Com a final da Copa América logo ali, os ânimos dos torcedores brasileiros começam a se voltar também para o Brasileirão, que está parado desde o dia 13 de junho. Precisamente um mês depois, 13 de julho, os clubes brasileiros voltam à campo.
Claro que, até domingo, todas as atenções estarão na Seleção Brasileira, que faz a finalíssima da Copa América no Maracanã, contra o Peru, no jogo mais importante desde o fim da Copa do Mundo da Rússia. Enquanto esperamos pelo jogaço de domingo (7) e também pela final da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece no mesmo dia, que tal dar uma olhada no que os clubes andaram fazendo por aqui durante a folga?
Os gigantes paulistas
Palmeiras
O mês de folga do líder do Campeonato Brasileiro foi relativamente vagaroso, com os dirigentes mais preocupados nos jogadores cujo contrato chega ao fim agora em julho e podem assinar com outros times ou saírem de graça do que efetivamente com a bola rolando.
Ainda assim, o Palmeiras fez dois amistosos para não ficar fora de forma. O primeiro foi um jogo 100% alviverde contra o Guarani, em Campinas, duelo do qual o Verdão da capital saiu derrotado por 2×1.
Antes de voltar a jogar na temporada regular, o Palmeiras também fez um jogo-treino contra o Operário-PR, dentro do seu CT, e empatou por 2×2, usando times quase totalmente diferentes do primeiro para o segundo tempo. Agora é esperar o Internacional, adversário das quartas de final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (10), no Allianz Parque.
Falando em goleiro, os dois reservas palmeirenses se encaixam na categoria que citamos, de atletas cujos contratos estão chegando ao fim. Fernando Prass, com 40 anos, e Jaílson, com 38, embora em fim de carreira, parecem em forma para compor banco, além de serem queridinhos da torcida. É o mesmo caso de Edu Dracena que, também aos 38 anos, disse que gostaria de pendurar as chuteiras na Barra Funda mesmo se possível.
Santos
O “feriadão” do Santos foi dos mais parados. O time de Jorge Sampaoli esteve mais envolvido em especulações de renovação e contratação do que qualquer outra coisa, incluindo aí até mesmo boatos sobre o próprio técnico argentino do Peixe, mas não deixou de fazer seu joguinho-treino também – no caso, contra o São Bento, que acabou em vitória santista por 3×1.
Como já não está mais na Copa do Brasil, o Santos vai fazer mais um amistoso antes de retomar as atividades no Brasileirão. O adversário escolhido é a Ponte Preta, que faz uma bela campanha na Série B e pode ser um bom teste para os esquemas que Sampaoli gosta de treinar.
Falando no técnico, surgiram boatos de que a Seleção do Equador está interessada em contar com ele no comando técnico, mas a possibilidade parece pequena – a adaptação do argentino ao estilo de vida caiçara e ao clube em si, sem contar os R$10 milhões de multa rescisória, devem fazer as partes pensarem duas vezes antes de tomar qualquer atitude.
Há também papo de venda de atletas como Kayque, Lucas Veríssimo e nomes mais obscuros como Caju e Vecchio, mas por enquanto nada que deva dar dor de cabeça ao torcedor do Peixe.
São Paulo
As notícias de intervalo de temporada não foram exatamente as mais animadoras para o São Paulo. Jucilei, Nenê e Bruno Peres já praticamente disseram adeus ao time do Morumbi, que não parece exatamente interessado em substituir os atletas com novas contratações, mas sim subir jovens da base para tapar os buracos.
Falando em base, as coisas esquentaram nos ambientes internos do São Paulo nos últimos tempos, com membros da Torcida Independente fazendo um protesto significativo no Morumbi durante uma reunião do Conselho Deliberativo do clube, durante a qual foi votado um empréstimo milionário (R$37 milhões). O valor foi aprovado mesmo mediante as manifestações, que também pediam a saída de Raí e Leco da diretoria.
Para piorar, o Ministério Público de São Paulo proibiu que a torcidas organizada do time entrem no estádio – ou seja, os torcedores entram normalmente, mas não vão poder entrar com nenhum adereço, camisa, faixa ou o que quer que seja da Independente.
O jogo-treino do SPFC está marcado para logo mais, contra o Cuiabá-MT, dentro do CT são-paulino.
Corinthians
O Corinthians viu Fagner e Cássio se unindo à Seleção Brasileira para a Copa América, e lá ambos estão. Sem dois dos seus principais atletas, o Timão se concentrou nos amistosos e em trazer de volta um dos grandes zagueiros dos últimos tempos: Gil. A confirmação do retorno do atleta de 32 anos, que estava na China desde sua saída do clube alvinegro em 2016.
Além do reforço gigante que chega em ótima hora para uma zaga mediana, o Corinthians se focou em alguns amistosos sossegados. Primeiro foi até Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo-SP, duelo do qual saiu derrotado por 2×1 no Santa Cruz. Depois disso, o Timão foi até o Serra Dourada pegar o Vila Nova, e dessa vez ganhou por 2×1.
Antes de retomar o calendário normal do Brasileirão, o Corinthians ainda fará um último jogo-treino contra times da Série B – no caso, o Londrina, que faz belíssima campanha na segundona. Ah sim, e vale citar o luto no Timão, que perdeu a lendária ex-presidente Marlene Mateus essa semana que passou.
