Times do Brasileirão em categorias: Os 5 atrás da vaga na Libertadores

igor gomes são paulo
Igor Gomes é uma lufada de ar para o deprimido torcedor são-paulino

Depois do meu colega Gabriel ter escolhido seus cinco favoritos ao título – eu teria colocado Corinthians no lugar do Inter, mas tudo bem – chegou a hora de falar do segundo pelotão, dos times que pensam em vaga na Libertadores 2020.

Isso quer dizer que eles não chegarão nem perto do caneco? Claro que não, o Brasileirão permite que times arranquem e até vençam o torneio. E todos os clubes aqui destacados têm a possibilidade de fazer isso. Só que isso é mais difícil que ter a combinação de elenco, continuidade e jogadores que desequilibram que os cinco favoritos têm.

Dito isso, vamos às equipes.

São Paulo

Sim, 100% paulista até agora. O São Paulo teve um ano de retomada em 2018, sendo líder do Campeonato Brasileiro e jogando muito bem até cair que nem um saco de batatas. O começo de 2019 foi horroroso, mas agora as coisas estabilizaram.

Cuca foi contratado e sabe tirar resultados no Brasileiro, jogando um futebol pouco inspirado, mas que traz resultados. Jovens talentos foram encontrados e usados no fim do Paulista, como Antony e Igor Gomes, com Liziero ganhando mais espaço depois de um 2018 que tinha sido promissor.

Além de Hernanes voltando a ter ritmo, ainda há a volta de Pablo, a chegada de Alexandre Pato (quem sai para ele entrar) e ainda reforços interessantes como Tchê Tchê e Vitor Bueno (instável, vamos ver se ele melhora). É um time com talento e opções. Pode beliscar a vaga sim.

Corinthians

corinthians comemora
O Corinthians é um time encardido. E sempre se alimenta da desconfiança

O futebol do Timão está longe de ser grande nesse 2019. Mas o Corinthians nunca foi o time do futebol arte, até quando foi campeão do mundo. É incrível a capacidade do alvinegro de ser eficiente, sólido e muitas vezes tedioso. E isso em um campeonato de pontos corridos é perfeito.

A equipe sempre jogará com estádio cheio nos jogos em casa. E ela aproveita como ninguém erros do adversário, vide a semifinal e final do Paulista. Fora de casa, jogando pela famosa uma bola e com uma defesa sólida (menos pelo alto) e o melhor goleiro do Brasil, Cássio, todo ponto é lucro.

Campeão em 2015 e 2017, com certeza em 2019 o time não repetirá a pífia campanha do ano passado. Fabio Carille voltou e o time tem qualidade em todas as posições. As peças de reposição no meio ainda são uma dúvida. Caso Jadson se recupere de sua má fase e Pedrinho mostre a que veio de forma consistente, o Corinthians pode perfeitamente frequentar o G4.

A Betfair não confia tanto, colocando o Timão como o décimo na lista de campeões, pagando 26 para 1. Já vi esse cenário.

Santos

santos
O Santos é um time difícil de prever. Mas sempre será legal de ver, porque joga e deixa jogar

O clube praiano pode terminar o campeonato como campeão ou 12º. Pode ganhar do Corinthians em Itaquera e levar 5 de um time qualquer. Essa é a vida de quem escolhe ser agressivo e não fazer concessões.

Nesses primeiros quatro meses com Jorge Sampaoli, o torcedor santista viu ótimas partidas contra times grandes, como o 2 a 0 contra o Vasco, 1 a 0 contra o Corinthians e 2 a 0 contra o São Paulo. Mas as goleadas sofridas para Ituano e Botafogo e jogos realmente ruins contra o Corinthians em Itaquera e o Vasco na volta do Brasil são um balde de água fria.

Falta um centroavante. O peruano Cueva foi uma péssima contratação até o momento. Rodrygo irá embora. Mas Pituca, Sanchez e Jean Mota formam um bom meio campo, o venezuelano Soteldo é liso, Jorge é um bom lateral esquerdo e o time joga bonito, mesmo quando não tem um gramado bom ou não está em bom dia. O Santos vai ser um time legal de se ver jogar e pode sim sonhar com vaga na Libertadores. A falta de elenco não me deixa colocar o time entre os favoritos ao título.

Athlético-PR

athletico paranaense comemora
O Athlético cavou seu lugar entre os grandes. E tem a chance de mostrar isso no Brasileirão

A ascensão do Athlético-PR foi clara, não só com o título da Copa do Brasil, mas com as campanhas no Brasileiro e a força da Arena da Baixada desde a Copa do Mundo e a mudança para gramado sintético.

O Athlético que joga a Libertadores precisa ser considerado no Brasileiro, ainda mais depois da imponente vitória contra o Boca Juniors. O elenco não tão profundo pode pegar, mas em ano que três times cariocas não ameaçam tanto e o Galo está péssimo, o Furacão pode sim brigar pela Libertadores.

A Betfair confia no Athlético com uma cotação 13 para 1, muito melhor que Santos e São Paulo com 21 para 1. Isso é exagerado, mas dá sinal que algo tem.

Atlético-MG

atlético mineiro comemora
O Atlético Mineiro teve um 2019 péssimo até o momento. Só há para onde crescer

Tenho sérios problemas com colocar o Galo aqui. Mas não confio o suficiente no time do Fluminense, apesar de gostar muito de Fernando Diniz, não acho que o Fortaleza tem poder de fogo para chegar aqui e o Bahia também tenho minhas dúvidas.

O Atlético-MG ainda tem qualidade individual, mas o péssimo trabalho de Levir Culpi escondeu isso. É vital reforçar o elenco e começar a transição para jogadores mais jovens. Guga já é o titular na direita. Alerrandro pode ter mais minutos, mesmo se Ricardo Oliveira continuar produzindo.

Comentários do Facebook