Terça de UEFA Champions League: desafios para Real Madrid, Liverpool e mais

Começa a penúltima rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões na temporada 2020-21, o que significa que quem ainda não se garantiu tem uma chance, e quem está sobrevivendo, mas caindo, precisa fazer um esforço final para chegar às oitavas.

Nesta terça (1) teremos jogos dos grupos A, B, C e D, sendo que dos 16 times envolvidos, só dois já se garantiram na próxima fase. O resto, e é aí que entra a alegria de quem assiste, vão disputar as vagas com unhas e dentes a partir de agora!

Real Madrid tem que ganhar para depender só de si

O Real Madrid cometeu erros complicados no começo da campanha de Champions pelo grupo B, deixando pontos preciosos contra Shakhtar Donetsk e Borussia Mönchengladbach. Depois de se recuperar vencendo a Inter de Milão duas vezes, os Merengues encaram o seu carrasco da primeira rodada, Shakhtar, que recebe os espanhóis na Ucrânia cheio de vontade de bater um gigante.

Todos lembramos que, na Espanha, o time ucraniano abriu 3×0 e, embora tenha tomado dois gols, segurou uma vitória histórica fora de casa e se colocou como sério concorrente à vaga. Se o Real Madrid quiser se confirmar com tranquilidade nas oitavas, seria bom dar o troco no Shakhtar, que está com três pontos a menos.

As odds na Betfair para essa partida, independentemente do que rolou até agora, dão o favoritismo ao Real, cuja vitória paga 1,4 para 1. Se o Shakhtar ganhar de novo, pagamento de ótimos 7 para 1.

Pelo mesmo grupo, e isso é importante, o Borussia Mönchengladbach pode voltar às oitavas depois de alguns anos se ganhar do surpreendente saco de pancadas do grupo, a Inter de Milão, que não venceu um joguinho sequer até agora. A partida é na Alemanha e, se der Gladbach, o time não apenas se garante na próxima fase, como pode garantir a liderança caso o Real Madrid perca seu jogo.

Liverpool x Ajax: hora da consagração Red?

O Liverpool está a um passo da vaga, mas o Ajax pode ser o jogador oficial de água no chopp vermelho

Como diz a velha expressão, o Liverpool tem a faca e o queijo na mão para passar à fase mata-mata de Champions mais uma vez, e por isso não pode nem pensar em escorregar diante do Ajax, ainda mais jogando no Anfield.

O time inglês é líder do grupo D e só depende de si mesmo para ser primeiro colocado, mas o Ajax entra em campo não apenas sonhando com a liderança, mas antes com a mera classificação, já que a rival direta pela vaga, Atalanta, pega o já eliminado Midtjylland no Bérgamo e, convenhamos, ninguém espera nada além de uma surra italiana.

Caso perca em casa, o Liverpool pode se ver ultrapassado por ambos Ajax e Atalanta (novamente, em caso de vitória do time italiano), mas mesmo assim não precisa se descabelar, já que na última rodada Ajax e Atalanta jogam um contra o outro e os Reds pegam o time norueguês, já desclassificado.

As odds da Betfair para o duelo entre ingleses e holandeses na terra dos Beatles são de 1,6 para 1 a favor dos donos da casa e 4,5 para 1 a favor dos visitantes neerlandeses.

Jogos nos grupos “decididos”

Embora já saibamos pelo menos um dos classificados do grupo A e outro do grupo C, a situação ainda está aberta em relação à segunda vaga e também de quem vai migrar para a Liga Europa.

O Bayern de Munique está devidamente classificado, e em primeiro, mas definitivamente não vai querer perder seus 100% de aproveitamento diante do Atlético de Madrid, que está naquela situação “tudo a ganhar, tudo a perder”.

A partida será no Wanda Metropolitano, e os Colchoneros entram furiosos para tentarem garantir a segunda vaga, sabendo que uma derrota combinada com vitória do Lokomotiv Moscou sobre o RB Salzburg custa o segundo lugar e causa pânico em Madrid para a rodada final.

O outro garantido na próxima fase é o Manchester City, também com 100% de aproveitamento, e que defende sua campanha perfeita no jogo mais difícil que fará, ao menos em teoria: contra o Porto fora de casa. Não apenas os portugueses são o segundo melhor time do grupo e jogam no seu Estádio do Dragão, como estes sabem que ainda podem roubar a liderança do próprio City, o que começaria com uma vitória em Portugal, claro.

Enquanto isso, lutam com unhas e dentes Olympique de Marseille e Olympiacos – o primeiro, já eliminado, o segundo precisando de um milagre que envolve duas vitórias (uma agora e outra contra o Porto semana que vem, na Grécia) e ainda dependendo de o City vencer os portugueses.

Comentários do Facebook