Com o fim da quarta rodada da Champions, os primeiros times que garantiram vaga nas oitavas de final começaram a surgir. Por enquanto foram seis: Bayern de Munique, Manchester City, Chelsea, Sevilla, Barcelona e Juventus.
Falaremos do desempenho desses seis, dos outros gigantes e também daremos uma pincelada pela Liga Europa, que segue a todo vapor.
Bayern e City: confirmando o favoritismo
Desde o começo da temporada, dois times com odds mais baixas para levar a Champions League (ou seja, mais favoritos) na Betfair são Bayern de Munique e Manchester City. O Bayern é o atual campeão, é um timaço e é o rei que defende a coroa. Já o City tem verdadeira obsessão a respeito da Champions, o troféu que os milionários ingleses nunca arrebataram – mesmo esquema do PSG.
Até agora, ambos os times fizeram por merecer tal favoritismo. Os dois estão com 100% de aproveitamento, sendo que os Bávaros têm um ataque monstruoso de 15 gols em quatro jogos – o melhor da competição até o momento – e os Citizens arrasam na defesa, tendo tomado apenas um gol (e feito 10).
Na última rodada, os alemães venceram o RB Salzburg e carimbaram não só a classificação como o primeiro lugar do grupo, uma vez que o Atlético de Madrid, com cinco pontos, não pode mais ultrapassar o clube. Os ingleses ainda não garantiram o primeiro lugar porque o Porto venceu todas as suas partidas (fora a primeira, contra o próprio City) e pode muito bem roubar a liderança.
Barcelona e Juventus: sem sufocos
Os fronts nacionais de ambos Barcelona e Juventus não têm sido dos mais fáceis, mas os dois conseguiram superar os problemas domésticos e mandar muito bem na fase de grupos da Champions, com os dois já devidamente classificados.
Para quem está sofrendo horrores em La Liga, o Barcelona parece uma máquina de ganhar na Champions. Forma quatro vitórias nos quatro jogos, batendo não só a Juve na Itália com tranquilidade como atropelando Dínamo de Kiev e Ferencvárosi também. Só falta garantir o primeiro lugar, o que pode rolar na próxima rodada, caso vença e a Juventus tropece.
A Juventus, aliás, só perdeu para o Barcelona mesmo, vencendo seus três compromissos seguintes. Na última rodada a vítima foi o Ferencvárosi, que perdeu por 2×1 com gols de Cristiano Ronaldo e a surpreendente sensação Álvaro Morata.
Chelsea e Sevilla: surpresas positivas
Um grupo que todos olhavam com desdém era o E, encabeçado por Chelsea e Sevilla. Tido como chato, o grupo se tornou na verdade um dos primeiros a serem definidos, com os dois gigantes europeus conquistando 10 pontos cada – ou seja, ganhando de todo mundo e empatando um com o outro.
Como os dois adversários restantes (Rennes e Krasnodar) perderam três jogos e empataram um com o outro também, já estão eliminados e terão que se contentar em brigar por vaga na Liga Europa.
Falando em grupos esnobados, esse é também o caso do F, no qual Borussia Dortmund e Lazio estão se destacando, mas ainda não passaram de fase matematicamente. O único concorrente vivo além dos dois é o Club Brugge, que levou sacolada do Dortmund na rodada, mas segue vivo, tendo que ganhar do Zenit e da Lazio para ter chance.
Mais gigantes na Champions
Quem podia ter se garantido nas oitavas mas vacilou foi o Liverpool. Cheio de moral depois de golear a Atalanta na Itália impiedosamente por 5×0, o jogo de mando invertido no Anfield acabou 2×0 a favor do clube do Bérgamo, que mereceu ganhar e fica assanhadinho atrás não apenas de vaga, como de um possível primeiro lugar.
Para chegar lá, porém, a Atalanta precisa superar um adversário pesado: o Ajax, que está empatado com o clube italiano com 7 pontos, mas à sua frente por conta de saldo de gols. Os holandeses estão bem afim de beliscar a classificação, mas disputam os dois próximos jogos justamente com Liverpool e Atalanta, respectivamente, e por isso a coisa pode ser bem complicada.
Agora, um grupo especialmente embananado é o B, que se tornou um pesadelo para a Inter de Milão quando esta perdeu em casa para o Real Madrid por 2×0 na última rodada, com gols de Hazard e Rodrygo, que jogou demais e está caindo nas graças do torcedor Merengue.
Nesse grupo, porém, só quem está tranquilo mesmo é o Borussia Mönchengladbach, que humilhou de novo o Shakhtar Donetsk (6×0 semana passada, 4×0 nesta semana) e está em primeiro, dependendo apenas de si próprio para ser líder – embora ainda vá encarar ambos Real e Inter, é bom lembrar.
Para encerrar, mais uma baderna em forma de grupo: o H, onde estão Manchester United e PSG. As coisas ficaram mais light para os dois por terem vencido na rodada – o United bateu o Istambul Baseksehir por 4×1, enquanto o PSG deu o troco no Leipzig, ganhando de 1×0. Ainda está longe de estar tudo definido, e até mesmo os turcos têm chance de classificação, mas ambos ingleses e franceses só dependem de si para avançarem.
Europa League: destaques e classificados
Enquanto isso, na irmã caçula da Champions, alguns titãs do futebol europeu garantiram acesso à fase 16 avos de final da Europa League. O primeiro foi o surpreendente Hoffenheim, dono da melhor campanha da competição e que avançou ao vencer o Slovan Liberec por 2×0.
O outro único clube 100% até agora é o Arsenal, que venceu o Molde por 3×0 e se garantiu na próxima fase desde já. O arquirrival dos Gunners, aliás, o Tottenham, também ganhou, mas ainda não chegou lá. Dos ingleses, o Leicester já está na próxima fase após empatar com o Braga. Para encerrar a turma dos classificados, a Roma ganhou do Cluj e também se garantiu.