Desde que o Manchester City se tornou um milionário e o Liverpool reencontrou seus dias de glória o duelo entre os dois times se tornou um dos pontos altos da temporada não só inglesa, mas europeia.
Este dia chegou: é domingo agora (6/2) e vale, para o City, se manter na liderança e, para o Liverpool, se recuperar depois de duas derrotas seguidas no Anfield – um tropeço monstruoso para um time que, até semanas atrás, estava havia quase quatro anos invicto em casa.
A partida rola no Anfield, às 13h30 de Brasília. Vejamos o que esperar do jogo e as odds na Betfair também.
Liverpool: lutando para voltar ao topo
Algo de errado está acontecendo no Anfield. Pode ser só uma má-fase difícil de explicar, claro, mas pode ser mais do que isso – problemas no vestiário parece difícil, mas não é a única possibilidade.
Por outro lado, é possível, por exemplo, que os adversários tenham aprendido a jogar contra os Reds, coisa que não sabiam fazer no passado, quando Jürgen Klopp e o elenco do Liverpool revolucionaram a forma de jogar bola na Premier League, reinventando o contra-ataque, a pressão na saída de bola e outras táticas similares. Aconteceu com o Barcelona de Guardiola depois de 2011, pode acontecer com o atual campeão inglês.
Se for de fato apenas uma má-fase, um jogo contra um dos seus grandes rivais recentes (mais pela luta no topo nos últimos anos do que pela história) é a oportunidade perfeita para espantar a zica e recolocar o time onde se espera que ele esteja: na luta pelo troféu.
O fato de o Liverpool estar vindo de vitória sobre outro rival recente, o Tottenham, quem bateu por 3×1 fora de casa, só ajuda a apimentar ainda mais o encontro no Anfield. Pode ser que os tropeços diante de Burnley e Brighton sejam, efetivamente, apenas acidentes de percurso.
Os Reds devem vir a campo com sua força máxima possível, isto é, com o trio Mané-Salah-Firmino no ataque e as peças essenciais de sempre em campo, como Alisson, Alexander-Arnold e Robertson. Com Van Dijk e Matip fora de combate por tempo indeterminado, a zaga deve ficar com Fabinho e o estreante Ozan Kabak, que veio do Schalke 04.
As odds para o jogo na Betfair estão em 3.4 para 1 a favor do Liverpool.
Manchester City: o líder sorri, por enquanto
Enfrentar o atual campeão nunca é fácil, mesmo quando o adversário é o principal perseguidor e também bicampeão anterior. O Manchester City, porém, é o atual líder da Premier League e, embora não seja tão assustador quando o de anos anteriores, é o time a ser batido no momento.
A campanha dos Citizens não é para pôr defeitos. Com apenas duas derrotas em 21 partidas, o time de Pep Guardiola, por incrível que pareça, é exemplar mais na defesa do que no ataque. Foram apenas 13 gols sofridos, 9 a menos do que os segundos menos vazados, Arsenal e Tottenham (22 cada).
Já no ataque o City não empolga, mas também não decepciona com seus 39 gols marcados – menos que United e Liverpool, é verdade, mas o que importa não é o número, e sim a eficiência, e isso o time de sobra, já que ganhou 14 partidas e, de brinde, ainda tem um jogo a menos que todos os outros do Top 6.
Sem ninguém na frente, os Citizens se preocupam com eles mesmo e mais ninguém. A fase na Premier League não é boa, é espetacular: são 9 vitórias consecutivas. Não estranha, por isso mesmo, o favoritismo dos Citizens na Betfair: 2.1 para 1.
Manchester United x Everton – Old Trafford,
Outro jogo envolvendo as mesmas cidades do clássico citado acima acontece na rodada de Premier League. No Old Trafford, o Manchester United recebe o Everton para um jogo que vale bastante na parte de cima da tabela.
Os dois times vêm de vitória, mas também vivem fase conturbada – no mínimo, irregular. O Everton foi líder por um bom tempo no início da temporada, mas as coisas desandaram e agora está em 7º, lutando para subir. Já o United fez quase o mesmo, liderando o campeonato por um bom tempo nos últimos meses, até que começou a tropeçar e caiu para a segunda posição, onde está agora.
Uma vitória dos Red Devils significaria, ainda que só por um dia, empatar com o City em pontos; já para o Everton representaria saltar para a 5ª posição e pressionar a turma da frente. As odds para uma vitória dos Toffees, porém, não são boas: altíssimas 6 para 1, contra apenas 1.56 para 1 a favor do Manchester United.