Athletic Bilbao campeão na Espanha em cima do Barça e mais: a rodada europeia

O Campeonato Espanhol deu passagem para a grande final da Supercopa da Espanha, que colocou frente a frente o Athletic Bilbao e o Barcelona, com final feliz para o lado basco da torcida.

Os outros quatro principais campeonatos europeus viram rodada completa, inclusive alguns clássicos, e vamos falar agora de tudo o que rolou!

Com Messi expulso, Barça perde final da Supercopa para o Bilbao

O valente Athletic Bilbao é o novo campeão da Supercopa da Espanha. O tradicionalíssimo clube do País Basco passou pelo Real Madrid nas semis e encarou o Barcelona de igual para igual na final.

A partida acabou num 2×2 dramático no tempo normal, sendo que o Barça saiu na frente com Griezmann, tomou o empate instantes depois com Óscar de Marcos e voltou a ficar na frente com Griezmann, já na reta final do jogo. O Bilbao empatou em cima da marca dos 90’, com Ansier Villalibre, forçando a prorrogação.

No período de tempo extra, porém, o time basco só precisou de dois minutinhos para passar à frente do placar pela primeira vez, com gol de Iñaki Williams. O Athletic segurou então a pressão dos catalães por todo o resto da prorrogação, viu Messi ser expulso já no apagar das luzes e pôde comemorar seu primeiro título desde 2015 (outra Supercopa, na ocasião).

Liverpool x United: clássico inglês acaba sem gols e mais Premier League

Sem sombra de dúvidas que Liverpool x Manchester United fazem o maior clássico da Inglaterra. De fato, o jogo que se viu no Anfield foi bom, mas no fim das contas acabou sem gols – muito por conta da atuação dos dois goleiros.

O Liverpool dominou a posse de bola e finalizou mais, embora com menos pontaria; o United, mesmo correndo atrás na maior parte do tempo, levava mais perigo e forçou Alisson – o melhor do jogo, tranquilamente – a fazer pelo menos duas defesas heroicas.

No fim das contas, o 0x0 ficou justo, mas o United saiu mais feliz com o resultado – não apenas por estar jogando contra o atual campeão e fora de casa, mas porque manteve a liderança da Premier League, enquanto que o Liverpool perdeu duas posições.

Isso se deu, aliás, graças à goleada do time Manchester City sobre o Crystal Palace: 4×0, com gols de Stones (2x), Gündogan e Sterling. Pior ainda para o Liverpool ter que engolir o Leicester também vencendo. Os Foxes assumem a 3ª posição após derrotarem o Southampton por 2×0, com gols de Maddison e Barnes.

Os três londrinos mais poderosos fizeram sua parte e venceram seus jogos. O Tottenham passou sem dificuldades pelo lanterna Sheffield por 3×1 e se mantém na 5ª posição, apenas um ponto atrás do Liverpool. O Chelsea derrotou o rival Fulham no derby do oeste da capital por 1×0 (gol de Mount) e aparece em 7º enquanto que, por fim, o Arsenal fez 3×0 no Newcastle (Aubameyang 2x e Saka) e assumiu a ainda esquisita 10ª posição.

Inter derrota a Juventus no Derby d’Italia

Depois de mais de quatro anos e uma penca de jogos, a Inter de Milão voltou a ganhar da sua ferrenha rival Juventus num dos maiores clássicos italianos de todos. A última vez que o lado Nerazzurri havia saído feliz do Derby d’Italia havia sido em setembro de 2016.

Desta vez não houve Cristiano Ronaldo que segurasse a Inter, que soube ser mais precisa nas finalizações, equilibrou a posse de bola contra um time que, todos sabemos, adora jogar com a pelota no pé e foi matadora na hora certa. Com gols de Vidal (olha a Lei do Ex aí) e Barella, os donos da casa saíram com os três pontos e mantém a perseguição ao líder Milan.

Essa perseguição, aliás, segue na mesma porque os Rossoneros venceram o Cagliari fora de casa por 2×0 e se mantém três pontos à frente da Inter. Do 3º ao 8º, vale dizer, a Serie A italiana virou uma bagunça, com apenas quatro pontos separando toda essa turma, composta, na ordem, por Napoli (venceu na rodada), Roma (perdeu na rodada), Juventus (perdeu na rodada), Atalanta (empatou na rodada), Lazio (venceu na rodada) e Sassuolo (empatou na rodada).

PSG retoma a liderança na França e Bayern se recupera na Alemanha

A maré de bons resultados do até então líder da Ligue 1 francesa Lyon chegou ao fim com a derrota do time para o Metz, em casa. Os rivais, claro, agradecem, especialmente PSG e Lille, os dois novos líderes da tabela. O time de Neymar ganhou do Angers por 1×0 fora de casa, com gol de Kurzawa, enquanto que o Lille bateu o Reims por 2×1 e está empatado em pontos com o gigante da capital.

Já na Bundesliga, uma série de tropeço do segundo até o quarto colocados deram um bem-vindo respiro ao Bayern, que venceu o Freiburg na rodada por 2×1, com gols de Lewandowski e Thomas Müller. Com empates de Leipzig e Dortmund em seus respectivos confrontos, os Bávaros estão sossegados na liderança, agora com quatro pontos de vantagem.

Comentários do Facebook