Brasil x Argentina? O que pode rolar na Copa América e na Copa do Mundo de Futebol Feminino

Entre sexta (21) e segunda-feira (23) a Copa América vai receber os últimos jogos da sua fase de grupos. Os duelos são válidos pela última rodada (exceto por um) e vão definir todos os confrontos da fase quartas de final, programada para começar na próxima quinta-feira (27).

Praticamente tudo ainda está em aberto na competição, e por conta disso um duelo de gigantes logo nas quartas de final se tornou possível em mais de um caminho: Brasil x Argentina, que se enfrentariam em pleno Maracanã. Por conta de dois resultados péssimos, aliás, é até provável que a Argentina fique de fora da fase mata-mata – um vexame histórico para Messi e cia.

Vamos falar também sobre o futebol feminino, cuja Copa do Mundo chegou às oitavas de final, que começam neste sábado (22) e prometem duelos de tirar o fôlego. Confira conosco as análises, odds e mais!

O que pode aguardar o Brasil na Copa América

Mesmo com três gols anulados por VAR (sendo pelo menos dois discutíveis), o Brasil saiu de campo na Fonte Nova sob merecidas vaias da torcida, que esperava muito mais do que um 0x0 com um time do nível da Venezuela – com todo respeito aos nossos vizinhos do Norte. Simplesmente não dá para aceitar que a Seleção Brasileira não consiga fazer um, dois, três e quantos gols mais forem precisos num time de nível tão claramente mais baixo para sair com a vitória.

Por conta do dito empate, a Seleção foi a 4 pontos em dois jogos e está empatada com o Peru na liderança do grupo, sendo que o duelo da última rodada colocará justamente brasileiros e peruanos frente a frente. É aqui que temos que começar a fazer continha para entender o que pode acontecer com a Seleção.

Se vencer o Peru, o Brasil se classifica em primeiro e fim de papo. Em caso de empate, seria preciso que a Venezuela vencesse a Bolívia no outro jogo por pelo menos quatro gols de diferença para que o time brasileiro perca a liderança. Em resumo, é improvável.

Se ficar em segundo no grupo, o que acontece caso o Brasil perca para o Peru ou empate e o outro jogo (Venezuela x Bolívia) termine em vitória venezuelana por mais de quatro gols de diferença, a Seleção pega o segundo colocado do grupo B. Pode ser a Argentina, caso nossos hermanos vençam o Paraguai e, no outro jogo do grupo deles, o Paraguai não vença a Colômbia.

Se o Brasil ficar em primeiro do seu grupo, caso mais fácil, nós pegamos o terceiro colocado do grupo B ou C (depende de quem passar, segundo a regra da competição). Se a Argentina ficar em terceiro do seu grupo (B) e tiver campanha melhor que o terceiro colocado do grupo C, também é clássico Brasil x Argentina garantido.

As odds para o Brasil passar em primeiro no Grupo A estão em 1,07 para 1 em Betfair. Se o Peru ficar em primeiro, odds a 9,5 para 1. Se por um milagre a Venezuela passar em primeiro, obscenos 76 para 1.

Brasil x Peru em Itaquera

casemiro brasil venezuela
O empate com a Venezuela deixou muito a desejar, mas o Brasil só precisa de uma vitória simples contra o Peru para ser líder isolado

Com o Brasil, como já dissemos, é bem difícil ver uma eliminação – somente numa combinação extremamente bizarra e improvável de resultados nos outros grupos – mas o foco da Seleção continua sendo vencer e garantir um adversário mais fácil (em teoria) nas quartas.

As lesões voltaram a assombrar o CT do Brasil, com Arthur e Fernandinho sentindo lesões, mas não é impossível ver ambos atuando contra a seleção peruana. O esquema de jogo de Tite não tem funcionado bem, o time não está jogando nem perto do que poderia e até o público sente isso, por isso vaias se tornaram comuns, algo quase irreal para quem via o Brasil de 10 ou 15 anos atrás.

Independentemente de qualquer coisa, o Peru é o time mais forte do grupo fora o próprio Brasil, e se o time brasileiro jogar só para o gasto como fez nos outros dois duelos, não é improvável que saia de campo om um empate ou pior. De qualquer modo, as odds em Betfair apontam o Brasil como favoritíssimo, pagando 1,3 para 1 se vencer (e ótimos 10 para 1 se der Peru).

Como manda a tradição, os jogos finais serão simultâneos em cada grupo. Pelo Grupo A, Bolívia x Venezuela acontece na mesma hora que Peru x Brasil (sábado, 16h). A Venezuela tem um belo favoritismo, principalmente depois de segurar o Brasil no zero na última rodada. Odds a 1,5 para 1 se os venezuelanos ganharem e ótimos 7 para 1 se os bolivianos saírem vitoriosos.

