Campeonato Francês
O Campeonato Francês é um dos maiores importantes torneios nacionais da Europa, junto com os campeonatos inglês (Premier League), Espanhol (La Liga), Italiano (Serie A) e Alemão (Bundesliga). E nesta temporada o que acontece na França será assistido pelo mundo inteiro, já que a liga ganhou nova visibilidade com a força no mercado de transações demonstrada pelo Paris Saint-Germain: o atacante Neymar foi tirado do Barcelona por mais de 200 milhões de euros, a maior transferência da história do futebol mundial.
O PSG não ficou só em Neymar e ainda reforçou seu já estrelado elenco com Kylian Mbappé, estrela de apenas 18 anos que era do Monaco, o último campeão francês, formando um trio de ataque com o uruguaio Edinson Cavani que é uma potência não só se considerarmos a concorrência na França mas também na Europa.
Só que antes de pensar na Europa e no troféu de Uefa Champions League que nunca conquistou, o PSG precisa superar o Monaco, o Olympique de Marselha e o Lyon, todos eles tradicionais vencedores nacionais.
O Monaco não quer abrir mão do troféu
Atual campeão francês, o Monaco ficou 17 anos sem conquistar o título nacional, passando até pela segunda divisão da França. Mas o time voltou e logo em sua reestreia no topo do futebol nacional, conseguiu o título, impulsionado por um ataque impressionante de Kylian Mbappé e Falcao Garcia, com o português Leonardo Jardim de treinador.
Porém, na última janela de transferências, o Monaco não conseguiu segurar Mbappé, que tinha uma proposta gigantesca dos rivais de Paris e o time do Principado decidiu emprestar o jogador por um ano com uma opção de venda com valor já estipulado (160 milhões de euros). Assim, a divisão de forças pendeu para a equipe da capital e o Monaco terá que compensar a saída de sua precoce estrela de alguma forma para conquistar o bi. O que, claro, não é um desafio fácil.
20 equipes em busca do mesmo sonho
O campeonato Francês é composto de 20 equipes, assim como todas as principais ligas europeias – menos a Bundesliga – com três equipes subindo da segunda divisão a cada ano e três equipes sendo rebaixadas.
Entre essas equipes estão os sete maiores vencedores da Ligue 1: Saint-Etienne, Olympique de Marselha, Nantes, Monaco, Lyon, Bordeaux e Paris Saint-Germain.
O Saint-Etienne não assusta tanto, mas já foi o melhor
Quem olha os maiores campeões da história do Campeonato Francês pode se surpreender que o Saint-Etienne está no topo com 10 conquistas, uma a mais que o Olympique de Marselha e quatro a mais que o Paris Saint-Germain, times de maior exposição e visibilidade no mundo e de cidades maiores na França.
Mas “os verdes”, como são conhecidos, tiveram anos de ouro nos anos 60, com quatro títulos seguidos e nos anos 70, com um tricampeonato consecutivo. Porém, o último título veio em 1980/81, com Michel Platini no elenco e desde lá a equipe viveu rebaixamentos e muitas desilusões.
Essa seca permitiu que outros times encostassem no número de títulos: o Olympique foi dominante na virada dos anos 1980 e 1990 com quatro títulos seguidos – o último deles foi revogado -, mas de lá para cá só conseguiu mais um troféu, em 2009/10. O Lyon, com um elenco composto de vários brasileiros, tendo Juninho Pernambucano como destaque, conseguiu um heptacampeonato seguido, um feito incrível. Mas esses são os únicos troféus da história do time. Já o Paris Saint-Germain, um time novo em comparação com outros citados aqui (1970), somou quatro títulos seguidos entre 2012/13 e 2015/16 para se juntar aos outros em 1985/86 e 1993/94.
Com toda essa divisão de troféus, algo que nenhuma das outras quatro principais ligas europeias têm (Italiana, Espanhola, Inglesa e Alemã), o líder nas conquistas continua o Saint-Etienne, que irá disputar a primeira divisão em 2017/18 e pode sonhar com aumentar essa vantagem, por que não?
Formato da competição
Como já dito, o Campeonato Francês é composto de 20 times, com o Monaco fazendo parte do campeonato apesar de ter sua sede no Principado de Mônaco. Todas as equipes se enfrentam duas vezes, em esquema de turno e returno e mandos inversos. No fim das 38 rodadas, o time que somar mais pontos é o campeão. Além do vencedor, o vice-campeão tem uma vaga assegurada na fase de grupos da Uefa Champions League. O terceiro colocado terá que passar por uma eliminatória antes da fase de grupos do principal torneio continental e o quarto colocado garante sua vaga na Liga Europa. Os dois últimos times serão rebaixados para a segunda divisão e o terceiro pior time terá um mata-mata com uma equipe da segunda divisão e o vencedor jogará a primeira divisão no ano seguinte.
História do Campeonato Francês
Antes de 1930, o futebol na França era jogado de forma amadora, mas isso mudou e em 1932/33 foi organizado o primeiro Campeonato Francês profissional vencido pelo Olympique Lillois. Entretanto, com a Segunda Guerra Mundial, o torneio se desconfigurou, gerando diversos campeões em regiões geográficas (Zona Norte, Zona Sul, etc). Para Federação Francesa, os campeões entre 1939-1945 não são reconhecidos.
Com o fim da Guerra, o Campeonato voltou ao normal e desde esse momento o Campeonato seguiu sem interrupções, crescendo no número de times até chegar em 20, mudando de nome de Division 1 para Ligue 1 em 2002.
É difícil de segurar o PSG
Como esperado, por causa do investimento multimilionário que os donos do PSG fizeram na janela de transferências, o time da capital francesa arrancou como principal candidato a conquistar a Ligue 1, que foi sua por quatro anos antes da conquista do Mônaco na temporada passada.
O trio Neymar, Cavani e Mbappé logo se tornou imparável e o time somou goleadas nas primeiras partidas do torneio. Entretanto, uma disputa por quem cobraria os pênaltis entre Neymar e Cavani fez muitos duvidarem do sucesso da equipe. Aparentemente resolvido, o problema não impediu que o PSG abrisse uma confortável distância para Lyon, Monaco e Olympique de Marseille ainda antes do fim do primeiro turno.