Mesmo que quiséssemos, seria impossível começar o texto sobre a rodada da UEFA Champions League sem citar o triste caso de racismo que paralisou e adiou a partida entre PSG e Istambul Basaksehir, que começou nesta terça (8), mas foi adiada depois de o quarto árbitro indignar os jogadores e membros de comissão técnica ao insultar um auxiliar do time turco de maneira racista. Toda nossa força à vítima, antes de mais nada.
Por conta do triste ocorrido, os jogadores (corretamente) se recusaram a continuar em campo, e por isso a partida foi adiada para hoje, fazendo com que a quarta-feira tenha 9 jogos. Falaremos do episódio racista com calma no post de pós-jogo, inclusive. Por agora, vejamos um pouco mais sobre os outros confrontos.
A grande briga: suco de caos no Grupo B
Se as coisas estavam enroladas no grupo H, justamente o do PSG e Basaksehir, podemos dizer que o que acontece no grupo B é o verdadeiro reino do caos. É o único caso em que todos os times chegam tanto com chances reais de passarem de fase quanto de serem eliminados (ou ao menos “caírem” para a Liga Europa).
O jogo mais aguardado é provavelmente Real Madrid (3º, 7 pontos) x Borussia Mönchengladbach (1º, 8 pontos), cujo vencedor vai diretamente para as oitavas, sem depender de mais ninguém – isso porque, na outra partida, Inter (4ª, 5 pontos) x Shakhtar Donetsk (2º, 7 pontos) estão na exata mesma condição.
Real Madrid x Borussia Mönchengladbach
A vida do Mönchengladbach já poderia estar resolvida se o time não tivesse perdido contra a Inter de Milão na última rodada. Aliás, o empate (que quase se concretizou, não fosse o VAR numa análise questionável) teria mudado totalmente a cara do grupo.
Como o futebol não tem essa de “seria” e “poderia”, os alemães têm que se conformar com a realidade, que é dura: enfrentar o Real Madrid na capital da Espanha sabendo que, se perder, não depende mais de si mesmo e pode ver sua tão sonhada vaga no mata-mata evaporar. Ainda assim, um empate é suficiente para classificar o Gladbach.
O Real Madrid, por sua vez, entra favorito pelo fator campo e por, ao menos no papel, ser mais time que seu adversário. Aqui vale frisar o “no papel”, porque duas sovas aplicadas pelo Shakhtar, teoricamente o mais fraco da turma, serviram de lição de humildade para os Merengues.
Na Betfair, a aposta é em vitória dos anfitriões: 1.66 para 1 contra 5 para 1 a favor dos visitantes.
Inter de Milão x Shakhtar Donetsk
Ninguém está em situação mais complicada no grupo do que a Inter de Milão, que não pode deixar de ganhar em nenhuma hipótese para passar de fase, e ainda por cima depende do placar do outro jogo. Lanterna da turma com só 5 pontos, os italianos torcem para haver um vitorioso entre Real e Gladbach – qualquer empate lá elimina os Nerazzurri, sem choro nem vela.
Já o Shakhtar Donetsk está em situação curiosa. O time ucraniano era considerado azarão desde o começo, mas surpreendeu com resultados maiúsculos contra o suposto papa-pontos do grupo, o Real Madrid, derrotado duas vezes pelo time do Leste Europeu. Para confirmar o que seria uma heroica vaga nas oitavas, o Shakhtar precisa ganhar para depender só de si ou, caso empate, torce para que o Mönchengladbach vença o Real Madrid.
As odds na Betfair, porém, não são nada amigáveis para os ucranianos, cuja vitória paga gigantescos 10 para 1. Se a Inter vencer, pagamento de apenas 1.28 para 1. Interessante também falar sobre as odds de classificação do grupo, aliás. O Shakhtar é tido como candidato mais fraco, pagando 5,5 para 1 se passar. As outras odds são Mönchengladbach – 1.73; Inter de Milão – 1.76; e Real Madrid – 1.25.
Ajax x Atalanta: vida ou morte no confronto direto
Com o Liverpool já classificado, resta uma vaga no grupo D, que será disputada por Atalanta e Ajax. Os italianos estão na frente no grupo, com um ponto a mais que os holandeses. Para nossa alegria, quis o calendário que o último jogo fosse justamente entre os dois, e na casa do Ajax.
A Atalanta, obviamente, entra em vantagem, precisando apenas de um empate para se classificar. Se ganhar, claro, passa direto. Se perder, porém, o time italiano que tanto surpreendeu na temporada passada dá adeus à Champions e vê a vaga ir para o clube de Amsterdam, que por sua vez deu show em 2018-19, quando chegando à final.
Atlético de Madrid só depende de si mesmo
Com o grupo C totalmente resolvido (City e Porto classificados), o último grupo que ainda tem algo a resolver nos jogos de logo mais é o A, no qual o Bayern de Munique já carimbou vaga de primeiro lugar. Resta saber quem será o segundo: Atlético de Madrid ou RB Salzburg.
Os Colchoneros são favoritos por conta da vantagem na tabela – dois pontos acima dos austríacos – mas todo cuidado é pouco, já que o adversário do time espanhol na rodada é justamente o Salzburg, que vai jogar em casa ainda por cima. Se vencer ou empatar, o Atléti chega às oitavas. Se perder, a vaga vai para o Salzburg.