Barça e Real estreiam; Premier League e Ligue 1 seguem adiante

29
Messi Barcelona

Este fim de semana marca a estreia da temporada 2018/19 da La Liga, o Campeonato Espanhol, que meu colega Paulo Matuck fez a prévia nesta semana.

Ela na verdade começa nesta sexta, com dois jogos que o mundo não vai prestar muita atenção: Girona x Valladolid e Betis x Levante. Real Madrid e Barcelona começam sua disputa paralela o domingo e sábado, respectivamente. Já a Premier League e a Ligue 1 vão para sua segunda rodada.

Enfim, já falei demais na introdução, vamos aos tópicos.

Barcelona pega Alavés; Real enfrenta o Getafe

Os dois grandes clubes espanhóis vão começar suas campanhas em casa. O Barcelona receberá o Alavés, treinado por Abelardo, jogador da equipe catalã na virada dos anos 90 para os 2000. Ele já disse que sua equipe não pode descer derrotada do ônibus, mas admitiu que sua luta é para não cair.

Ainda não se tem a confirmação do time titular do Barcelona para a partida, mas Ernesto Valverde parece inclinado a trazer o 4-3-3 de volta, depois de uma temporada brincando com o 4-4-2. Os três atacantes é uma tradição do Barça e Philippe Coutinho pode ser um dos jogadores abertos, já que a equipe trouxe Arturo Vidal para fazer companhia a Rakitic e Busquets no meio-campo.

Enfim, ainda não teremos o Barcelona 100%, mas com certeza podemos ver indícios do que Valverde vê para a equipe e como será o posicionamento de Messi, algo que já mudou mais de três vezes em sua trajetória brilhante: ele começou na ponta, se tornou um falso 9, começou a jogar mais recuado nos últimos anos e parece que começa a voltar para a ponta aos poucos.

Já o Real Madrid estreia no domingo, contra o Getafe, time também da capital (região metropolitana). Casemiro é dúvida depois de ter saído machucado na Supercopa da Europa, que o Real perdeu para o Atlético de Madrid nesta semana.

Se o Barcelona ainda parece incompleto, o Real Madrid mais ainda. A imprensa e a torcida pedem por reforços, já que o time basicamente não se movimentou, perdeu Cristiano Ronaldo e ainda teve boatos fortes sobre Luka Modric ir para a Inter de Milão. Só Thibaut Courtois não vai fazer o Real mudar de patamar e encarar times que parecem mais fortes hoje na Europa, como Manchester City e a Juventus. Hoje não é errado dizer que o Barcelona também parece mais sólido.

Para este primeiro jogo, o Barcelona é tão favorito que a Betfair apenas paga 1.1 para 1 real apostado na vitória. Para o Real, 1.18 para 1. Para campeão, Barcelona 1,66 para 1, Real Madrid está em 3 para 1.

Aliás, na Itália…

O Campeonato Italiano também começa neste fim de semana, mas infelizmente a atenção não precisa ser plena porque a competição só fica no termo. A Juventus ganhou os últimos sete títulos e colocou um tal de Cristiano Ronaldo em sua equipe. A equipe estreia contra o Chievo no sábado. O Napoli pega a Lazio na capital no mesmo dia e a Inter de Milão enfrenta o Sassuolo no domingo.

Na Inglaterra, clássico em Londres

Hazard Chelsea comemora
O Chelsea deixou boa impressão contra o Huddersfield. Agora o desafio será muito maior

O Chelsea deixou boa impressão no primeiro jogo da temporada e na segunda rodada terá um desafio importante já. O Arsenal, que perdeu na rodada inicial para o Manchester City, vai visitar o Stamford Bridge para um duelo londrino no sábado. Para o Chelsea veremos se Sarri e seus comandados estão prontos para ser uma ameaça nesta edição da Premier League.

Já para o Arsenal de Unai Emery, a vitória ou pelo menos uma boa atuação já é fundamental. A derrota para o City já causou algumas críticas e os clássicos nos últimos anos sempre trouxeram sensações ruins para os torcedores da tradicional equipe. A vitória dos gunners paga 4,5 para 1 enquanto a do Chelsea apenas 1,9 para 1.

Liverpool, Manchester City e Manchester United venceram nos jogos da 1ª rodada e vão encarar Crystal Palace (fora), Huddersfield (casa) e Brighton (fora) respectivamente. O Tottenham recebe o Fulham.

PSG e Olympique na França

Mbappe Copa
Mbappé fez o tour com a Copa. Agora chegou a hora dele voltar a brilhar pelo PSG

O PSG só não é líder do Campeonato Francês logo no término da primeira rodada porque sua vitória de 3 a 0 foi “menor” que a vitória de 4 a 0 do Olympique de Marselha na rodada inicial. Agora o time da capital vai pegar o Guingamp fora de casa para tentar acertar as contas no sábado, enquanto o Olympique pega o Nîmes no domingo.

Kylian Mbappé ainda está retornando ao PSG e depois de não aparecer na estreia, deve pelo menos surgir do banco.

Comentários do Facebook