Mesmo com a pandemia da Covid-19 ganhando força na Europa, o Velho Continente não tem planos de parar com o futebol.
Já vimos rodadas ao longo da semana anterior, e o esporte segue firme nas cinco principais ligas – ou melhor, quarto delas, porque a Premier League não terá rodada para que a Copa da Inglaterra possa ver alguma ação também.
Vamos dar uma olhada no que teremos de melhor?
Bayern tropeça, e Leipzig pode tomar a liderança
A rodada da Bundesliga começou com o melhor jogo que se poderia esperar, embora o final tenha sido trágico para o torcedor do Bayern de Munique. O líder visitou o sempre surpreendente Borussia Mönchengladbach e, após abrir um 2×0 sossegado no primeiro tempo, viu os anfitriões virarem para 3×2.
O banho de água gelada será ainda mais completo para os Bávaros caso o RB Leipzig vença seu jogo – o que faria com que eles tomassem a liderança. Para sorte (ou não) do Bayern, porém, o adversário do Leipzig é ninguém menos que o Borussia Dortmund.
Essa pedreira de jogo vai rolar na Red Bull Arena de Leipzig e as odds na Berfair estão equilibradíssimas: 2,35 a favor dos anfitriões e 2,9 a favor do Dortmund, que atualmente ocupa a 4ª posição, mas longe dos líderes em pontos.
Um parêntese para a situação dramática do Schalke 04: os Azuis-Reais encaram o Hoffenheim com o sonho de vencerem seu primeiro – isso mesmo, primeiro – jogo na temporada. O único paralelo possível da situação deplorável do clube de Gelsenkirchen é com o inglês Sheffield United, lanterna da Premier League e também com 0 vitórias. Uma vergonha sem fim e uma temporada para esquecer para ambos.
Itália: Inter visita a Roma sonhando com a liderança
O último invicto da Europa caiu. O Milan perdeu o clássico para a Juventus por 3×1 e não apenas perdeu sua invencibilidade, como causou o reino do caos na tabela da Serie A. Quem não soube aproveitar isso foi a Inter de Milão, segunda colocada e que perdeu a chance de tomar o primeiro lugar porque perdeu para a Sampdoria.
A cabeça dos Nerazzurri, porém, está toda no jogo de logo mais, contra a Roma, fora de casa. A equipe romana é terceira colocada e já sentiu o cheiro de sangue na água, de modo que vai jogar a vida em seu estádio sabendo que, se ganhar, empata em pontos com a própria Inter. Odds na Betfair são de 2,9 pró-Roma e 2,3 pró-Inter – espera-se equilíbrio.
Enquanto isso, o Milan recebe o Torino com o sinal aceso. Outra atenta ao caos é a Juventus, que encara o surpreendente Sassuolo em casa. Quem ganhar aí, aliás, dorme em posição de Champions League – rotina para a Juve, mas um sonho para o pequenino Sassuolo.
La Liga: Atlético de Madrid ganha chance de abrir
Por enquanto, a campanha do Atlético de Madrid no Campeonato Espanhol é o que se pode chamar de “de título”, sem exageros. Líderes e com dois jogos a menos que os vice-colocados do Real Madrid, o time Colchonero pode abrir vantagem, e para isso basta vencer o xará Athletic Bilbao em casa.
A tarefa do Real Madrid, por sua vez, é continuar perseguindo seu rival local, e a missão não é das mais difíceis: encarar o vice-lanterna Osasuna, ainda que fora de casa. Outro que tem obrigação de ganhar é o Barcelona, que visita o Granada e está subindo na tabela, mas para continuar a escalada precisa de vitórias consistentes. Invicto há 7 jogos, o Barça parece estar no caminho certo.
PSG segue correndo atrás do Lyon na França
Essa talvez seja a temporada mais interessante da Ligue 1 há muitos anos, justamente porque o campeão “permanente” PSG não vem tão bem assim – tanto que demitiu Thomas Tuchel e trouxe Mauricio Pochettino para tentar arrumar a casa.
O trabalho do PSG na rodada é, no papel, tranquilo: jogar contra o Stade Brestois, que faz campanha de meio de tabela. A atenção de Neymar e companhia, porém, estará no jogo do líder Lyon, que pega o azedo Rennes (4º) fora de casa e pode se complicar. Em caso de vitória parisiense e derrota lionesa, o clube da capital retoma a liderança.
FA Cup: gigantes não podem bobear na Inglaterra
Ao invés de rodada de Premier League, teremos ação na Copa da Inglaterra no fim de semana. Os trabalhos foram abertos por um jogo de primeira divisão, no qual os garotos do Liverpool eliminaram os não menos garotos do Aston Villa por 4×1.
Alguns jogos interessantes para ficar de olho incluem Arsenal x Newcastle, Manchester United x Watford e Manchester City x Birmingham. Tottenham e Chelsea jogam contra anões da 7ª e 4º divisões, respectivamente, e seriam motivo de chacota para sempre se fossem eliminados.