A partir desta terça-feira (23), os 16 melhores times sul-americanos da temporada começam a se digladiar no mata-mata da Copa Libertadores da América.
Quem abre os trabalhos é o Cruzeiro, que fez uma excelente campanha na fase de grupos, mas vai ter que enfrentar o atual campeão, River Plate-ARG. Também na terça, o Palmeiras encara o Gody Cruz-ARG fora de casa. A seguir vamos falar com calma sobre os dois jogos envolvendo os brasileiros, comentar o momento de cada um e ver as odds para os jogos!
O caminho palmeirense para sair da fila
Desde que se sagrou campeão pela primeira e única vez até hoje, em 1999, o Palmeiras tenta repetir o feito. 20 anos depois, essa parece ser uma realidade perfeitamente alcançável. Depois de bater na trave em 2018, quando caiu nas semifinais eliminado pelo Boca Juniors, o Palmeiras volta com tudo em 2019, na posição de atual campeão e melhor time brasileiro do momento, para tentar o título da competição continental mais importante das Américas.
O primeiro adversário de mata-mata do Verdão é o Godoy Cruz, antigo time argentino de Mendoza, mas sem muito sucesso – nunca foi campeão nacional e está apenas na sua terceira Libertadores (a primeira foi em 2011).
A campanha do time da Argentina foi de segundo lugar na fase de grupos, mas empatado em pontos com o líder. O ataque é xoxo, tendo feito só cinco gols em seis jogos, mas sua defesa é do tipo ferrolho – terminou a fase de grupos levando apenas três gols, e nenhum em casa.
Como o primeiro jogo é justamente em Mendoza, o Palmeiras precisa pressionar para conseguir a preciosa vantagem do gol fora, mas o Verdão tem a seu favor o fato de ser o melhor ataque da competição, com 13 gols nos seis jogos da fase de grupos, uma média excelente.
Vale lembrar que o time da Barra Funda vem de sua primeira derrota no Brasileirão (a primeira em 33 jogos, somando o final da temporada passada), então o momento é mais delicado do que o torcedor poderia esperar. O 2×0 para o Ceará custou a invencibilidade e a liderança isolada (já que o Santos venceu e empatou em número de pontos). Ainda assim, construir um bom resultado na Argentina é essencial para decidir com tranquilidade no Allianz Parque, na semana que vem.
As odds para o jogo são favoráveis ao Palmeiras, mesmo jogando fora de casa. Vitória alviverde em Mendoza paga 1,95 para 1, enquanto que triunfo dos donos da casa paga 4 para 1. Qualquer empate paga 3,25 para 1 em Betfair.
Cruzeiro aposta tudo nas competições de mata-mata
Todo mundo sabe que o Brasileirão do Cruzeiro está bem aquém das expectativas, com o time empacado numa incômoda 16ª posição e sem vencer um jogo desde a terceira rodada, no dia 9 de maio. Na Copa do Brasil e na Libertadores, que é o que interessa agora, porém, a Raposa vem firme e forte.
Enquanto que o time mineiro já está garantido nas semifinais da Copa do Brasil, agora é hora de se preocupar com a Libertadores, cujas oitavas de final reservam uma briga de cachorro grande contra o atual campeão, o River Plate.
A verdade é que a sorte não foi muito amiga da Raposa, já que a campanha na competição foi quase impecável, e o River Plate passou apenas em segundo no grupo do Internacional. Ainda assim, o Cruzeiro sabe que não vai ter vida fácil, ainda mais jogando o primeiro jogo no Monumental de Núñez lotado até a tampa.
A melhor campanha (empatada com a do Palmeiras) na fase de grupos e um dos melhores ataques jogam a favor do Cruzeiro, que voltaria feliz da vida para Belo Horizonte se fizesse pelo menos um gol no River. As odds em Betfair estão em 5 para 1 se der Raposa e 1,8 para 1 se der River. Empate paga 3,25 para 1.