Os 5 favoritos para a conquista da Premier League

66

A Premier League pode não ser o Campeonato Brasileiro, onde cada temporada começa com muitos favoritos em quase igualdade de condições e há uma grande variação de campeões – desde 2003 são 7 campeões diferentes -, mas comparado com as outras ligas da Europa há uma alternância maior.

Nos últimos seis campeonatos foram quatro campeões diferentes – Manchester United, Chelsea, Manchester City e o eterno Leicester de 2015/16 – e não tivemos nenhum bi seguido. Nesta temporada há uma chance disso acontecer, como já falamos aqui. Mas nunca é bom contar com certezas em futebol.

Por isso, vamos fazer uma lista com os cinco favoritos para a conquista da Premier League, imaginando os cenários positivos que fariam cada uma dessas equipes conquistar o troféu ao fim das 38 rodadas.

5. Tottenham

Kane sabe o caminho para o Tottenham conquistar o título inglês: fazer ainda mais gols

O Tottenham foi o único time das cinco principais ligas europeias que não trouxe nenhum reforço, seja por empréstimo ou compra. Isso pode ser bom: continuidade tem seus benefícios e o excelente treinador Mauricio Pochettino, que chegou em 2014, assinou um novo contrato de cinco anos.

Harry Kane – que também está de contrato novo – passou de estrela nos gramados ingleses, sendo duas vezes artilheiro da Premier League em 2015/16 e 2016/17, para um novo nível com a artilharia da Copa do Mundo. E ele é garantia de gols para um time do Tottenham que sabe jogar com a bola nos pés.

Com o campeão do mundo, Hugo Lloris, no gol, Toby Alderweireld ficando, Dele Alli retomando seu melhor futebol, Christian Eriksen inspirado na criação e quem sabe Lucas Moura sendo uma flecha vindo do banco, dá para o Tottenham sonhar. Quem sabe o novo e espetacular estádio não ajude na campanha pelo título também. A cotação na Betfair: 17 para 1

Campeão 2018/19: 17.0

4. Chelsea

Hazard por enquanto fica e ele será a referência técnica do Chelsea de Sarri

O Chelsea é a maior incógnita começando a temporada 2018/19. Campeão em 2016/17, o time de Londres implodiu na temporada passada com um racha no vestiário entre Antonio Conte e vários jogadores. Saiu um italiano e entrou outro, Maurizio Sarri. Extravagante, para dizer o mínimo, é esperado que Sarri demore um pouco para conseguir implantar todas suas ideias, que incluem até jogada ensaiada para lateral.

A janela inteira se especulou uma debandada, com Eden Hazard, Willian, Thibaut Courtois e vários outros saindo. No fim os dois primeiros permanecem, pelo menos por enquanto. Courtois foi para o Real Madrid, mas o time foi muito rápido ao trazer Kepa Arrizabalaga, goleiro que deu excelentes sinais no Athletic de Bilbao e pode ser um substituto à altura logo de cara. Jorginho, comandado por Sarri no Napoli, chegou a peso de ouro.

Ou seja, estamos falando de um Chelsea que pode até brigar com o City no topo ou ficar atrás de Arsenal e Tottenham em Londres. Pagando 15 para 1 na Betfair, eu acho até que dá para colocar alguma confiança no título, já que o time reteve seu talento (novamente, por enquanto) e esse pagamento é bastante alto.

Campeão 2018/19: 15.0

3. Manchester United

Alexis Sanchez precisa ser protagonista para o United sonhar com o título inglês

O United não conseguiu se mover no fim da janela do futebol inglês, não trazendo o zagueiro que achava precisar. Mas como aqui estamos falando de cenários otimistas, não ter esse zagueiro não é um problema!

José Mourinho sabe como ganhar a Premier League e pode ficar empolgado com o pós-Copa porque Paul Pogba e Romelu Lukaku foram excelentes nos gramados da Rússia. Marcus Rashford pode continuar seu desenvolvimento, Jesse Lingard pode chegar no seu auge e Alexis Sanchez teve mais tempo para treinar com os colegas e causar impacto nos gramados. Matic, Fred e Pogba formam um meio-campo forte e podem ser a unidade que leva o United de volta ao topo da Inglaterra. Se você confia nisso, o cenário paga 8,50 para 1.

Campeão 2018/19: 8.5

2. Liverpool

O Liverpool comprou pesado e o trio de ataque Salah, Mane e Firmino continua

O Liverpool foi sem dúvidas o time que mais investiu nesta janela. E ele não teve que formar uma equipe e sim complementar com peças o elenco que foi vice-campeão da Europa. O trio de ataque de Mohamed Salah – artilheiro da última Premier League -, Sadio Mané e Roberto Firmino será melhor complementado por Keita, Fabinho, Shaqiri e Alisson no gol.

A defesa já teve o sensacional reforço de Virgil van Dijk na janela de inverno e o time parece bastante completo para pegar o Manchester City em quase igualdade de condições. Se você gosta de torcer para que o Golias caia, torça para este David muito bem equipado.

Campeão 2018/19: 5.0

1. Manchester City

O City de Guardiola é o grande favorito para vencer o título inglês

O brilhante campeão em 2017/18 ainda trouxe Riyad Mahrez para um setor que já era muito bem servido. O Manchester City pode até não fazer 100 pontos de novo, mas Pep Guardiola vai saber tirar todo o suco da laranja e pode esperar Kevin de Bruyne, Sergio Aguero, Leroy Sané, Bernardo Silva e companhia limitada atuando 100% novamente.

Vai ser difícil parar esses caras. E a Betfair concorda, pagando 1,61 para 1 para o City conquistar o título.

Campeão 2018/19: 1.61