Eliminatórias para a Eurocopa 2020: o que está rolando no Velho Continente

Belgica comemora

Os jogos de qualificação para a Copa do Mundo não demoram a começar aqui na América do Sul, mas antes disso as seleções da Europa continuam a todo vapor jogando as eliminatórias para a Eurocopa de 2020.

As rodadas #7 e #8 acontecem na atual data FIFA, e a seguir vamos dar uma olhada na situação geral dos grupos, das grandes seleções e em que pé andam as coisas para os favoritos e eventuais azarões, além, é claro, de ver as odds em Betfair para os jogos.

Quem está rindo à toa

Entre as grandes nações do futebol europeu, ninguém está mais sossegado do que a Bélgica. A Seleção Belga, que eliminou o Brasil nas quartas de final da última Copa do Mundo, é uma verdadeira máquina de vencer no grupo I. Foram sete vitórias em sete jogos, fazendo 28 gols e sofrendo apenas um.

No mesmo grupo, a Rússia vem em segundo e parece muito improvável que perca sua vaga (as duas melhores Seleções de cada grupo se classificam) – os russos teriam que perder seus três jogos restantes e a Seleção de Chipre, terceira colocada, ganhar todos, incluindo o próximo jogo, que é justamente contra os russos. As odds são de 6,5 para 1 a favor de Chipre e 1,53 para 1 a favor da Rússia.

Outro país que vai muito bem, obrigado, é a Itália. Os italianos estão jogando neste momento contra a já eliminada Grécia, e já estão garantidos, mesmo que em segundo, por conta da derrota da Finlândia mais cedo. A segunda vaga do grupo I, aliás, deve ficar com finlandeses ou armênios, que jogam um contra o outro na quinta-feira (15). As odds são de 1,57 a favor da Finlândia e 5,5 a favor da Armênia.

Pelo grupo H, dois países estão mais do que tranquilos. França e Turquia dividem a primeira posição, com 18 pontos cada, e duelam pela primeira vaga garantida na próxima segunda (14). As odds para o confronto são de 1,25 em caso de vitória francesa e 11 para 1 se os turcos ganharem.

Por fim, mais dois times podem se considerar tranquilos em seus respectivos grupos. No grupo B, a surpreendente Ucrânia acumulou cinco vitórias e um empate em sete jogos, e terá seu grande desafio também na segunda-feira, contra o vice-líder Portugal de Cristiano Ronaldo. As odds são de 3,8 para 1 a favor da Ucrânia e 2,05 para 1 a favor de Portugal. O outro time tranquilo é da Espanha, que só precisa de mais uma vitória para se garantir na Eurocopa.

Sinal amarelo aceso

Harry Kane Inglaterra
Harry Kane até abriu o placar, mas a Inglaterra tomou a virada da República Tcheca e vê sua vaga direta na Euro 2020 ameaçada

Alguns grupos têm situação bem delicada. O primeiro deles, grupo A, com Inglaterra e República Tcheca disputando a liderança, ficou ainda mais bagunçado justamente pelos tchecos terem derrotados os ingleses ontem, por 2×1. Parece improvável que a vaga fique com qualquer outro país que não esses dois, mas o Kosovo pode tentar roubar um lugar, tendo 8 pontos, quatro a menos que os líderes.

No grupo C, por sua vez, a situação é ainda mais complicada, já que o empate de 12 pontos é triplo. As seleções de Holanda, Alemanha e a surpreendente Irlanda do Norte dividem a primeira posição. O problema para os norte-irlandeses, porém, é que ainda vão jogar contra os dois países, sendo o primeiro jogo contra a Holanda, na quarta-feira (16). Já no grupo D, Irlanda e Dinamarca dividem a primeira posição e parecem fora do alcance do resto, mas cautela nunca é demais – a Suíça, terceira colocada, aparece quatro pontos atrás de ambos.

Surpresas e decepções

Croacia Modric
O até pouco tempo atrás melhor do mundo Modric está tentando levar seu país à Eurocopa, mas ainda não etá garantido

Como já falamos, a seleção mais surpreendente do momento é a Ucrânia, virtualmente garantida na Euro. Por conta disso, surpreende o desempenho negativo de Portugal e Sérvia, do mesmo grupo. Os portugueses devem ficar com a segunda vaga, pelo menos, mas isso pode mudar.

Outro time que já citamos e que também decepcionou demais até o momento é a Suíça, país tradicional e figura carimbada em Copas do Mundo, e que no momento está quase ficando de fora da Euro 2020, precisando vencer a Irlanda na terça-feira (15) para voltar a sonhar.

No grupo E, a vice-campeã do mundo Croácia é líder, mas não convenceu 100% ainda. A Eslováquia vem logo atrás, podendo roubar a primeira vaga ainda. Quem deixou a desejar ali foi o País de Gales, que está atrás até da fraca Hungria. Para terminar, parece que não teremos a tradicional festa dos islandeses nas arquibancadas, já que a Seleção é terceira no grupo de França e Turquia. Ainda é cedo para falar qualquer coisa com certeza, porém. Aguardemos!

Comentários do Facebook