Quartas da Liga dos Campeões: o que esperar de cada duelo

24

Na manhã desta sexta-feira (15) foram feitos os sorteios que definiram os confrontos de quartas de final de ambas Liga dos Campeões e Liga Europa. Conforme era praticamente inevitável, teremos alguns jogos espetaculares, especialmente na Champions, claro, mas não apenas nela.

A seguir, vamos analisar partida a partida, falando da situação de cada time em seus campeonatos e copas nacionais, o desempenho na competição europeia até aqui e, obviamente, analisar as chances de cada um de seguir em frente até eventualmente chegarem à grande final.

Os jogos de ida da Champions acontecem nos dias 9 e 10 de abril, enquanto que a volta está marcada para a semana seguinte, nos dias 16 e 17 de abril. Da mesma maneira, os confrontos de quartas da Europa League ocorrem sempre nos dias seguintes, com a diferença de que os jogos são todos nos mesmos dias: 11 de abril a ida, 18 de abril a volta. Para te ajudar a organizar a leitura, basta lembrar que o time cujo nome está na frente é quem joga o primeiro jogo em casa, ok?

Tottenham Hotspur x Manchester City

Líder e terceiro colocado da Premier League se enfrentam num duelo 100% inglês em plena Liga dos Campeões

Vamos começar falando sobre um confronto 100% inglês na Champions – aliás, tem gente chamando com razão de UEFA Premier League, já que é a primeira vez que quatro ingleses chegam até as quartas desde 2008-09 – 10 anos atrás. Nenhum desses dois times estava lá na ocasião, mas isso porque ambos eram considerados, no máximo, clubes medianos da Terra da Rainha.

A campanha do Tottenham começou complicada, e o time de Londres só passou para as oitavas pelos gols marcados, já que empatou com a Inter de Milão em pontos e saldo de gol. Em compensação, os Spurs estão invictos há seis jogos na Champions e ganharam moral demais depois de arrasar o Borussia Dortmund sem dó nas oitavas, com direito a placar agregado de 4×0.

O Manchester City, por sua vez, terminou a fase de grupos em primeiro, com folga, e não tomou conhecimento do Schalke 04 nas oitavas, atropelando os alemães com um placar agregado de 10×2. Aliás, o City tem o melhor ataque de toda a Champions, com 26 gols marcados em oito jogos. Dentro do campeonato inglês, estamos falando do líder (City) contra o terceiro (Spurs), e o único confronto entre eles, na casa do Tottenham, acabou em vitória dos Citizens por 1×0.

Não dá para negar que o Manchester City é favorito neste duelo e, aliás, favorito a chegar na final, pela primeira vez desde que o clube se tornou o milionário que é hoje. Para se ter noção disso, em Betfair, o City é o favorito ao título, com odds em 3,3 para 1. O Tottenham, por sua vez, é um ótimo time, claro, mas está perdendo pontos na Premier League a cada rodada, e por isso corre um pouco por fora. As odds para o duelo de ida das quartas estão em 8 para 1 se o City vencer por 1×0 ou 2×0

Liverpool x Porto

Não há a menor dúvida de que o Liverpool é favorito neste duelo, mas zebra é o que não falta numa boa Liga dos Campeões

Com todo respeito ao Porto, mas o favorito neste duelo é claríssimo e indiscutível. Os portugueses são vice-líderes da Primeira Liga de Portugal e fizeram uma campanha de respeito nesta Champions, tendo ficado em primeiro no seu grupo (e invictos), mas já sofreram bastante para eliminar a mediana Roma nas oitavas. Sendo bem realista, é difícil imaginar os Dragões seguindo até as semifinais, levando em conta seu adversário…

…o Liverpool. Vice-líder da Premier League, fazendo a melhor campanha de toda a era moderna da Premier League, humilhando o todo-poderoso Bayern de Munique dentro da Allianz Arena nas oitavas de final e, antes disso, saindo vitoriosos do grupo mais difícil de todos dentro da Liga dos Campões (com PSG, Napoli e o indigesto Estrela Vermelha-SER).

Os Reds são donos da melhor defesa da Premier League (e uma das melhores do mundo, ressalte-se), e, além do mais, atuais vice-campeões da Champions, tendo caído de pé perante o Real Madrid mágico de Zidane, sagrado tricampeão em maio último. O favoritismo do time inglês é absurdo, talvez o mais escancarado de todos os duelos, e por isso as odds em Betfair estão em “apenas” 8 para 1 se o jogo de ida for 3×0 para o Liverpool.

Ajax x Juventus

cristiano ronaldo juventus
O Ajax fez o Real Madrid passar a vergonha, mas a Juventus tem em Cristiano Ronaldo uma arma formidável para lidar com qualquer adversário

Este é o outro duelo onde o desequilíbrio entre as equipes tende a ficar mais evidente. O Ajax, atual vice-líder da Eredivise, merece todo o respeito e muito mais depois de eliminar o Real Madrid com toda a autoridade dentro do Santiago Bernabéu nas oitavas de final, revertendo uma vantagem madridista de 2×1 conquistada em Amsterdam para um agregado de 5×3, tendo enfiado quatro gols nos donos da casa no jogo de volta.

