O Campeonato Brasileiro tem seis candidatos ao título e oito brigando contra o rebaixamento, com dois deles quase condenados já. E com o resto ainda há disputas para vaga na Libertadores. Ou seja, faltando oito rodadas para a maioria das equipes – dez para alguns – ainda teremos muita emoção para rolar. E a 29ª rodada só ajudou a embolar. Ainda temos um jogo atrasado nesta segunda…
São Paulo segue tropeçando; Inter e Galo já estão na cola
Jogar na Baixada não é algo fácil, especialmente para o São Paulo, que pouco venceu lá. Mas um campeão precisa ganhar pontos fora de casa, especialmente contra o 10°. Não foi o caso. O Inter, depois de golear o Fortaleza, agora está apenas um ponto atrás e embalado pelas seis vitórias seguidas. Se chegar a sete vira líder porque o próximo jogo será justamente um confronto direto com o Tricolor paulista, na quarta às 21h30.
Já o Atlético-MG venceu seu homônimo goiano com boa atuação, algo necessário depois de deixar seus torcedores bastante desconfiados. O time está quatro pontos atrás do líder, mas tem um jogo a menos e uma tabela com totais condições para chegar à conquista. Um dos jogos mais difíceis que restam é também na 31ª rodada, nesta quarta, quando pega o Grêmio no Olímpico.
E lá embaixo?
O Botafogo é o novo lanterna, com 23 pontos em 30 jogos e uma diferença de nove para o Fortaleza, primeiro fora da zona de rebaixamento. A diferença é de três vitórias e o Bota tem quatro no Campeonato. Ou seja, já era. O time não jogou mal contra o Santos, mas perdeu com gol próximo ao fim.
O Coritiba ainda pode sonhar, mas com 25 pontos vai precisar de mais vitórias como a de sábado, logo contra o Vasco, que também briga contra o descenso. Mas a reação pode ser tarde demais.
A sorte é que alguns times estão em queda livre. O Fortaleza ganhou pela última vez na 22ª rodada, contra o citado Botafogo. O Bahia não vence desde a 21ª rodada, quando bateu o Coritiba, e desde lá perdeu de 4 do RB Bragantino, tomou 3 do São Paulo e do Palmeiras, sofreu 4 gols contra o Flamengo, ou seja, tem a pior defesa do campeonato com méritos. O Atlético-GO, com 36 pontos, também precisa abrir o olho, assim como o Sport com 32. Ou seja, essa briga será mais uma incrível.
Palmeiras x Corinthians nesta segunda
O jogo atrasado da 28ª rodada será disputado nesta segunda, em uma maratona para o Palmeiras que pode cobrar seu preço em lesões e estafa. O Verdão deve ir com tudo, inclusive Scarpa e Luiz Adriano, poupados contra o Grêmio. Marcos Rocha está suspenso.
Já o Corinthians está em seu melhor momento na temporada e Vagner Mancini caiu nas graças de todo mundo. Tudo só melhorará com uma vitória no clássico para tentar derrubar seu arquirrival, que ainda sonha com três títulos para finalizar a temporada 2020 (que invade 2021). As odds na Betfair são de 2,15 para a vitória do Palmeiras, que joga em casa, 3,2 para o empate e 3,8 para o Timão.