
O futebol segue em ritmo tão frenético na Europa que quase não dá para acompanhar tudo o que acontece rodada após rodada. O que dá para fazer tranquilamente, porém, é ver as duas ligas que ainda não conhecem seus campeões – italiana e espanhola – delineando a forma do vencedor de maneira cada vez mais nítida.
Juve e Real Madrid fizeram bonito na rodada e estão contando os dias para poderem se chamar de campeões. Enquanto isso, na Inglaterra, a briga pela UEFA Champions League e Liga Europa segue tão acirrada quanto à contra o rebaixamento, e vamos falar de tudo isso agora!
Lazio tropeça no Milan e Juventus agradece
Tudo indicava que, pela primeira vez em uns bons anos, a Juventus teria um concorrente à altura na luta pelo título até o final da Serie A. Essa concorrente até surgiu, na forma da surpreendente Lazio, mas o clube azul-celeste tropeçou feio na rodada e praticamente disse adeus às chances de troféu. Em Betfair, por exemplo, título da Juve já tem odds a 1,05 para 1 – contra 8,5 para 1 ser der os Biancocelesti.
O compromisso do clube da capital era complicado: encarar o Milan de Ibrahimović. Claro que ambos Rossoneros e Ibra já viveram dias mais felizes e que impunham mais respeito, mas camisa e nome de entortar varal costumam aparecer justamente nos jogos grandes, e foi o que vimos.
Jogando em plano Stadio Olimpico de Roma, os vice-líderes tomaram um sacode de 3×0 dos visitantes milaneses pra ninguém botar defeito. Ibrahimović deu assistência para Çalhanoğlu abrir o placar e o próprio sueco marcou de pênalti. Já no segundo tempo, Rebić deu números finais à partida.
Algumas horas antes, a Juventus só precisava vencer o Torino no derby local para se manter sossegada rumo a mais um troféu italiano, e foi exatamente isso que a Velha Senhora fez, vencendo os rivais da cidade por 4×1, com gols de Dybala, Cuadrado, Cristiano Ronaldo e um gol contra.
Com esses resultados e, de brinde, derrota da terceira colocada Inter de Milão (2×1 para o Bologna no Giuseppe Meazza), só uma catástrofe tira o título da Juve, que lidera com 75 pontos. A Lazio vem com 68, a Inter tem 64 e a ousada e admirável Atalanta vem em quarto com 63, fungando no cangote dos Nerazzurri – e, vale dizer, vivíssima nas quartas da Champions.
Alguns anos-luz abaixo na tabela, Napoli, Roma e Milan disputam duas vagas na Europa League como prêmio de consolação, briga essa que promete, já que as pontuações são de 48, 48 e 46, respectivamente, após o Napoli bater a Roma por 2×1 nesta rodada também.
Real Madrid segue firme rumo ao título

O Barcelona até ganhou bem na rodada, 4×1 em cima do Villarreal, mas a festa é toda do Real Madrid, que venceu o azedo Athletic Bilbao fora de casa por 1×0, com gol de Sergio Ramos batendo pênalti – aquele jogo ruim e difícil que só o campeão costuma vencer.
Com o placar, os Merengues abrem quatro pontos dos arquirrivais catalães e já conseguem sentir o cheirinho do troféu faltando apenas quatro rodadas. Se o Barça tropeçar nas duas próximas rodadas e o Real vencer seus jogos, o troféu volta para Madrid pela primeira vez desde 2017.
Premier League: Quem não for o Liverpool que lute
Somente o Liverpool está sossegado no Campeonato Inglês, já que já assegurou seu título. Todos os outros, tirando talvez o virtualmente rebaixado Norwich, têm muito com o que se preocupar. Faremos uma matéria só para falar de briga por Champions League ainda esta semana, mas vale pincelar o quadro geral inglês.
O Manchester City perdeu de novo, mas continua tranquilo em segundo – ao menos tão tranquilo quanto alguém ameaçado pela UEFA de ser banido das competições europeias por um bom tempo pode estar. Atrás dos Citizens, Leicester e Chelsea despontam como principais concorrentes às vagas direitas.
Já o Manchester United emendou quatro vitórias seguidas e está totalmente no páreo, enquanto que o Wolverhampton perdeu para o Arsenal, que vem logo atrás, e embolou de vez a disputa por ambas Champions e Liga Europa. Atrás dos Gunners, porém, a coisa se complica, com Sheffield, Burnley, Tottenham, Everton, Newcastle e Southampton embolados e separados por apenas 6 pontos.
Os Spurs são os que estão fazendo mais feio nesse miolo, a ponto de começarem os pedidos pela cabeça de José Mourinho.
Na luta contra o rebaixamento, o Aston Villa se complicou perdendo para os campeões do Liverpool, mas Bournemouth e Watford também estão desesperados, de modo que, desses três, é quase impossível que dois não caiam junto com o lanterna Norwich.