Campeão brasileiro mais recente da Libertadores, o Grêmio não vive lá um bom momento no Campeonato Brasileiro, mas está firme e forte nas quartas da competição sul-americana. O Palmeiras, por sua vez, atual bicampeão nacional, ocupa o terceiro lugar no Brasileirão, mas também chega fortíssimo para tentar sair de uma fila de 20 anos sem faturar a Libertadores.
Apenas três dias depois de empatarem em 1×1 no mesmo estádio, mas pelo Brasileirão, Grêmio e Palmeiras voltam a se enfrentam, agora pelas quartas da Libertadores, sabendo que, necessariamente, haverá um brasileiro na grande final em Santiago, no Chile, e ambos certamente vão fazer de tudo para ser este brasileiro.
A seguir vamos ver o que esperar do primeiro duelo entre os dois, que rola na Arena do Grêmio, e falar também sobre as odds em Betfair.
Grêmio empacado no Brasileirão, mas forte na Libertadores
A situação dos dois times não poderia ser mais similar: nenhum dos dois vence no Brasileirão há muito tempo (cinco rodadas, no caso do Grêmio), mas seguem firmes na Copa Libertadores, almejando seriamente o título. A diferença básica é o posicionamento: o Tricolor Gaúcho é apenas o 13º no Brasileirão, enquanto que o Palmeiras é terceiro.
Poupando muitos jogadores, Renato Gaúcho acumulou um monte de empates desagradáveis nos últimos jogos do Brasileiro, sem contar a derrota para o Flamengo. Compreensível, porém, levando em conta que o time gaúcho é semifinalista da Copa do Brasil e, como dissemos, está nas quartas da Libertadores.
Levando em conta que, dos próximos sete jogos do Imortal, seis serão contra os mesmos dois times (Palmeiras e Athletico-PR), o Grêmio terá chance de aprender a jogar direitinho contra cada um – em teoria.
Falando em Libertadores agora, o time gaúcho sabe que não chega com grande favoritismo para os confrontos com o Verdão. Ambos ataque e defesa tricolores passou a funciona melhor a partir do mata-mata, tendo eliminado o Libertad-PAR com placar agregado de 5×0.
Tendo poupado titulares justamente contra o Palmeiras no jogo do Brasileirão, Renato Gaúcho agora dispõe de força máxima para enfrentar os paulistas em Porto Alegre, e a ideia é usar a força de gente como Geromel, Kannemann, Everton Cebolinha, André e outros para garantir uma boa vantagem no Sul e chegar mais sossegados para a volta em São Paulo.
Palmeiras num momento delicado
O torcedor do Palmeiras vai concordar que o time já viveu fases melhores nos últimos tempos. Depois de começar o Campeonato Brasileiro de maneira arrasadora, ficando na liderança desde o começo, o desempenho caiu vertiginosamente depois da pausa para a Copa América – o time simplesmente ainda não ganhou no Brasileirão desde então.
A coisa estava tão feia que muita gente começou a pedir a cabeça do técnico Luís Felipe Scolari, que só não rolou porque o time conseguiu empatar o jogo-chave com o arquirrival Corinthians, na arena do adversário. Ainda assim, o Palmeiras parece só conseguir empatar na Série A, o que custou a liderança e até o segundo lugar. O Verdão agora é apenas o terceiro.
Eliminado também da Copa do Brasil, a obsessão palmeirense é a Libertadores – até porque esse é o único caminho até o Mundial da FIFA, o maior objetivo do time há 20 anos, e no caminho está o Grêmio, que impediu o que seria a primeira vitória alviverde no Brasileirão em mais de dois meses com um gol no finalzinho e muita polêmica.
Tirando os lesionados Mayke e Vitor Hugo, Felipão tem todos os atletas à disposição para usar em Porto Alegre sem medo de ser feliz. Gustavo Gómez, Felipe Melo, Bruno Henrique, Willian, Dudu e todo mundo mais devem estar disponíveis para o jogaço que se espera na Arena do Grêmio.
Para este jogo de ida, as odds em Betfair são de 2,5 para 1 caso o Grêmio vença em casa, 2,9 para 1 caso empate e 3,25 para 1 caso perca para o Palmeiras