Times do Brasileirão em categorias: Os 5 candidatos ao título

O Campeonato Brasileiro de 2019 começa no próximo sábado (27), e por isso resolvemos fazer alguns posts especiais de preparação para a competição. Vamos dividir os 20 clubes em categorias distintas e analisar com calma as ambições que cada um deve ter na Série A deste ano – começando pelos prováveis cinco candidatos ao título!

Palmeiras

dudu palmeiras comemora
O capitão Dudu levantou mais um troféu brasileiro para o Palmeiras em 2018, e não seria nenhuma surpresa ver a ena se repetindo este ano

Não existe outra categoria onde possamos encaixar o Palmeiras, atual campeão, a não ser na de candidato ao bicampeonato. A campanha de 2018 foi exemplar, a espinha dorsal do elenco é a mesma, o técnico Felipão segue firme e o time foi inclusive reforçado por bons nomes como Ricardo Goulart, Zé Rafael, Mayke e outros.

Levando em conta o poderio financeiro, a mais do que comprovada qualidade do elenco e o já conhecido sangue nos olhos para papar títulos, o Palmeiras sem sombra de dúvidas vai brigar lá em cima. O Paulista não deu para o Verdão, é verdade, mas a excelente campanha na Libertadores até agora já é um bom indicativo de que o Palmeiras vem com força.

Flamengo

diego gabriel bruno henrique flamengo
Bruno Henrique e Gabigol vêm se juntar a Diego e mais meia constelação de grandes jogadores para, quem sabe, quebrar o jejum de uma década no Flamengo

Depois de um terceiro lugar em 2016 e o vice-campeonato em 2018, o Flamengo chega plenamente confiante na luta pelo seu sexto título brasileiro, troféu que o clube da Gávea não conquista há 10 anos.

Talvez acima do próprio Palmeiras nesse quesito, investimento é palavra-chave no Rubro-negro. Depois de contratar gente de peso já no ano passado, quando amargou o segundo lugar com uma margem final de oito pontos para o Alviverde, o Flamengo foi às compras sem medo de ser feliz. Gabigol, Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Arrascaeta são apenas alguns dos reforços com nome grande que chegaram ao time para a temporada atual.

Para 2019, além de já ter se sagrado campeão carioca e quem sabe ir longe na Libertadores (mas está difícil), o Flamengo adoraria sair da fila de uma década no Brasileirão, e finalmente tem tudo para conseguir.

Grêmio

gremio comemora
O Grêmio não conseguiu conciliar bem sua campanha no Brasileirão 2018 com as tentativas de ser bi da Libertadores. É provável que isso mude em 2019

Campeão da Libertadores em 2017, eliminado da mesma competição por puro azar em 2018 e treinado provavelmente pelo técnico com as ideias mais interessantes do país no momento, o Grêmio talvez não tenha impressionado no Brasileirão de 2018 justamente por estar buscando o bicampeonato da competição continental. Para 2019, a coisa tende a ser diferente.

Neste ano o Tricolor já faturou o Gauchão e ainda está tentando se firmar na Liberta, mas não pode ser subestimado no nacional. Quarto colocado no ano passado e dono da segunda melhor defesa, o Imortal deu trabalho, mas não ameaçou Flamengo e Palmeiras como poderia. O cenário deve ser outro em 2019, com Renato Gaúcho e companhia loucos para tirarem o Grêmio da incômoda fila que já dura 23 anos – a maior entre os cinco times aqui descritos. Qualidade no elenco não falta, resta ver se o clube vai conseguir lutar em dois “fronts” melhor que em 2018.

Internacional

O filho pródigo Rafael Sóbis é um dos muitos medalhões que vai jogar o Brasileirão com as cores coloradas em 2019

Talvez entre os cinco que colocamos na nossa lista, o Internacional seja o que chegaria mais perto de ser classificado como “azarão” – mas haja aspas pra colocar aí. Terceiro colocado em 2018 depois de vir direto da Série B em 2017, o Colorado não começou 2019 como gostaria depois do senão que foi a final do Gaúcho contra o Grêmio. Ainda assim, o desempenho no seu grupo da Libertadores é exemplar (ainda mais lembrando que é o grupo do atual campeão River Plate) e o time merece ser respeitado e até temido.

Se o Inter vai fazer bonito no Brasileirão são outros quinhentos. Com um elenco bastante bom, mas consideravelmente envelhecido (Guerrero, Rafael Sóbis, Marcelo Lomba, entre outros, são veteranos acima dos 33 anos), o time pode tanto provar seu valor através da experiência quanto mostrar que não tem fôlego para uma temporada inteira em alto nível. A se ver.

Cruzeiro

cruzeiro celebra título
O bicampeonato da Copa do Brasil do Cruzeiro não veio por acaso. O time é entrosado, cheio de qualidade e comandado por um treinador competente e competitivo

Nossa última escolha de Top 5 candidatos ao título é o Cruzeiro de Mano Menezes, atual campeão da Copa do Brasil, dono da melhor campanha da Libertadores 2019 até agora (100% de aproveitamento, cinco vitórias em cinco jogos, 10 gols feitos e nenhum sofrido). Assim como Palmeiras e Fluminense, a Raposa tem dois títulos de Brasileirão nesta década, atrás apenas do Corinthians, e nunca deve ser subestimada.

Desde que foi campeão pela última vez, em 2014, as campanhas do time mineiro caíram vertiginosamente, mas o clube levou pra casa duas Copas do Brasil consecutivas nesse meio tempo. O elenco foi um pouco desmanchado em relação ao ano passado, mas o que o time fez até agora na Libertadores e no Mineiro provam que a Raposa é, sim, candidata a tudo o que disputar – Brasileirão incluso.

Comentários do Facebook