O Paulistão do Corinthians é medonho até deixando a classificação de lado

tiago nunes corinthians campeonato paulista

O Atlético ganhou o clássico no fim. O Flamengo segue atropelando sem se importar com a camisa do outro lado. Inter e Grêmio venceram. Mas hoje eu vou falar do Corinthians e seu Campeonato Paulista.

São nove nove jogos, 10 pontos, 11 gols pró e 9 contra. Mais medíocre só dois disso. A equipe está em 10° na classificação geral do campeonato e é o último de seu grupo. O Guarani hoje é o líder com 13 pontos.

A sorte é que tudo está embolado e isso não mudará nesta segunda, quando o Red Bull Bragantino joga contra a Ponte Preta. Se o time de Bragança Paulista vencer, pula para 14 e lidera o grupo D. Ele é o favorito na Betfair, pagando 2,3 para 1 a sua vitória. A Ponte, que tem péssima campanha, paga 3,2.

Mas mesmo deixando a classificação de lado – o que é difícil – a situação do Corinthians é ainda mais preocupante. Não estamos falando de algo similar ao que acontecia ano passado com o Santos, que apresentava um bom futebol mas tinha resultados preocupantes e foi eliminado da Copa do Brasil e Sul-Americana.

O Corinthians não apresenta nada, apesar da promessa ser de modernização de seu futebol, depois de jogar um futebol digno de time italiano dos anos 60 na temporada passada.

Luan é a cara desse time

Acreditar no Luan em 2020 foi como acreditar no Ganso quando ele foi para o São Paulo. Sim, a Libertadores de 2017 foi linda, mas já temos uma enorme quantidade de provas que aquele Luan foi a exceção, não a regra. Ele sabe jogar futebol, só não sabe jogar o futebol moderno e suas habilidades só vão aparecer em momentos muito específicos e esporádicos.

Só que ele chegou como a maior contratação para a temporada. E se com ele é pior, Janderson, Everaldo e Yony Gonzalez não são respostas.

Se foi Tiago Nunes o principal responsável por trazer o atleta, ele merece todas as críticas. Todos sabíamos que o elenco do Corinthians precisava de reforços e o dinheiro era curto. Isso não é culpa do treinador. Mas no momento que o Luan está na lista, não tem como isentar o técnico.

A exposição defensiva do time era esperada, já que o meio-campo é mais leve. Só que o Corinthians não é ofensivo, ele é bagunçado. Não tem a intensidade necessária, não marca na saída de bola, não sabe jogar pelas pontas e muito menos criar pelo meio. Cantillo não pode resolver tudo. Os veteranos, como Fagner, Cassio e Vagner Love não estão bem.

fagner corinthians campeonato paulista
Fagner é só um dos vários jogadores que estão decepcionando em 2020

Depois do vexame que foi a eliminação na Pré-Libertadores, não se classificar para as quartas de final do Campeonato Paulista seria o tapa na cara seguido do chute nas partes baixas. E o pior é que o Timão já passou por isso, em 2014, no ano que Mano assumiu o time de Tite e depois deixou o time para… o Tite. A equipe ficou em terceiro no grupo, atrás do Botafogo e do Ituano, que terminou sendo o campeão.

Vai cair?

Quando fizemos nosso post de técnicos que balançavam colocamos Jesualdo Ferreira (Santos recebeu um choque de energia na última semana), Rafael Dudamel (não achava que cairia, deu no que deu), Abel Braga (ver o Vasco jogar é um parto), Roger Machado (balança menos agora) e Tiago Nunes.

Nunes é o que tinha o trabalho mais difícil já que seu objetivo era acabar com uma era de futebol no Corinthians que foi vitoriosa, mas terminou em 2019 sendo insuficiente. Além disso a pressão da equipe, a decisão na Pré-Libertadores logo de cara e a necessidade de mudar o elenco eram fatores que só colocavam gasolina no fogo.

Se o Corinthians não classificar para as quartas do Paulistão, ou até se perder em casa para o Palmeiras no clássico do dia 22 de março, a batata vai assar. Ficaria surpreso se ele durar até o Brasileirão.

Comentários do Facebook