É até difícil falar sobre futebol hoje, porque hoje vai ser para sempre o dia em que perdemos Diego Armando Maradona, um dos maiores gênios que o futebol nos deu e que passa agora oficialmente ao panteão das lendas imortais. Teremos um post específico para homenagear a vida e a obra de Don Diego ainda hoje, aguarde.
Enquanto isso, tentando encontrar ânimo para ver futebol num dia tão triste para o esporte, vamos falar sobre a rodada de UEFA Champions League, que promete ser bem decisiva
Inter de Milão x Real Madrid: agora ou nunca para os gigantes feridos
Numa situação similar à do grupo Itália/Inglaterra/Uruguai/Costa Rica da saudosa Copa de 2014, o grupo Mönchengladbach/Shakhtar/Real Madrid/Inter parece de cabeça para baixo, com os inicialmente favoritos ficando de fora e os “azarões”, guardadas as devidas proporções, seguindo em frente.
Não existe ninguém em situação plenamente confortável com ainda 9 pontos em disputa, mas o Borussia Mönchengladbach é o menos preocupado da turma. Liderando o grupo e abrindo os trabalhos em casa contra o Shakhtar, quem atropelou por 6×0 na Ucrânia na semana passada, os alemães podem se gabar de depender 100% de si próprios para avançarem. O Shakhtar, na verdade, também o pode, mas a missão é mais complicada.
Agora, o abacaxi mesmo está no colo de ambos Real Madrid e Inter de Milão, que se enfrentam na Itália no grande jogo da rodada. A Inter é lanterna do grupo, sem ter vencido um jogo sequer até agora – só conseguiu empatar com Shakhtar e Gladbach – e pena com seus dois pontinhos. Se quiser ter chance de chegar às oitavas, precisa vencer o Real Madrid de qualquer jeito.
Essa missão, óbvio, não tem nada de fácil. O Real pode não estar vivendo o auge da forma e certamente tem problemas, caso contrário não seria terceiro no grupo, com 4 pontos, mas é um time temível e que costuma crescer nos momentos de dificuldade – vide a vitória sobre a Inter na semana passada.
É o jogo de vida ou morte para ambos. Se perder, a Inter de Milão fica em situação desesperadora, precisando ganhar os dois próximos jogos e sem depender mais de si mesma. O Real, por sua vez, até pode se dar ao luxo de um empate no jogo mais difícil (em teoria) que ainda fará, mas se vê obrigado a vencer os outros dois adversários – coisa que não fez no “primeiro turno”.
As odds na Betfair retratam bem a importância do jogo, frisando o equilíbrio que se espera: 2 para 1 se a Inter ganhar, 3,25 para 1 se o Real Madrid ganhar.
Gigantes em busca da consagração
Podemos dizer que três gigantes da Champions ficam hoje a um passo da classificação, e ninguém espera nada diferente, na verdade. Eles são Liverpool, Manchester City e Bayern de Munique, líderes de seus respectivos grupos e todos prestes a chegarem às oitavas, se ganharem.
Começando pelo Bayern, atual campeão e cabeça-de-chave do grupo A; os alemães enfrentam o RB Salzburg, lanterna da turma e que não assusta ninguém – embora matematicamente ainda possa chegar na próxima fase, vide a bagunça que é esse grupo. Se vencer, o Bayern não apenas se classifica, como fica a um pontinho de ser primeiro colocado.
Falando agora do grupo B, o Manchester City está em situação similar à do Bayern, ou seja, 100% de aproveitamento e a um passo de atingir a próxima fase. Para fazer isso, basta uma vitória contra o Olympiacos na Grécia, uma vez que esse placar garante ao menos uma segunda posição para os Citizens.
Ainda dentro da categoria dos ingleses e invictos, o Liverpool tem o maior desafio da turma, ao menos em teoria: enfrentar a Atalanta, um time ofensivo e que costuma fazer muitos gols. A preocupação dos Reds, porém, é bem limitada, já que o passeio aplicado sobre os italianos jogando no Bérgamo, por 5×0, deixa pouca margem para favoritismo do adversário.
Outros jogos que completam a rodada de Champions: Olympique de Marseille x Porto, Atlético de Madrid x Lokomotiv Moscou e Ajax x Midtjylland.