Os jogos decisivos da última rodada: Grupo B

messi colômbia argentina
A Argentina amargou uma derrota por 2×0 perante a Colômbia e, depois de só empatar com o Paraguai, está em situação bem delicada

No Grupo B a coisa tende a ser mais emocionante. A Colômbia já garantiu o primeiro lugar, mas todo o resto está indefinido – para horror da Argentina, atual lanterninha. Os argentinos pegam o fraco Qatar no domingo precisando vencer a qualquer custo.

Se se sair vitoriosa (odds em Betfair a 1,22 para 1 em relação a isso), a Seleção Argentina só precisa que o Paraguai não vença para passar em segundo. Se o Paraguai ganhar da Colômbia (nada improvável, com odds a 2,7 para 1 em caso de vitória e 2,6 para 1 em caso de derrota), o time de Messi precisa ganhar para passar em terceiro.

Caso empate com o Qatar, a Argentina deixa de depender de si mesma para se classificar e passa a observar tanto o resultado do outro jogo quanto os do Grupo C, já que corre sério risco de ser o pior terceiro colocado e ficar de fora. Derrota para o Qatar é eliminação na hora.

Os jogos decisivos da última rodada: Grupo C

Uruguai 2×2 Japão, um jogaço inesperadamente equilibrado e emocionante, abriu a segunda rodada do grupo C na última quinta (20). Equador x Chile fazem a outra partida, a última válida pela rodada 2 da Copa América, ainda hoje (21).

O Equador tomou uma surra de 4×0 do Uruguai na abertura, mesmo placar aplicado pelo Chile no Japão, então todo o favoritismo é dos chilenos, que devem ir com sangue nos olhos comandados por Alexis Sánchez e Arturo Vidal. Vitória do Chile está pagando 1,84 para 1 em Betfair, enquanto que triunfo dos equatorianos paga 4,4 para 1.

É um pouco mais difícil calcular o que pode rolar nesse grupo, que ainda tem jogo para acontecer enquanto esse texto é escrito, mas parece improvável que Uruguai e Chile fiquem de fora das quartas. O Japão corre por fora, enquanto que o Equador precisa suar a camisa hoje e na próxima segunda-feira (24) se quiser beliscar um terceiro lugar digno de classificação.

As mulheres em campo na França: mata-mata da Copa do Mundo

Por ter terminado em terceiro, o Brasil pega a pedreira sem tamanho que é a Seleção da França, donas da casa

Com a fase de grupos da Copa do Mundo de Futebol Feminino encerrada, já sabemos todos os duelos das oitavas de final.

Começando com a nossa Seleção Brasileira, ninguém ficou animado ao saber que, por ter ficado em terceiro, iríamos jogar contra as donas da casa, a França, um timaço competente e candidato ao título. Com Marta jogando no sacrifício e os problemas que ficaram claros no time de Vadão, só os mais otimistas acreditam em classificação brasileira, infelizmente. As odds estão em 7,5 para 1 se o Brasil vencer e 1,44 para 1 se a França vencer.

Quem estreia a fase de mata-mata é uma das favoritas ao título, a Alemanha, que joga contra a Nigéria em Grenoble. Uma das piores terceiras colocadas a se classificar (ao lado de Camarões), a Nigéria é absolutamente zebra no duelo, levando em conta que as alemãs ganharam todos os seus jogos e não tomaram um golzinho sequer. Odds a absurdos 17 para 1 se a Nigéria passar e 1,16 para 1 se der Alemanha.

No mesmo dia também acontece o jogo Noruega x Austrália, que promete bem mais equilíbrio. Ambas foram segundas colocadas de seus grupos e têm campanhas similares, então dá para esperar um jogo aberto e franco, com chances para ambos os lados. Betfair paga 3,1 para 1 se der Noruega e 2,25 para 1 se der Austrália.

Inglaterra x Camarões rola no domingo (23), com as inglesas favoritíssimas pegando o outro dos piores terceiros colocados dos grupos. Camarões é o time que mais vezes foi vazado entre os classificados às oitavas, e por isso as odds são violentamente favoráveis às inglesas – 1,12 para 1 contra inacreditáveis 23 para 1 a favor das africanas.

O melhor time da competição (e do mundo provavelmente), os EUA jogam contra a Espanha, segundo lugar no grupo B (da Alemanha). Com 18 gols feitos e nenhum sofrido, as americanas atropelam sem piedade e não devem tomar conhecimento da seleção espanhola. Odds em Betfair a 1,36 em caso de vitória estadunidense e 8,5 para a favor da seleção europeia. O duelo mais equilibrado de todos promete ser Suécia x Canadá, que acontece no mesmo horário e cujas odds estão a 3,7 para 1 a favor das escandinavas e 2,2 para 1 a favor das canadenses.

No último dia de confrontos de oitavas (terça, 25), a Itália pega a China com odds bem favoráveis: 1,72 para 1 se ganhar contra 6 para 1 se perder. Logo depois é a vez de Holanda x Japão fechar os trabalhos, com leve favoritismo holandês em Betfair. Se o time europeu sair vitorioso, odds a 1,75 para 1. Se as nipônicas ganharem e passarem, 4,6 para 1.

Comentários do Facebook