A rodada europeia do fim de semana trará pelo menos dois derbys locais que, na verdade, são daqueles que param o país. Na Inglaterra, os gigantes de Manchester se encaram no Old Trafford, enquanto que os velhos rivais madrilenos se pegam no Alfredo Di Stéfano
Não bastasse esses dois clássicos, os gigantes das cinco principais ligas da Europa entram em campo prometendo mexer nas tabelas e balanças redes sem parar. O fim de semana promete! Vamos lá?
United x City: a Premier League olha para Manchester
Há poucas semanas, a situação de ambos Manchester United e Manchester City era lamentável na Premier League, com os dois no meião da tabela, em posições de dois algarismos. Bastou alguns jogos numa temporada particularmente bagunçada, porém, para que ambos passassem para perto das zonas de classificação às competições europeias.
Em questão de tabela, aliás, o United vai melhor: 6º, e além disso joga em casa. O favoritismo do lado vermelho da cidade, porém, acaba aí; recém-eliminado da UEFA Champions League e sentindo o duro golpe na moral de um time já frágil e cheio de problemas, os Red Devils sabem que o derby pode significar acima de tudo duas coisas: a chance de sair de uma crise antes que ela piore, mas também o risco de se afundar ainda mais nela.
O Manchester City, porém, não tem nada a ver com isso, e joga contra seu arquirrival para tentar ultrapassá-lo diretamente na tabela, já que o clube azul é o 7º, um pontinho só atrás do United. Sem ter precisado se preocupar com Champions, aliás, Guardiola pôde reservar força máxima aos Citizens para o jogo no Old Trafford.
O City é favorito? Na Betfair, profundamente: odds de 1,7 para 1 se ganhar contra 4,25 se o United vencer. Na prática, porém, todo cuidado é pouco, ainda mais lembrando do último encontro entre os times, em março deste ano, também no Old Trafford: 2×0 para o United, que também estava em situação complicada. Em derby tudo pode acontecer.
Uma pincelada rápida na Premier League ainda: embora todos os gigantes entrem em campo, destaque especial para Everton x Chelsea, jogo que pode alçar os Blues à liderança, mesmo que temporária. Os Toffees, em declínio claro após um início avassalador, querem voltar a sonhar com dias melhores.
Madrid: Atlético de chance de brilhar contra o Real
Os dois rivais de Madrid tiveram muito com o que se preocupar na última rodada de UEFA Champions League, mas ambos saíram de seus jogos aliviados, cientes de terem cumprido seu dever e, o mais importante, classificados para as oitavas.
Com a Champions parada até a virada do ano, todas as atenções voltam para o Campeonato Espanhol, atualmente liderado pelo Atlético de Madrid, e que terá no rival local seu maior desafio até agora.
A campanha dos Colchoneros em La Liga, de 26 pontos, é boa o suficiente para que uma eventual derrota não custe sua posição ao próprio Real Madrid (4º, com 20 pontos), mas ainda assim é um clássico “jogo de 6 pontos” e daqueles que certamente é essencial se o Atléti tiver alguma pretensão real de título.
Já os Merengues recebem seus vizinhos no Alfredo Di Stéfano sabendo que podem virar de vez a maré da sua temporada no campeonato, que começou complicada e continua instável. Vencer um clássico é sempre um combustível precioso para ir mais além, e é exatamente isso que Zidane e companhia pretendem no duelo.
Na Betfair, pelo menos, espera-se equilíbrio: odds de 2,3 para 1 a favor do Real e 3 para 1 a favor do Atléti, além de 3,25 para 1 se der empate. Ninguém sabe o que esperar, essa é a verdade!
Duelo valendo liderança na Ligue 1 francesa
Dois dos maiores campeões da história da França ficam frente a frente na rodada, e novamente valendo bastante: PSG x Lyon. O time de Neymar é líder, mas faz campanha apenas OK, ainda mais quando comparada com as lavadas em temporadas anteriores – não à toa a Ligue 1 ganhou o apelido de “campeonato de um time só”.
O Lyon está em terceiro e pode roubar a liderança se ganhar, mas vai ter que suar no Parque dos Príncipes, onde não vence os donos da casa desde 2012 (e foi pela Copa da França na ocasião.