No fim da rodada passada, escrevi na terça-feira que o Campeonato começava a se embolar. A rodada #15 só serviu para transformar a dança a dois em uma festa em que seis times acreditam que podem levar o Troféu. E agora eu percebi que vou mudar todo o texto para escrever sobre quem tem motivo para sonhar e quem pode estar um pouco iludido.
Santos – 32 pontos – Primeiro
Alguém não tão paranoico pode olhar derrotas para São Paulo no Morumbi e Cruzeiro no Mineirão e achar que o Santos não traiu nenhum torcedor nem saiu completamente do previsível.
Mas como quem escreve aqui é um pouco paranoico e fixa mais em desempenho que necessariamente resultado, o que o Santos fez precisa preocupar muito o torcedor. E não só os jogadores, mas também Jorge Sampaoli.
O segundo tempo contra o São Paulo foi muito ruim, sendo que o primeiro não tinha sido grande coisa. Tanto a escalação inicial com três zagueiros como as substituições não funcionaram bem. Ontem Sampaoli não pode ser culpado por Gustavo Henrique ter sido expulso com o jogo mal ter começado. A partir dai o Santos estava condenado a jogar de forma diferente e aleijada. Mas a entrada de Pará no primeiro tempo para sair no intervalo não deu para entender e a atuação do meio para a frente foi novamente muito ruim.
O Santos escapou com alguns pontos a mais em suas maiores sequências no campeonato. O jogo contra o Botafogo é um exemplo, com o tiro no ângulo de Marinho dando a vitória no fim. Será que o Santos já teve seu auge na competição? Caso a resposta seja não há uma boa chance de provar isso no próximo fim de semana, contra o Fortaleza em casa.
Flamengo – 30 pontos – Segundo
O Flamengo é o time em alta no momento, sem dúvidas. Depois de fazer 4 a 1 no Vasco não vai ter muito rubro-negro lembrando do Bahia. O ataque é o melhor do Brasil, com Gabigol e Bruno Henrique em grande fase.
Como será o Flamengo nos jogos grandes? Descobriremos na rodada #17 quando recebe o Palmeiras e na rodada #19 quando terá um duelo contra o Santos no Maracanã.
Palmeiras – 30 pontos – Terceiro
Desde que a Copa América terminou, o Palmeiras não vence pelo Campeonato Brasileiro. A ideia que citamos acima sobre o resultado por si só não ser uma má (empate com o Grêmio em Porto Alegre) se aplica aqui, mas o desempenho diz o contrário. Como pode o Palmeiras, com o elenco que tem, fazer 1 a 0 e se trancar atrás, fazendo cera a todo momento ainda por cima?
A equipe perdeu a segunda posição, mas está empatado em pontos com o Flamengo. Ainda tem tudo para engrenar, mas Felipão parece mais interessado em fazer birra.
Atlético-MG – 27 pontos – Quarto
O trabalho de Rodrigo Santana está voando um pouco abaixo do radar e a derrota para o Athlético-PR foi uma oportunidade perdida de chegar no primeiro pelotão. Sonhar com título pode ser demais, mas uma vaguinha na Libertadores pode estar perto.
São Paulo – 27 pontos – Quinto
Como o pênalti de Tiago Volpi não foi marcado eu não sei. O que eu sei é que o São Paulo está quente e empolgado, com Daniel Alves chegando e já decidindo uma partida. A distância de cinco pontos para o Santos pode ser diminuída com o jogo a menos contra o Furacão no Paraná. Ainda tem uma sequência chata com Vasco fora de casa, Grêmio casa e Inter fora antes de terminar o turno com um duelo mais fácil contra o CSA em casa. Dá ?
Corinthians – 27 pontos – Sexto
Ninguém está contente com o futebol que o Corinthians apresenta, mas a fórmula usada é a mesma de anos de sucesso. Melhor defesa do campeonato com 8 gols sofridos, ataque nada brilhante mas que aproveita oportunidades e mando forte, onde ainda está invicto. Entretanto, os desempenhos ruins contra os melhores times deixam o Timão sem poder iludir muitos.