Os jogos decisivos da rodada do Brasileirão

40

Este final de semana traz a penúltima rodada do brasileirão, o que significa que muito do que ainda está em jogo pode ser decidido de uma vez. A briga pelo título ainda está viva, mesmo com a vantagem do Palmeiras, e disputas pela Libertadores e para fugir da degola movimentam a série A. Na série B, as duas últimas vagas de acesso ainda estão em aberto. Vamos dar uma olhada nos melhores jogos do final de semana!

Vasco X Palmeiras

O torcedor do verdão já consegue sentir o gostinho do título, mas ainda não chegou lá. O Palmeiras precisa de apenas dois pontos em dois jogos para conseguir a taça, e com o desempenho recente não é difícil imaginar o alviverde levantando o caneco em São Januário neste domingo.

O Vasco da Gama, por sua vez, ainda não espantou de vez o famoso fantasma da B. Embora os 42 pontos conquistados, o clube carioca ainda está a apenas 4 pontos da zona de rebaixamento. Uma simples vitória livra os cruz-maltinos da degola, o que é mais do que motivo para esperar um grande jogo no Rio de Janeiro.

O ataque palmeirense é fulminante, o melhor do campeonato com seus 60 gols. A defesa do Vasco, por sua vez, sofreu 47 gols e é a quinta pior de todas. Dá pra esperar um placar largo, seja qual for, vide os 4 x 0 do Palmeiras sobre o América-MG da última rodada. As odds em Betfair são de 17 para 1 caso o Palmeiras vença por 3 x 0, por exemplo.

Cruzeiro X Flamengo

O Flamengo é o único time do campeonato que ainda tem chance matemática de alcançar o Palmeiras, mas a missão é difícil. Para chegar lá, o Rubro Negro precisa vencer o Cruzeiro fora de casa e torcer por uma derrota ou, no máximo, um empate dos paulistas. Segundo colocado também em gols feitos, o ataque do Flamengo vai ter que trabalhar para que o time tenha alguma chance.

O Cruzeiro está na posição de franco-atirador, com a vaga garantida na Libertadores graças ao título da Copa do Brasil e sem correr riscos. A expectativa é de um jogo truncado, no qual o Flamengo tem que tomar toda a iniciativa dentro do Mineirão. Em Betfair, as odds são igualmente de 2,7 para 1 em vitória de qualquer um e 3 para 1 em caso de empate.

O Palmeiras só precisa de dois empates ou uma vitória para se sagrar campeão do Brasileirão 2018

Brigas contra o rebaixamento

O Paraná já está na Segundona de 2019, mas as outras três indesejadas vagas ainda estão abertas. Penúltimo colocado, o Vitória recebe o Grêmio no Barradão no domingo e precisa vencer a todo custo para ter chance de escapar. Um empate praticamente rebaixa o time baiano, já que o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, a Chapecoense, teria três pontos a mais (mesmo se perder para o Corinthians no mesmo dia) e 9 gols de vantagens no saldo.

Chape e Corinthians, aliás, estão mais sossegados, mas ainda não 100% livres, especialmente o clube catarinense. Uma vitória contra o Timão em Itaquera é importante para a Chapecoense continuar dependendo apenas de si mesma para escapar da degola, enquanto que os alvinegros só precisam de um empate.

Ainda atordoado da goleada sofrida perante o líder Palmeiras, o América-MG é o antepenúltimo e está numa situação delicada. Os mineiros jogam em casa contra o Bahia, que chega ao fim do campeonato com uma campanha excelente e está quase garantido na próxima Copa Sul-Americana. O América precisa de uma vitória neste final de semana, outra na última rodada e ainda depende de resultados de outros times para escapar da série B no ano que vem.

Primeiro time na zona de rebaixamento, o Sport pega o São Paulo no Morumbi. Embora garantido na Libertadores, o tricolor paulista ainda tem esperança de chegar à fase de grupos diretamente, de modo que os pernambucanos não vão ter vida fácil. O Sport já não depende só de si mesmo e precisa, além de vencer nesta rodada e na próxima, torcer por tropeços da Chapecoense.

A briga na série B para subir

Fortaleza e Goiás estarão na série A do Brasileirão em 2019, mas as outras duas vagas continuam em aberto. Avaí e Ponte Preta se enfrentam em Florianópolis, e quem ganhar garante o acesso. Em caso de empate combinado com uma derrota do CSA, que enfrenta o já rebaixado à série C Juventude, ambos sobem. O CSA, por sua vez, só precisa de uma vitória para obter o acesso direto. Atlético-GO corre por fora, mas ainda tem chance.

Comentários do Facebook