Ainda assim, quem aguarda os holandeses é ninguém menos do que a Juventus, time mais poderoso da Itália há muitos anos e, como se não bastasse, agora dona do melhor jogador do mundo (ou ao menos um deles): Cristiano Ronaldo, que praticamente sozinho garantiu a passagem da Velha Senhora para as quartas de final.

A Juve fez uma boa campanha num grupo relativamente difícil, tendo ficado acima do Manchester United na classificação final. A força dos italianos foi provada mesmo nas oitavas, quando foram sorteados para jogar com o sempre perigoso Atlético de Madrid, atual campeão da Liga Europa. O jogo de ida terminou com vitória dos Colchoneros por 2×0, mas a estrela de CR7 brilhou mais forte em Turim, com o craque marcando um hat-trick para a Juventus em cima da melhor defesa da Espanha (e talvez do mundo).

Resta ver se o Ajax, embalado por conta da glória em Madrid, vai ter forças para encarar o novo clube do até então ídolo do clube da capital espanhol. As odds em Betfair estão em 12 para 1 se a Velha Senhora vencer o jogo em Amsterdam por 3×0.

Manchester United x Barcelona

Messi jogou demais contra o Lyon nas oitavas de final. Essa é a primeira vez em dez anos que o sorteio permite que, eventualmente, o argentino enfrente CR7 na final de uma Champions

E finalmente, chegamos ao duelo mais esperado e de camisas mais pesadas entre os oito últimos participantes da Champions. Qualquer palpite aqui é um mero palpite, e o máximo que podemos fazer é analisar a fase de cada um dos times para ter uma vaga noção do que pode rolar.

O primeiro jogo é no Old Trafford, onde o Manchester United não sabe o que é perder pela Premier League desde agosto. Na Liga dos Campeões, os Diabos Vermelhos foram derrotados em casa pela Juventus (na fase de grupos) e pelo PSG nas oitavas, mas reverteu ambos os placares vencendo os jogos contra os mesmos times fora de casa – no caso do PSG, conquistando a vaga para as quartas após uma batalha épica em Paris, com direito a gol da classificação de pênalti nos acréscimos.

O Barcelona, por sua vez, está rindo à toa há muito tempo na temporada. Ainda invicto na Liga dos Campeões, o time catalão tem a melhor defesa e segundo melhor ataque dos clubes que restam na competição. Depois de atropelar impiedosamente o Lyon nas oitavas, o Barça se firmou de vez como sério candidato ao título da Champions, que não fatura desde 2014-15. O Campeonato Espanhol parece no papo, pronto para ser do time azul-grená pelo segundo ano seguido.

As odds para este duelo de gigantes são muito equilibradas, mas o Barça é considerado favorito em Betfair. Vitória dos espanhóis na Inglaterra por 2×0 paga 10 para 1. Se o United se der melhor e vencer pelo mesmo placar, o pagamento é de 12 para 1.

Os duelos na Europa League

Arsenal
O Arsenal vive grande fase no inglês e se recuperou muito bem na Liga Europa, mas o caminho para um potencial título passa pelo adversário mais difícil possível nas quartas: o Napoli

Não nos esqueçamos do “segundo pelotão” europeu, que chegou também à sua fase quartas de final e trouxe consigo alguns gigantes, loucos para não apenas conquistar um troféu na temporada como, principalmente, beliscar uma vaga na próxima Liga dos Campeões sem depender dos seus respectivos campeonatos nacionais.

O duelo mais interessante é, de longe, Arsenal x Napoli, que começa em Londres no dia 11 de abril e termina na Itália, no dia 18 do mesmo mês. Considerada uma final adiantada, é impossível desconsiderar que o vencedor deste jogo sairá como favoritíssimo ao título da Liga Europa. As odds no momento estão em 8 para 1 se o Arsenal vencer em casa por 1×0 ou 2×1.

O outro inglês envolvido é o Chelsea, campeão da competição em 2012-13. Os Blues foram abençoados com um duelo bem mais fácil (em teoria), contra o humilde Slavia Praga, da República Tcheca. As odds são de 7 para 1 se o Chelsea vencer tanto por 2×0 quanto por 2×1 fora de casa. Aliás, o Chelsea é o favorito ao título em Betfair, com odds em 2,75 para 1 em caso de título dos londrinos azuis.

Completam os duelos dois confrontos mais equilibrados: o duelo espanhol Villarreal x Valencia, com odds a 10 para 1 em caso de vitória de qualquer um dos dois por 2×0 na cidade de Villarreal, e Benfica x Eintracht Frankfurt, cujas odds para o primeiro jogo, em Portugal, estão em 10 para 1 se acabar empatado por 2×2, mesmo prêmio pago por vitória dos alemães por 2×0.

Comentários do Facebook