UEFA Champions League: caos na penúltima rodada da fase de grupos

Mais uma rodada de Liga dos Campeões da Europa veio e se foi, a 5ª da fase de grupos, aliás, o que quer dizer que está chegando a hora das grandes decisões – considerando o que ainda está em aberto ainda, lógico.

Vimos excelentes jogos, alguns tropeços, polêmicas e muito futebol de qualidade pelos gramados europeus, e agora é hora de falar dos destaques!

Real tropeça de novo no Shakhtar e se complica

O torcedor do Real Madrid em 2020 está tendo pesadelos com o Shakhtar Donetsk. Pela segunda vez seguida, os ucranianos castigaram os gigantes espanhóis na Champions, batendo o time de Zidane por 2×0 no Estádio Olímpico de Kiev.

O Shakhtar, que tem mais brasileiros do que ucranianos no seu elenco, diga-se, não se intimidou pelo gigante merengue e jogou de igual para igual, merecendo a vitória por simplesmente ser mais efetivo na frente do gol, aproveitando falhas do adversário e sabendo se fechar bem.

O primeiro tempo foi de mais domínio do Real Madrid, que perdeu duas ótimas chances com Asensio – uma parou na trave, outra no goleiro Trubin. No segundo tempo, porém, o Shakhtar deixou a timidez de lado e passou a explorar o contra-ataque, e foi exatamente aí que deu resultado, com Dentinho marcando após confusão na zaga espanhola.

O brasileiro veterano, aliás, foi o nome da partida, criando a jogada (de novo contra-ataque) que resultaria no segundo gol dos ucranianos, já aos 31 do segundo tempo. Mais importante do que a vitória, porém, é o que ela representa: o embolo completo de um grupo 100% ainda – único nessa situação na competição.

Mönchengladbach x Inter de Milão: polêmica e enrosco no grupo

Com interferência polêmica do VAR, a Inter de Milão chega vivíssima na última rodada, enquanto que a vida do Mönchengladbach se complica

Mais importante do que a vitória do Shakhtar, porém, é o que ela representa: o embolo completo de um grupo 100% ainda – único nessa situação na competição.

Isso porque, algumas horas depois, Borussia Mönchengladbach e Inter de Milão se enfrentariam na Alemanha. O time da casa sonhava em carimbar a primeira vaga, enquanto que os visitantes italianos estavam preocupados em serem eliminados. O que se viu, porém, foi o embolo total do grupo após a vitória dos Nerazzurri por 3×2.

Foi um jogaço de bola, isso é inegável, com a Inter abrindo o placar, tomando o empate e em seguida voltando à frente e abrindo 3×1 no meio do segundo tempo, só para o Borussia diminuir no instante seguinte. Dali em diante instaurou-se o caos no Borussia Park, com os anfitriões desesperados para empatarem.

A polêmica veio aí: aos 37 da etapa final, o que seria o gol de empate do Gladbach foi anulado num lance muito questionável. O VAR interferiu, porém, e confirmou a anulação do tento. A partida acabou com vitória da Inter e uma situação imprevisível para a última rodada.

O Borussia Mönchengladbach só depende de si, pois ainda é líder, com 8 pontos. Seu último duelo, porém, é com o Real Madrid e na Espanha, uma pedreira sem tamanho. Se perder, o Gladbach depende de um empate no jogo entre Shakhtar e Inter para passar. Se qualquer um dos dois vencer, é fim da linda para o clube alemão, que perde em pontos para os ucranianos nessa hipótese e, embora empate em pontos, perde no confronto direto com os italianos.

O Real Madrid, por sua vez, precisa apenas ganhar o jogo contra o Gladbach; se empatar, precisa torcer para a Inter de Milão ganhar do Shakhtar. Se perder, está eliminado. Agora, o Shakhtar só depende de si mesmo: basta vencer a Inter ou, caso empate, que Real x Gladbach termine em vitória alemã (ou empate também). Se perderem, são eliminados direto. Por fim, a Inter tem que ganhar do Shakhtar e torcer para que haja um vitorioso entre Gladbach e Real, porque um empate lá a elimina na hora.

Como é fácil perceber, reina o caos.

PSG x United x Leipzig: tudo aberto

Neymar foi o nome do jogo em old Trafford, marcando duas vezes e jogando o fino da bola para manter o PSG vivo na Champions

Um pouco menos louco do que o Grupo B, pero no mucho, está o grupo H, onde PSG, Manchester United e RB Leipzig entram na última rodada com um tríplice empate na liderança, cada um com 9 pontos. Só quem está de fora da corrida é Istambul Baseksehir, que na Liga Europa chega mais.

O jogaço da rodada, aliás, foi Manchester United x PSG no Old Trafford, uma batalha cujo protagonista foi Neymar, que fez o primeiro e o último dos gols do PSG, se meteu em princípios de briga com McTominay e foi primordial o jogo todo.

Teve de tudo: expulsão (Fred, do United), polêmica com VAR (de novo envolvendo Fred e no segundo gol do PSG), bola na trave, quase-golaço de Cavani contra o ex-time, Mbappé perdendo gol, Martial perdendo gol, enfim… tudo o que queremos ver num jogo de Champions. No final, triunfo do PSG.

Algumas horas antes, vale dizer, o Leipzig havia feito um jogaço com o Istambul, terminando num 4×3 inacreditável a favor dos alemães. Teve até hat-trick do lado perdedor, para se ter ideia, mas o triunfo na Turquia acabou nas mãos do Leipzig, que fez o quarto gol nos acréscimos e evitou sua eliminação.

A situação do grupo agora é a seguinte: o Leipzig recebe o United enquanto que o PSG recebe o Baseksehir, já eliminado. A vida do PSG, em teoria, é a mais fácil: basta vencer e estará classificado. No caso de alemães e ingleses, quem ganhar fica com a vaga, mas um empate serve a ambos caso o PSG perca. Caso o PSG empate ou ganhe, porém, o empate dá a vaga para o United.

Sobreviventes da última rodada

Muita gente já está classificada, mas alguns ainda não lutar até os últimos instantes, mesmo com boas chances de passarem. O primeiro dessa turma é o Atlético de Madrid, que só empatou com o Bayern de Munique e precisa marcar pontos contra o Salzburg na última rodada. Se perderem, os Colchoneros estão fora.

No Grupo D, no qual o Liverpool já confirmou vaga, a segunda posição vai ser disputada a tapa por Ajax e Atalanta, que jogam um contra o outro na última rodada, em Amsterdam. Quem ganhar fatura a classificação, e o empate favorece o time visitante, que tem um ponto a mais.

Para terminar, ainda tem briga no grupo F, no qual o Borussia Dortmund já se classificou. A disputa é entre Lazio e Club Brugge, com os italianos em vantagem: basta uma vitória ou empate contra os belgas em Roma para se garantirem. Se perderem em casa, porém, perdem a vaga.  

Comentários do Facebook