Real Madrid afunda o Barcelona na crise e mais: a rodada na Europa

Em fim de semana de El Clásico, pouca coisa é capaz de tentar tirar os holofotes. Ainda assim, embora nada tire o brilho do que foi o jogo no Camp Nou, tivemos uma bela rodada de futebol europeu da qual vale a pena falar com calma. Vamos lá?

El Clásico: Real castiga o Barça no Camp Nou

No post de pré-jogo falamos que na Betfair as odds estavam equilibrados para o duelo na Catalunha justamente porque, embora a crise no Barcelona desde a humilhação perante o Bayern na Champions League, o time da casa vinha de vitória em La Liga – e o Real Madrid de derrota.

O que se viu no Camp Nou, porém, foi vitória da mentalidade ofensiva do Real Madrid, que soube se impor não através de posse de bola ou passes de meio campo – ambos quesitos nos quais o Barça foi melhor -, mas na eficiência e na objetividade de jogo. Foram 9 chutes a gol de parte dos Merengues contra só 4 do time Azul-Grená.

O começo de jogo foi especialmente agitado, com o Real abrindo o placar cedo com Valverde, com apenas 5 minutos de jogo, mas tomando o empate dos pés de Ansu Fati aos 8. Ambos os times se fecharam a partir daí, e o placar do intervalo era de igualdade.

Na segunda etapa a coisa continua truncada, até que o Real Madrid achou um pênalti, que foi sofrido e depois convertido pelo capitão Sergio Ramos, tão odiado pelos rivais catalães. A partir daí foi um Deus no acuda, mas que não acabou em gol do Barça, e sim do Real, para fechar a conta: Modric, aos 90’, teve toda a frieza para tirar do goleiro brasileiro Neto e de três zagueiros e matar a peleja.

O Real Madrid chega à vice-liderança com o resultado, atrás apenas da surpreendente Real Sociedad. Já o Barcelona estaciona na horrenda 12ª posição, abraçadinho com os gigantes feridos Sevilla e Valencia, afundado numa crise que parece não ter fim.

Premier League: caem os últimos invictos

Patrick Bamford se tornou o 5º jogador da história a fazer um hat-trick no Aston Villa no Villa Park – e ainda destruiu a invencibilidade e os 100% dos Villains

Foi bom enquanto durou, mas ambos Everton e Aston Villa, os azarões-queridinhos de todo mudo, perderam suas respectivas invencibilidades na rodada #6 da Premier League.

O Everton visitou o Southampton no sul da Inglaterra e não conseguiu fazer nada direito contra os Saints, sempre perigosos no seu estádio St. Mary’s, e que venceram por 2×0 com gols de Ward-Prowse e Che Adams – ambos com assistência da Danny Ings, que vive temporada mágica.

Já o Aston Villa caiu em casa, perante o Leeds United, não menos xodó de geral. O placar de 3×0 teve dono: Patrick Bamford, que fez simplesmente os três gols da partida. O atacante de 28 anos, aliás, entrou na seleta lista de jogadores que marcaram um hat-trick no Villa em casa – o Villa Park tem fama de fortaleza dos anfitriões em Birmingham.

Para dar noção, quem já havia feito isso antes foram Chris Sutton (1997-98), Robbie Fowler (1998-99), Gareth Bale (2012-13) e Sergio Agüero (2019-20). Tá bom ou quer mais?

Entre os gigantes, quem tem motivo para celebrar é o Liverpool, que se reencontrou com a vitória após bater o Sheffield United por 2×1 e ficar a um pontinho do rival Everton, ainda líder. Quem também tem motivos para sorrir é o Tottenham, que venceu um jogo azedo contra o Burnley fora de casa por 1×0, com gol de Son. Os Spurs assumem a 5ª posição, atrás do Leicester, que também se deu muito bem na rodada, vencendo o Arsenal em pleno Emirates por 1×0, com gol de – óbvio – Jamie Vardy, o carrasco dos Gunners.

Todos os outros times do Big Six deixaram a desejar. Manchester United e Chelsea fizeram um duelo sonolento no Old Trafford que não saiu do zero, enquanto que o Manchester City também ficou na igualdade, no caso, com o West Ham: 1×1 no Olímpico de Londres.

Mais bola rolando

Um dos jogos finais da rodada foi o espetáculo de bola proporcionado por Milan e Roma no San Siro: um 3×3 com emoção do primeiro ao último instante. Ibrahimović (sempre ele) abriu o placar com apenas 2 minutos de jogo e deu início a um jogaço que acabou em merecida igualdade. O próprio Ibra faria mais um para compor um placar que nunca esteve com mais de um gol de diferença e refletiu bem o jogo de tirar o fôlego.

Com mais um empate da Juventus, os Rossoneros seguem líderes, mas agora seguidos de perto pelo Napoli, que emendou a segunda vitória consecutiva.

Já que o papo é clássico, não dá para passar sem falar do que rolou na Bundesliga: o Derby do Vale do Ruhr, que viu o Borussia Dortmund mais uma vez confirmar a superioridade atual sobre seu arquirrival Schalke 04. A partida no Signal Iduna Park acabou num 3×0 tranquilo. O Borussia ainda é terceiro, atrás de RB Leipzig e Bayern de Munique, ambos vitoriosos em seus jogos da rodada.

Para terminar, o PSG segue empilhando vitórias e assumiu a liderança da Ligue 1. A vítima da vez foi o Dijon, que apanhou de 4×0 com dois gols de Moise Kean e dois de Mbappé. Neymar não marcou, mas deu duas assistências.

Comentários do Facebook