La Liga: Barça, Real, Atlético, favoritos e odds na Espanha

De todos os grandes campeonatos europeus, ambas Ligue 1 e Premier League começaram mais cedo (semana passada). A partir desta sexta (16) e sábado (17), porém, a bola volta a rolar a todo vapor em todos os cinco grandes campeonatos nacionais do Velho Continente, isto é: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.

falamos sobre a Premier League e sobre a Bundesliga, então agora é hora de analisarmos os gigantes de La Liga, o Campeonato Espanhol, e falar sobre Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, outros times e o que esperar de cada um na temporada que se inicia!

Barcelona

Enquanto espera pelo fim da novel Neymar (déjà vu?), o Barcelona se prepara para (mais) uma temporada defendendo o título do Campeonato Espanhol, torneio do qual é o atual bicampeão. Nem precisamos falar sobre as qualidades do Barça, já que, pra começo de conversa, o melhor do mundo, Lionel Messi, continua jogando por lá – agora com a braçadeira de capitão.

Mesmo com o astro argentino, o time catalão investiu brutalmente e trouxe Antoine Griezmann do rival Atlético de Madrid para reforçar seu ataque, que agora conta com o francês fazendo companhia a Messi e Suárez num trio formidável.

Além dos 120 milhões de euros gastos em Griezmann, o Barça também trouxe a sensação ascendente Frenkie de Jong do Ajax por outros 75 milhões de euros. Não bastasse, ainda vieram o goleiro Neto (Valencia, trocado pelo também goleiro Cillessen), Cucurella (emprestado ao Getafe) e Junior (Betis, 18 milhões de euros).

De saídas relevantes, o time azul-grená se livrou, com o devido respeito, de muito entulho. Nomes que só eram banco ou sinônimo de empréstimo imediato finalmente foram liberados, entre eles Vermaelen, Denis Suárez e Douglas.

De nome grande, foi embora Malcom (Zenit, 40 milhões de euros), brasileiro que havia perdido espaço e, com a chegada de Griezmann, perdeu de vez as esperanças de jogar – não muito diferente do que deve rolar com Phillippe Coutinho até o fim da janela ou, no máximo, no fim da temporada.

Favorito hoje e sempre pelo que parece, o Barcelona é o time com menor odd para terminar a temporada campeão. Se o Barça conquistar seu 27º título espanhol em 2019-20, pagamento em Betfair é de 1,61 para 1. O Barça estreia ainda hoje (16), jogando fora de casa contra o Athletic Bilbao. Odds para vitória dos anfitriões é de 5 para 1 contra 1,74 para 1 se der Barcelona.

Real Madrid

Eden Hazard chega com nome e qualidade mais do que comprovados para tentar recolocar o Real Madrid no seu patamar de colosso

O torcedor do Real Madrid está insatisfeito com seu time depois da temporada 2018-19. Claro que o título mundial é um baita prêmio de consolação, mas os europeus tendem a não dar muito valor ao Mundial de Clubes da FIFA. De título europeu mesmo, o Real não sentiu nem o cheiro.

O começo de temporada foi complicadíssimo e o time trocou de técnico duas vezes (de Julen Lopetegui para Santiago Solari e deste para o retorno de Zinedine Zidane), mas nem mesmo a volta de Zizou conseguiu salvar os Merengues de um ano medíocre e que acabou sem troféus no Velho Continente.

Terceiro em La Liga, eliminado pelo Valencia nas semis da Copa do Rei e humilhado pelo Ajax dentro do Santiago Bernabéu nas oitavas da Champions League, o Real Madrid concluiu bem rápido que sua primeira temporada de vida pós-Cristiano Ronaldo não seria fácil. Não bastasse o fracasso nas campanhas, o torcedor madridista ainda viu o arquirrival Barcelona humilhar seu time duas vezes (5×1 no Camp Nou e 3×0 dentro do Bernabéu).

A palavra de ordem na capital é reconstrução, e por isso o Real Madrid não economizou ao ser protagonista da terceira negociação mais cara da temporada: comprar Eden Hazard do Chelsea. Herói do time londrino por quase 7 anos, o belga chega para tentar ocupar o buraco gigante deixado por CR7 e tirar o Real da mediocridade que foi a temporada passada.

