
O Campeonato Brasileiro de 2020 está longe de ser algo normal. Além da questão da pandemia e estádios vazios, aqui estamos quase no fim da 29ª rodada e não temos um time infalível na disputa do título. O São Paulo está em uma fase horrorosa, sendo goleado pelo RB Bragantino e perdendo para o time reserva do Santos. O Flamengo pode demitir mais um treinador antes da segunda-feira terminar.
Entre esses dois clubes têm duas equipes que é preciso dar um destaque maior e ainda há outros sonhadores. O sexto colocado Palmeiras ainda pode pensar no 11° título brasileiro, terceiro em cinco anos? Vamos começar por eles.
Palmeiras tem o melhor futebol do Brasil
Depois de meter 3 no River Plate na Argentina e chegar à final da Copa do Brasil, onde é favorito, não dá para dizer que um time joga melhor que o Palmeiras hoje. Com o time reserva e uma dose de sofrimento o alviverde bateu o Sport no Recife e chegou a 47 pontos. Se você só olha para os pontos deve estar pensando: acorda redator, são nove pontos de diferença e quatro times entre o Verdão e o São Paulo.
Sim, mas o Palmeiras tem dois jogos a menos e novamente, é o time que melhor joga no Brasil. E o time tem duelos diretos com Grêmio, Flamengo, São Paulo e Atlético-MG. Mais uma coisa: tirando esses duelos diretos, todos os outros jogos são contra equipes do meio para baixo: Botafogo, Coritiba, Fortaleza e Atlético-GO. O Ceará completa a tabela.
Ou seja, não citar o Palmeiras como ainda candidato ao título é um erro. Os jogos atrasados são contra o Vasco (JOGO ATRASADO DA 1ª RODADA, MEU DEUS) no dia 27 de janeiro e contra o Corinthians, em jogo atrasado da penúltima rodada, que será disputado na próxima segunda-feira.
E aqui surge o verdadeiro argumento contrário ao Palmeiras: o time terá uma completa maratona neste final de mês de janeiro, com a final da Copa do Brasil, a provável final da Libertadores e ainda jogos importantes do Brasileirão. Alguma competição irá sofrer. É provável que seja o Brasileirão.
Dá para o Inter?
Com um começo trágico da era Abel Braga as pessoas esqueceram completamente do Internacional. Mas vivo apenas no Brasileirão e com todo mundo tropeçando o colorado agora está em segundo, apenas três pontos atrás do São Paulo.
Goiás, Ceará, Bahia, Botafogo eram vitórias óbvias e necessárias para um time que quer o caneco que não chega desde 1979. Mas o triunfo contra o Palmeiras elimina o argumento que os gaúchos só bateram em cachorro morto.
O time agora pega o Fortaleza, que está em queda livre, antes de encarar um duelo direto contra o São Paulo, quarta dia 20 no Morumbi. Depois teremos um Gre-Nal. Se o colorado sair desses dois jogos com, digamos, quatro pontos, os jogos seguintes são contra o RB Bragantino, Athletico, Sport e Vasco. Ou seja, é perfeitamente possível que o Inter vença a competição.
Agora, se tiver tropeços e depender de vitórias contra o Flamengo no Rio e recebendo o Corinthians na última rodada, Abel e seus colegas podem ver outra equipe vencendo o Brasileirão.
E o Atlético-MG?

São Paulo, Flamengo e Inter têm que se culpar por ter deixado Sampaoli e o Galo vivos mesmo em um campeonato tão decepcionante e inconstante para os mineiros. Mas aqui estamos e o Galo tem 49 pontos com dois jogos a menos, sendo que o primeiro deles é nesta segunda contra o RB Bragantino. Na Betfair o Atlético paga 2,2 para 1 na vitória, contra 3,3 dos paulistas.
Não há dúvidas: o time só pode vencer esse jogo e cortar essa vantagem do Tricolor paulista. A sequência após hoje tem Atlético-GO, Fortaleza e Goiás em três dos próximos quatro jogos, ou seja, chances existirão. O jogo atrasado é contra o Santos, no dia 27, sendo que o alvinegro paulista pode ter a final da Libertadores três dias depois.
Esse é um belo exemplo de faca e o (pão de) queijo na mão. Falta aproveitar.