
Nunca é legal que alguém seja demitido. Mas no futebol brasileiro, passar no RH para receber a pior notícia é algo tão natural quanto respirar, amar, comer e dormir. E não fique triste pelos treinadores já que eles conseguem rescisões sensacionais a cada passagem por um clube. Alberto Valentim terá mais dinheiro que eu, você e nossos filhos juntos.
Muito já se falou sobre a chegada de treinadores brasileiros e como eles tomaram alguns empregos de brasileiros. Pois bem, nem todo estrangeiro é Jorge Jesus e Jorge Sampaoli. E você verá isso nesta lista.
Que treinadores estão balançando neste momento? Só para deixar claro, balançar não significa que a demissão está próxima, só que as críticas e pressão estão crescendo e crescendo. E o time em campo com um futebol que diminui.
Jesualdo Ferreira – Santos
Se você não viu um jogo bom do Santos em 2020 é porque não teve mesmo. Agora jogos que o meio-campo não existiu e o atacante pega a bola sem um jogador perto em um raio de 2km já ultrapassam os dedos de uma mão.
Não dá para dizer que a derrota para o Ituano por 2 a 0 foi o pior jogo da temporada porque a derrota para o Corinthians pelo mesmo placar também foi péssima. Assim como o empate em 0 a 0 com a Ferroviária. O 4-3-3 de Jesualdo não está funcionando e o time parece que não se encontra no meio de semana para treinar. O futebol da equipe está medonho e o português ainda tem que encarar a injusta tarefa de substituir um treinador que encantou.
Ele vai cair logo? Não sei, até porque a diretoria do Santos é um mistério. Mas o negócio está bastante ruim por enquanto.
Perigo de demissão: grande
Rafael Dudamel – Atlético-MG
Dudamel não tem a mesma preocupação de Jesualdo no sentido das comparações com o antecessor. O ano de 2019 do Galo foi ruim e ele chegou com carta branca para mudanças. Só que com um 2020 que era para ser inteiro de zoações com o arquirrival, os dois estão comendo poeira da Tombense e o Atlético já foi eliminado da Sul-Americana.
O presidente do clube já usou o Santos de 2019 como exemplo para segurar o treinador esperando os bons resultados no fim do ano. Mas Sampaoli era um nome mais garantido enquanto Dudamel é uma aposta. E será difícil segurar o venezuelano se o time não avançar na Copa do Brasil e perder o Mineiro.
Perigo de demissão: pequeno
Roger Machado – Bahia
A tempestade passou depois depois da vitória contra o CSA neste fim de semana? Depois de ser eliminado na Copa do Brasil e perder um clássico para o Vitoria, o triunfo na Copa do Nordeste é um respiro.
Mas deixa perder para o Nacional do Paraguai na Copa Sul-Americana para ver se a pressão não volta.
Vida de treinador brasileiro é uma desgraça.
Perigo de demissão: médio
Abel Braga – Vasco

O ano de 2019 de Abel Braga foi pavoroso. Sim, ele venceu o Carioca com o Flamengo, algo que ninguém no mundo além de Abel falará que foi mais do que a obrigação. Depois de sair do rubro-negro e ver o time explodir com Jesus, ele foi para o Cruzeiro e tudo deu errado.
Pois bem, 2020 pode ser uma sequência de 2019. O negócio no Vasco começou azedo e ele ter falado que o desempenho em uma derrota para o Flamengo foi lindo doeu na alma do cruz-maltino.
Claro que ele vai ser um bode expiatório porque o time é fraco mais uma vez. O atraso nos salários para variar está gerando manchetes. O time estreia na Taça Rio contra o Resende e pega o ABC pela Copa do Brasil não podendo nem pensar em gracinhas: ou vence ou cai o mundo, porque o dinheiro da competição é vital.
Perigo de demissão: grande
Tiago Nunes – Corinthians
Com certeza Tiago Nunes não está perto de cair, até porque o Corinthians tem histórico de segurar treinador mais do que o normal no Brasil. Mas nenhum torcedor corinthiano está satisfeito agora. E só pedir paciência não é suficiente.
Depois da eliminação para o Guarani do Paraguai na Libertadores, a equipe parece ter perdido o rumo e a derrota de virada para o Água Santa com certeza fez alguns torcedores blasfemarem. O time só venceu dois dos sete jogos no Paulista, Luan quer repetir seu sono em campo dos tempos de Grêmio e a defesa piorou.
Sim, tempos de mudança, elenco será remodelado, estilo de jogo será mudado. Mas o torcedor precisa ver evolução e em campo ainda há pouco disso.
Perigo de demissão: pequeno