As odds para o time merengue em Betfair não são ruins. Segundo colocado entre os favoritos, título do Real paga 2,5 para 1. A estreia do Real é neste sábado contra o Celta de Vigo, fora de casa. Se vencer, o time da capital paga 1,68 para 1. Se perder, 4,8 para 1.

Atlético de Madrid

João Felix tem apenas 19 anos e já se tornou um dos atletas mais caros do mundo, graças ao dinheiro do Atlético de Madrid e da venda de Griezmann ao Barcelona

Falar de um time que perdeu seu principal atleta (como falamos do Chelsea aqui) tende a ser falar de um time em dificuldades, mas esse não parece ser o caso do Atlético de Madrid. A bolada de 120 milhões de euros recebida pela venda de Griezmann ao Barcelona foi revertida integralmente na compra de João Felix junto ao Benfica, e português de 19 anos custou até mais do que isso (126 milhões).

Para tristeza do torcedor Colchonero, porém, Griezmann não foi a única perda majoritária do time de Madrid. O meia Rodri foi vendido para o Manchester City (70 milhões de euros) e o lateral-esquerdo Lucas Hernandez acabou no Bayern de Munique (80 milhões de euros). Além destes, velhos medalhões do Atlético também deram adeus, incluindo Godin, Juanfran, Filipe Luís, Gelson Martins e outros.

Embora as perdas, também chegou gente nova no Wanda Metropolitano. Além de João Felix, nomes como Llorente, Felipe, Hermoso, Trippier, Renan Lodi e outros chegam para fortalecer o elenco do Atlético de Madrid.

A campanha no Campeonato Espanhol da temporada passada acabou em vice-campeonato, mas os 11 pontos de desvantagem perante o campeão Barcelona não deixam dúvida de que não havia real disputa. Com tamanha renovação de elenco, o que se espera do Atlético é justamente uma mudança na forma de encarar o futebol do time.

As odds de Betfair apontam os Colchoneros como terceiros favoritos ao título – como sempre. Se o troféu for para o time da capital (pela primeira vez desde 2014), pagamento de 10 para 1. A estreia do Atlético de Madrid é dentro de casa, contra Getafe. Se der Atlétco, odds a 1,44 para 1. Se o Getafe levar a melhor, 8 para 1.

Quem briga pelo quê na Espanha

Dificilmente veremos qualquer um fora os três times citados brigando por título nesta temporada. Num quarto, porém distante lugar vem o Valencia, time tradicional que chegou longe na Europa League de 2018-19 (semifinal). As odds para título do Valencia são de 76 para 1.

Logo depois vem outro time tradicional, o Sevilla, mas que tem vivido temporadas não muito boas ultimamente. Se for campeão, odds a 101 para 1. O Villarreal, por fim, que viveu uma temporada passada horrorosa, aparece com odds de 401 para 1 em Betfair se for campeão.  Dali em diante os números ficam absurdos em Betfair, e times como Getafe, Real Sociedad, Betis e Eibar têm odds de 1001 para 1 se forem campeões.

Uma briga sempre interessante de acompanhar na Espanha é a contra o rebaixamento. Dificilmente os times citados acima precisarão se preocupar com isso, mas nunca se sabe. Quem precisa ficar de olho aberto, pra começo de conversa, são os recém-promovidos, começando pelo Mallorca, que não jogava a primeira divisão há 6 anos (e chegou a cair para a terceira). As odds para o descenso do time são de 1,83 para 1.

Quem também deve lutar para não cair são Valladolid e Celta de Vigo, que escaparam por muito pouco no ano passado. Odds para queda do Valladolid são de 2,25 para 1 e do Celta de 7 para 1. Completam a briga na parte de baixo os recém-promovidos Granada (2,3 para 1 se cair) e Osasuna (3 para 1) e os famosos “ioiôs” Alavés (2,4 para 1), Levante (3,4 para 1) e Leganés (4,5 para 1).  

Comentários do Facebook