmente quando os jogos começarem a se empilhar pelo nosso calendário horroroso.
Renato Gaúcho, Carille, Felipão e Abel: um deles não termina o Campeonato

São por razões diferentes, mas eu acho que pelo menos um deles não terminará o Campeonato no seu cargo atual.
Renato e Carille são ídolos em seus clubes. Então uma demissão não deve rolar. Porém, Tite pode balançar e cair dependendo da Copa América realizada aqui no Brasil. E os dois são os principais candidatos na sucessão.
Já Felipão está sofrendo críticas de todo lado e até ameaçou entregar seu cargo nesta noite de quinta, depois de ouvir alguns corneteiros criticarem os jogadores. Uma eliminação na Libertadores e começo lento de Brasileiro pode gerar um divórcio, já que o treinador também não parece ter muito saco para aturar críticas no alto de seus 70 anos.
Já para Abel, a possibilidade de cair é puramente por resultado. O primeiro semestre por enquanto não é bom, mesmo com o título carioca. O time pode mais em campo. E com um jogo de vida ou morte já na fase de grupos da Libertadores, pensar em uma saída não é fora de propósito.
Internacional cairá de desempenho

Eu não acredito que esta é tão polêmica assim. O Internacional veio da Série B e teve uma excelente campanha no Campeonato Brasileiro de 2018, quando ficou em terceiro. Eu não acho que se sustenta.
O time não é tão bom, apesar da chegada de Guerrero ter melhorado o nível. Odair Hellman não é unanimidade nem com seu trabalho sendo melhor que o esperado. E nos grandes desafios no ano, o time perdeu para o Grêmio e cedeu o empate ao River em casa mesmo abrindo 2 a 0.
Sim, a campanha na Libertadores é boa, mas não acho o time do Inter capaz de repetir a mesma terceira posição de 2018. Acho até que cai para próximo da metade da tabela. Até porque dividir o elenco com a competição continental e a Copa do Brasil pode gerar uma perda de pontos.
O Cruzeiro é a melhor aposta para Campeão Brasileiro
Veja bem, não disse o melhor time, mas a melhor aposta. Tudo bem, Mano não ganhou um título tão importante como esse, mas já fez boas campanhas em Campeonato Brasileiro.
O elenco do Cruzeiro, especialmente do meio para a frente, segura a bronca do calendário extenso. Fred segue artilheiro, Dedé é um dos melhores do Brasil, assim como Fábio e Rodriguinho foi uma bela aquisição.
O Grêmio não tem tantas opções e Flamengo (5 para 1) e Palmeiras (3,25 para 1), sofrem grande pressão, além de pagarem bem menos pela conquista na Betfair.
A união de valor alto (8 para 1), o bom elenco e o pragmatismo de Mano, que infelizmente no Brasil é premiado, especialmente em jogos fora de casa, fazem o Cruzeiro ser a melhor aposta para a conquista.