A rodada #2 da UEFA Champions League 2020-21 chegou ao fim, então é hora de darmos uma olhada em tudo o que rolou nos gramados europeus da maior competição de clubes que há por lá – e você pode conferir se mandou bem nas apostas da Betfair, hein?
Barça usa Juve sem CR7 como “escada” para fora da crise
A Juventus recebeu o Barcelona em sua casa, em Turim, no jogo que todos aguardavam desde o sorteio da fase de grupos. Quem esperava o reencontro entre Messi e Cristiano Ronaldo, porém, ficou chupando o dedo, infelizmente, já que o português está com COVID-19 e foi, naturalmente, afastado do elenco até se curar.
Sem CR7, vale dizer, a Juventus deu mostras de suas diversas fraquezas, as quais já estavam bem visíveis por conta dos resultados medíocres no Campeonato Italiano até agora, onde a Velha Senhora ocupa apenas a 5ª posição. O time em campo era titularíssimo, mas não foi páreo para um Barcelona que, mesmo em crise, jogou melhor e mereceu ganhar.
Dembélé abriu o placar para os catalães ainda bem cedo, com apenas 14 minutos de jogo, e o trabalho do Barcelona dali em diante passou a ser administrar a vantagem. Sem tirar o mérito do Barça, mas a verdade é que a Juventus fez um jogo tenebroso, com menos posse de bola e terminando com zero finalizações ao gol – isso, porém, excluindo nada menos que três gols de Morata, todos anulados pelo VAR.
Depois de ver ainda o zagueiro Demiral ser expulso, a Juve desmoronou de vez. Nos acréscimos, Ansu Fati sofreu pênalti e Messi bateu com categoria para dar números finais. No fim das contas, o 2×0 ficou até barato, já que o time Azul-Grená perdeu uma penca de chances. 3 ou 4 no placar não teria sido exagero.
Real Madrid passa sufoco e quase dá outro vexame; Atlético faz o melhor jogo da rodada
Ainda traumatizado pelo vexame dado em Madrid na semana passada diante do Shakhtar Donetsk, porém reanimado pela vitória sobre o arquirrival Barcelona por La Liga, o Real Madrid entrou em campo na Alemanha sabendo que devia respeitar o adversário, Borussia Mönchengladbach, mas se impor e obter uma vitória bem necessária. Não vimos nada disso.
O que vimos, na verdade, foi um Gladbach dominando as ações e abrindo 2×0 com dois gols de Thuram, um em cada tempo, para desespero dos Merengues. O vexame só foi evitado por pura pressão, já que o Real Madrid descontou com Benzema, aos 87’, e empatou com Casemiro aos 90+3’. Chorado demais e bem abaixo do que se espera de um tricampeão ainda recente da competição.
Já o rival local dos Merengues, Atlético de Madrid, tem motivos de sobra para comemorar. Jogando no Wanda Metropolitao, os Colchoneros protagonizaram um duelo eletrizante com o RB Salzburg, partida de cinco gols e duas viradas – um duelo de tirar o fôlego que acabou 3×2 pró Atléti.
United e Chelsea dão show e mais placares
Os ingleses todos podem comemorar seus respectivos desempenhos na rodada. Começando pelo Manchester United, que tinha o compromisso mais difícil e brincou de jogar bola: 5×0 em cima do RB Leipzig, semifinalista da rodada passada, atropelado como se fosse jogo-treino. Destaque para Marcus Rashford, que entrou no segundo tempo e meteu três dos cinco tentos dos Red Devils.
Outro que goleou foi o Chelsea. Os Blues começaram o duelo contra o Krasnodar jogando mal, mas acabaram vencendo os russos fora de casa por 4×0. O Liverpool não jogou bem, mas cumpriu a tarefa de vencer o fraco dinamarquês Midtjylland fora por 2×0. O Manchester City, por fim, não tomou conhecimento do Olympique de Marseille e venceu por 3×0 no tradicional Stade Vélodrome.
Dos outros gigantes e candidatos a título, vale dizer, todos ganharam: o Bayern sofreu, mas bateu o Lokomotiv Moscou por 2×1; o PSG, por sua vez, ganhou do Istambul Baseksehir por 2×0, mas viu Neymar sair por lesão e, pior ainda (para eles e para a Seleção Brasileira), vai ficar sem o craque por pelo menos três partidas.
Mais resultados relevantes: Borussia Dortmund 2×0 Zenit; Shakhtar Donetsk 0x0 Inter de Milão; Atalanta 2×2 Ajax.
Europa League
Irmã mais nova da Champions, a Liga Europa também teve rodada esta semana, com todos os jogos acontecendo na quinta (29). Alguns dos grandes favoritos ao título fizeram bem seus papéis e venceram.
Entre eles vale citar o Arsenal, que bateu o pequenino irlandês Dundalk por 3×0 no Emirates, em Londres, e também o Leicester, que venceu o AEK Atenas fora de casa. O outro inglês da competição, Tottenham, tropeçou feio, perdendo para o Antwerp, da Bélgica, por 1×0.
O Milan segue sua excelente fase e bateu o Sparta Praga por 3×0 no San Siro, sem sustos. Ainda entre os italianos, o Napoli venceu um jogo difícil contra a Real Sociedad, mas a Roma só empatou.