Rio de Janeiro
Flamengo
O período intertemporada do Flamengo se resumiu a um único jogo-treino dentro do Estádio da Gávea, contra o Madureira. A partida terminou em 3×1 para o Rubro-negro. Enquanto isso, o Mengão pensa mais nos jogadores cujos contratos chegam ao fim agora em julho, e não são poucos.
Pará está seriamente ameaçado pela chegada de Rafinha, mesmo tendo sido titular sob o comando de Abel Braga. Jorge Jesus pode ter outros planos para o veterano lateral, mas ele mesmo pode preferir outros rumos para a carreira agora que já tem 33 anos.
Quem também está pensando em mudar de ares é Rhodolfo, que perdeu a posição e já foi sondado pelo Athletico-PR. Outros atletas, como Trauco e Matheus Dantas, embora jovens, devem encontrar muita concorrência no clube carioca e podem procurar novas opções.
Botafogo
A grande preocupação do Botafogo, com ou sem bola rolando, é de ordem financeira. Os papos pro lado do Engenhão são de jogadores há dois meses sem receber salário.
A coisa está feia pra valer no CT do Fogão, que sequer tem previsão de voltar a pagar seus atletas, não consegue fechar patrocínio máster de jeito nenhum e enfrenta protestos de parte dos próprios jogadores.
Não bastasse os problemas de pagamento, o Botafogo também vê muitos desses atletas podendo sair de graça em poucos dias graças ao fim do contrato, incluindo aí nomes como Allan Santos, Cicero, Diego Cavalieri, Gilson e Rodrigo Pimpão.
Vasco
O professor Luxemburgo ainda está tentando por ordem na casa, mas as coisas no Vasco hoje são bem melhores do que quando a temporada começou. Os jogadores que correm risco de ir embora grátis têm sido pouco aproveitados, casos de Raul Cáceres, Jairinho e Vinicius Araújo, o que não preocupa. Quem fica sem contrato mas pode ser renovado é Oswaldo Henrique, que está sendo bem elogiado pelo Profexô.
Em campo, o Vasco da Gama enfrentou e venceu o Rio Branco-AC (2×0) e o Atlético-GO (1×0), e ainda pega Foz do Iguaçu-PR logo mais.
Fluminense
Entre os times que podem perder jogadores de graça, poucos superam o Fluminense em números. O Tricolor das Laranjeiras não fez nenhuma partida de pré-temporada (até porque a Seleção do Peru está usando seu CT para treinar na Copa América).
Yony González, Pablo Dyego, Kelvin, Danielzinho, Bruno Silva, Airton e Agenor podem todos deixar o time carioca para trás nos próximos dias. Isso deve aliviar a folha salarial do time. Foi só recentemente, aliás, que o Flu conseguiu pagar os salários dos atletas. Sinal amarelo aceso.
Gaúchos e Mineiros
Internacional
As coisas andam bem vagarosas no Beira-Rio – que, aliás, está aberto para moradores de rua se abrigarem do frio, numa atitude louvável do clube. Fora esse gesto nobre, não há muito o que falar sobre o Internacional, que se prepara para o grande jogo de quartas de final da Copa do Brasil contra o Palmeiras na próxima quarta-feira (10).
Os jogos-treinos do Inter tem sido do time principal contra o sub-23. Os jogadores que ficam sem contrato são Rafael Sóbis, Bruno e D’Alessandro, e nenhum parece nem perto de querer ir embora de Porto Alegre.
Grêmio
Assim como seu co-irmão, o Grêmio fez pouco agora no meio do ano, tendo apenas perdido Walter Montoya e reposto com David Braz. O único amistoso do Imortal acontece hoje mesmo, quando faz um clássico da região sul contra o Criciúma. Os jogadores que ficam sem contrato são Marcelo Oliveira, Henrique Almeida e a lenda viva Léo Moura, de 41 anos, cuja permanência parece quase impossível.
Atlético-MG
O mês foi bem vagaroso para o Atlético-MG, que faz seu único jogo-treino hoje mesmo, contra o rival local América-MG, no Centro de Treinamento do Galo. A cabeça dos mineiros já está nas quartas de final da Copa do Brasil, na qual o time pega simplesmente o atual campeão e rival mortal Cruzeiro.
A lista de jogadores que podem sair é pequena, mas relativamente preocupante. Nomes do porte de Elias, Geuvânio e Leonardo Silva podem todos ir embora de graça, mas todos parecem perto de renovar o contrato para ficar no Galo.
Cruzeiro
Assim como o rival, o Cruzeiro está acima de tudo preocupado com a Copa do Brasil, competição na qual é o atual defensor do título e pretende continuar assim. O único amistoso do clube azul foi também contra o América-MG, que visitou a Toca da Raposa e venceu os anfitriões por 2×1.
A preocupação de elenco de Mano Menezes é apenas Robinho, cujo vínculo de empréstimo chega ao fim e o jogador do Palmeiras fica livre para negociar com qualquer um. A tendência natural, porém, é que o meia de 31 anos fique com a Raposa em Belo Horizonte mesmo.