Depois da eliminação para o Real Madrid na Champions League, com duas derrotas, o Paris Saint-Germain teve que se contentar mesmo com o campeonato local nesta temporada. Neste domingo, dia 18, o time vai até a bela cidade de Nice, na Costa Azul, para abrir uma vantagem ainda maior para o Mônaco em um campeonato que não está decidido apenas pela matemática.

Depois da eliminação na Champions, restou ao PSG garantir o Campeonato Francês

Claro que a questão dos pontos é a mais importante no futebol, mas apenas uma completa tragédia tira esse título do PSG. Com a vitória por 2 a 1 contra o Angers, com dois gols de Kylian Mbappe, o time abriu 17 pontos em relação ao Monaco, atual campeão, com nove jogos faltando para o time do Principado.

O Monaco, que joga na sexta-feira contra o Lille – lutando fortemente contra o rebaixamento -, só pode chegar neste campeonato a 90 pontos. Ou seja, o PSG precisa neste momento de 10 pontos em oito jogos para se sagrar campeão pela quinta vez nos últimos seis anos.

Algo que pode motivar o Monaco é pelo menos puxar a disputa do campeonato para o duelo contra a equipe da capital na 33ª rodada. O jogo será no dia 15 de abril no Parque dos Príncipes e assim o time do Principado pode se vingar da derrota no primeiro turno, por 2 a 1. Dali a arrancar para o bi é algo completamente improvável.

Isso se deve ao fato que desde a derrota para o Lyon por 2 a 1 no dia 21 de janeiro, o time parisiense somou 8 vitórias seguidas, a maioria delas por placares elásticos. A mais importante veio na 27ª rodada, praticamente sacramentando sua conquista com uma vitória sobre o Olympique de Marselha, um dos times que ainda podia sonhar com uma conquista, por 3 a 0.

Porém, essa derrota veio com uma taxa bastante pesada: Neymar teve uma lesão no tornozelo e teve que passar por cirurgia, perdendo o jogo de volta contra o Real Madrid.

Querendo ou não, toda essa campanha do PSG no Campeonato Francês teve a Champions League como pano de fundo. E com uma eliminação nas oitavas de final, não dá para afastar o sentimento de prêmio de consolação para La Ligue, um campeonato que não justifica o investimento feito pela direção do time. Tanto que o treinador Unay Emery não deve continuar no comando mesmo com a conquista.

Na partida contra o Angers, nesta quarta-feira, um dos investimentos mostrou seu valor em campo. No primeiro gol, Mbappe recebeu lindo passe de Julian Draxler e nem dominou, finalizando de primeira no canto sem dar chances ao goleiro. O jogo poderia se complicar depois que Thiago Motta deu uma entrada violenta e foi expulso. Mas Mbappe foi oportunista poucos minutos depois, aproveitando cruzamento rasteiro.

Kylian Mbappe
Kylian Mbappe está fazendo o que mais sabe: gols

Esse jogo foi antecipado da 31ª rodada, para não encavalar com a final da Copa da Liga, que será justamente entre PSG e Monaco no dia 31 de março.

Para a partida contra o Nice, o treinador Unay Emery pode puxar o vídeo do jogo no primeiro turno, quando o seu time venceu por 3 a 0 sem contar com Neymar, que à época estava suspenso. Edinson Cavani fez dois gols e o brasileiro Dante marcou contra.

Depois de jogar em Nice, o PSG continua fora de casa para atuar na 32ª rodada contra o tradicional Saint-Étienne. Caso o PSG vença essas duas, o time pode chegar no duelo contra o Monaco só para enfiar a adaga no peito do rival e se sagrar campeão francês.

O Paris Saint-Germain tem a faca e o queijo na mão para vencer o Campeonato Francês. Neste fim de semana contra o Nice, o time ainda não garantirá matematicamente o título, mas já pode começar a pensar na festa.