Guia do Brasileirão 2019: quando começa, as cotações, onde assistir e em quem apostar

Os estaduais terminaram, os campeões ainda estão vivendo seus momentos de euforia e muito que bem. A Libertadores já está bem avançada e a Copa do Brasil está se aproximando das oitavas de final, onde novos times entram na competição. Todas as atenções dos fãs de futebol brasileiro, a partir de agora, porém, se voltam para a principal disputa nacional: o Campeonato Brasileiro Série A 2019.

Quando o campeonato começa?

O Macaranã recebe jogos em dois dias seguidos, logo na primeira rodada

Geralmente o Brasileirão começa na segunda quinzena de maio. Por conta da Copa do Mundo da Rússia de 2018, a Série A começou quase um mês antes. Para 2019, o esquema será diferente dos dois casos: o primeiro jogo acontece no dia 27 de abril. O campeonato só chega ao fim no dia 8 de dezembro.

O primeiro jogo de todos é São Paulo x Botafogo, que se enfrentam no estádio do Morumbi às 16h do próximo sábado. Na tabela abaixo você confere data, horário e local de todos os jogos da primeira rodada.

A primeira rodada do Brasileirão 2019

DataHorárioLocalJogo
Sáb, 27/0416hMorumbiSão Paulo x Botafogo
Sáb, 27/04 19hArena IndependênciaAtlético-MG x Avaí
Sáb, 27/04 19hArena CondáChapecoense x Internacional
Sáb, 27/04 21hMaracanãFlamengo x Cruzeiro
Dom, 28/0411hArena do GrêmioGrêmio x Santos
Dom, 28/04 16hArena Fonte NovaBahia x Corinthians
Dom, 28/04 16hArena da BaixadaAthletico-PR x Vasco
Dom, 28/04 16hArena CastelãoCeará x CSA
Dom, 28/04 19hAllianz ParquePalmeiras x Fortaleza
Dom, 28/04 19hMaracanãFluminense x Goiás

Quais as principais cotações para o Brasileirão 2019?

Falar sobre favoritos, ameaçados e potenciais coadjuvantes é sempre um risco de se morder a língua mais cedo ou mais tarde, mas faz parte da brincadeira.

Vamos começar falando dos recém-promovidos da Série B – geralmente cotados para serem rebaixados na temporada seguinte à ascensão. O campeão da segundona foi o Fortaleza que, comandado por Rogério Ceni, fez uma campanha exemplar e, a meu ver, dificilmente se complicaria na Série A. Se tivesse que palpitar agora, colocaria o Tricolor do Pici no meio da tabela, beliscando Copa Sul-Americana.

Avaí, CSA e Goiás, os outros três promovidos, provavelmente precisam se preocupar mais seriamente em não cair de novo. Você pode conferir aqui como foi a janela de transferência dos três (e de todos os outros).

Levando em conta as campanhas do Brasileirão 2018 e os desempenhos recentes nas outras competições, dá pra dizer que os seguintes times precisam ficar de olho aberto também: Vasco da Gama e Ceará, em primeiro lugar, seguidos de perto pela Chapecoense. Com as contratações e mudanças recentes, Corinthians, Fluminense e Bahia deve estar mais sossegados.

Em quem apostar no Brasileirão 2019?

O Palmeiras foi merecidamente campeão em 2018 e chega muito forte para o novo Brasileirão

Não é preciso ser nenhum especialista em esporte para concluir que um dos principais favoritos ao título é o atual campeão – no caso, o Palmeiras, dono de uma belíssima campanha em 2018 e merecidamente vitorioso no seu segundo título em três anos. Rico, organizado e cheio de craques, o clube alviverde representa perigo para qualquer adversário, dentro e fora de casa. As odds em Betfair para um Palmeiras campeão em 2019 são de 3,5 para 1.

Se o Palmeiras papou dois títulos recentemente, não podemos deixar de falar do Corinthians, o clube mais vitorioso da década na Série A, com três títulos de 2011 pra cá. Normalmente subestimado, o Timão já começou o ano calando os críticos com seu terceiro título consecutivo do Campeonato Paulista (o 30º da sua história), conquistado em cima do rival São Paulo. Pode não ter a qualidade técnica do elenco de 2015, mas quando o Alvinegro foi subestimado em 2017, todos vimos o que aconteceu. O time que flertou com o rebaixamento em 2018 parece não existir mais. As odds para título do Timão estão em 26 para 1.

Outro sério concorrente ao troféu é o Flamengo, que vem batendo na trave há anos e não sabe o que é ser campeão nacional desde 2009. Comparável ao Palmeiras nos quesitos dinheiro, organização e qualidade de elenco, o Rubro-negro está louco por um troféu e, depois de uma janela de transferências especialmente movimentada, deve ir com tudo em busca do título – as odds em Betfair caso o Mengão consiga isso são de 5,5 para 1.

Olho aberto para o sempre perigoso Grêmio, que faz uma campanha melhor que a outra desde 2016 e montou um time perigosíssimo, conquistando a Libertadores em 2017 e ficando no “quase” em 2018. O Tricolor Gaúcho tem um time excelente, um técnico estilo “sangue no olho” e a motivação de uma fila de 23 anos sem título brasileiro para deixar para trás. Se faturar o Brasileirão, as odds são de 6,5 para 1.

Por fim, mais dois concorrentes sérios que podem valer as apostas são Cruzeiro, atual campeão da Copa do Brasil e dono de uma campanha excelente na Libertadores até agora e o Internacional, que vem em ascensão meteórica desde que voltou à Série A, em 2018, e também está arrasando num grupo especialmente difícil da Libertadores. Título do Cruzeiro paga 17 para 1 em Betfair, enquanto que troféu Colorado garante 4,5 para 1.

Podem surpreender: Athletico-PR (odds a 13 para 1) e Atlético-MG (17 para 1). Santos e São Paulo têm bons nomes no elenco e no banco, mas não acredito que cheguem muito longe – as odds para ambos são de 21 para 1.

Onde posso assistir o Brasileirão 2019?

Esporte Interativo e Globo (incluindo SporTV) dividem os direitos de transmissão da Série A 2019 do Campeonato Brasileiro

Depois de belas brigas entre Palmeiras e todo mundo, o Esporte Interativo aproveitou a confusão e fechou, entre outros, exclusividade com o Verdão. A Globo, claro, também vai mostrar tudo o que for possível, com destaque para Corinthians e Flamengo, donos das maiores cotas de transmissão de TV. Afiliados da gigantesca emissora, os canais SporTV também exibirão as partidas normalmente, como tem sido praxe dos últimos anos.

Comentários do Facebook