Brasileirão tem rodada sem reservas

30
Grêmio

Na falta de coisa melhor para fazer, todos 20 clubes do Campeonato Brasileiro devem colocar em campo o melhor time que possuem na rodada que começa neste sábado, 18 de agosto, e vai prosseguir até segunda-feira, 20 de agosto.

Ao longo do mês de agosto, que contou com jogos decisivos da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores da América, todas as jornadas do Brasileirão tiveram que conviver com o desprezo de alguns clubes, que colocaram equipes reservas preservando seus atletas para os duelos dos outros torneios.

Na décima nona rodada, isso não vai acontecer. Não porque o calendário vai dar descanso aos atletas. Pelo contrário. Há jogos marcados para o meio da próxima semana. Mas também valem pela Série A. Dessa maneira, não há razões para poupar e todos os titulares com condições de jogo deverão entrar em campo na última jornada do primeiro turno.

Porém, como dizem os slogans das campanhas publicitárias do comércio, a oferta tem tempo limitado. No próximo final de semana, com a aproximação das datas dos jogos de volta das oitava de final da Libertadores, a estratégia de mandar o segundo time para o Brasileirão será retomada. Então, veja a seguir o que acompanhar nesta rodada rara no torneio:

Santos x Sport

O confronto abre às 16h (horário de Brasília) deste sábado a décima nona rodada. O Santos tenta fugir da zona de rebaixamento enquanto o rubro-negro pernambucano, que também está ameaçado pela degola, conta com a estreia do técnico Eduardo Baptista.

Corinthians x Grêmio

Os dois clubes têm recorrido a escalar equipes reservas no Brasileirão. Para o clássico de sábado, às 19h, na Arena Corinthians, vão dar uma pausa na estratégia. Os alvinegros buscam entrar no G6 enquanto o Grêmio, eliminado da Copa do Brasil, passou a ficar de olho na disputa do título da Série A. Na terceira colocação, está cinco pontos atrás do São Paulo, líder.

Atlético-PR x Flamengo

O duelo de rubro-negros abre a programação do domingo, às 11h, na Arena da Baixada. Os donos da casa estão embalados por uma sequência invicta. Os cariocas, que estão na vice-liderança do Brasileirão, podem retomar a ponta, ainda que temporariamente, em caso de vitória, conservando assim a esperança de alcançar a “tríplice coroa”.

Cazares
Cazares deve estar entre os titulares para encarar o Botafogo

Internacional x Paraná

No mesmo horário o Colorado recebe o tricolor paranaense, outro que vai estrear técnico, em Porto Alegre. Se contar com tropeços de Flamengo e São Paulo, uma vitória pode levar o Inter ao título simbólico de campeão do primeiro turno. O tricolor contará com o comando de Claudinei Oliveira, que foi demitido no último domingo pelo Sport e não passou 72 horas desempregado.

Botafogo x Atlético-MG

Depois de avançar para a terceira fase da Copa do Brasil, o Botafogo recebe o Atlético em jogo que tem início marcado para 16h, no Engenhão, buscando se distanciar da zona de rebaixamento. O Galo, que foi eliminado precocemente da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, não conseguiu se aproveitar do período em que os rivais colocaram equipes mistas em campo. Agora, terá que reagir. Para isso, deve ter o meia Cazares escalado como titular.

Cruzeiro x Bahia

O Cruzeiro, que também segue dividido em três competições, perdeu fôlego no Brasileiro e tem contra o Bahia, que na quinta-feira, foi eliminado da Copa do Brasil, a oportunidade de se aproximar dos líderes. O jogo tem pontapé inicial marcado para 16h.

Vitória x Palmeiras

O técnico Paulo César Carpegianni estreia no Vitória, às 16h, contra o Palmeiras, na missão de evitar o rebaixamento para Série B. Nas temporadas anteriores, conseguiu fazer isso no Coritiba e no Bahia. Virou um especialista em salvamento. O Palmeiras coloca mais uma vez à prova seu paredão, que chegou a cinco partidas sem ser vazado.

América-MG x Fluminense

O Coelho encara o tricolor carioca cansado da viagem para o Uruguai, onde garantiu a passagem para a terceira fase da Copa Sul-Americana. As equipes estão separadas por somente um ponto e vão promover uma briga direta por posição na tabela de classificação a partir das 19h (horário de Brasília).

São Paulo x Chapecoense

Aguirre Nenê
Tudo está funcionando para o São Paulo. Mas agora o time terá o alvo nas costas

O tricolor venceu, mas não levou. Fez 1 a 0 no Colón, provocando a decisão por pênaltis na Sula. Perdeu. Mas não usou todos os titulares no torneio, incluindo Diego Souza. Ele volta para tentar garantir que o time termine o primeiro turno na liderança. A Chape ficaria contente com o empate, suficiente para deixar a equipe fora da zona de rebaixamento.

Vasco x Ceará

O duelo fecha a rodada na segunda-feira, 20 de agosto, às 20h, em São Januário. É briga direta contra o rebaixamento. O Vasco luta para não entrar na região da degola. O Ceará quer sair. Na plataforma de apostas esportivas de Betfair, o Cruzeiro, com cotação de 1,38 para cada real apostado, surge como o maior favorito para a jornada.