UEFA Champions League: definições para a volta

Agora é oficial: a UEFA se pronunciou e os jogos restantes para concluir a edição 2019-20 da Liga dos Campeões já tem data e local para acontecer.

Nesta matéria você vai saber mais sobre o que está rolando nos bastidores do futebol europeu continental, relembrar a situação dos times e saber mais sobre o que esperar desse resto de temporada tão atípico e tristemente histórico.

Relembre em que pé estavam as coisas

Antes de falarmos sobre o que ficou decidido para o resto da temporada na UEFA Champions League e também na Europa League, é uma boa ideia relembrarmos onde as coisas haviam sido paradas, já que a pandemia da COVID-19 pegou todos no meio das ações.

O futebol foi parado de maneira geral no continente europeu no momento em que a Liga dos Campões estava chegando ao fim da sua fase oitavas de final, tanto que alguns dos jogos dessa fase já foram feitos inclusive sem torcida no estádio – embora aglomerada do lado de fora.

Já estão classificados para as quartas os seguintes times: Atlético de Madrid, PSG, Atalanta e RB Leipzig. O Atléti eliminou o atual campeão, Liverpool; o PSG despachou o Borussia Dortmund; a Atalanta passeou em cima do Valencia; e o RB Leipzig não tomou conhecimento do vice-campeão atual, o Tottenham.

Resta decidir o destino oito times: Napoli, Barcelona, Real Madrid, Manchester City, Chelsea, Bayern de Munique, Lyon e Juventus.

O confronto mais aberto de todos é o de Napoli x Barcelona, que empataram por 1×1 no jogo de ida, na Itália. O Real Madrid perdeu do City por 2×1 em pleno Bernabéu e pode ter se metido em sérios apuros, enquanto que o Chelsea está sem esperanças de virar o placar para cima do Bayern, já que os alemães ganharam a ida em Londres por 3×0. O Lyon, enfim, surpreendeu a Juventus e venceu por 1×0 na França.

Datas e locais

O estádio Wanda Metropolitano, do Atlético de Madrid, viu a final da Liga dos Campeoões 2018-19, mas agora vai permanecer vazio, como todos os outros em Portugal e na Alemanha

Vamos, então, à decisão da UEFA. Pra começo de conversa, esses jogos de oitavas que citamos vão rolar nos dias 7 e 8 de agosto e poderão acontecer tanto onde seriam originalmente quanto nas cidades portuguesas de Guimarães ou Porto.

Portugal, aliás, é o epicentro de toda essa liberação. A nação Ibérica foi a que controlou melhor a pandemia no continente (e talvez no mundo), por isso foi escolhida pela UEFA para sediar todos os jogos restantes, isto é, quartas, semis e a grande final também.

Os jogos vão acontecer entre os dias 12 e 23 de agosto, distribuídos da seguinte forma: quartas de final nos dias 12, 13, 14 e 15; semifinais nos dias 18 e 19 e a finalíssima no dia 23, um domingo.

Vale dizer também que as finais de Champions League dos próximos anos foram todas empurradas para frente, de maneira que a escolha seja democrática. A final de 2020 seria em Istambul, e agora a cidade da Turquia passa a receber o evento em 2021. As cidades dos anos seguintes também vão pular um ano para receber a partida, sendo elas São Petersburgo, Munique e Londres, em ordem.

Liga Europa

A Champions vai para Portugal, e a Liga Europa vai para a Alemanha, país que foi gravemente afetado pelo Coronavírus, mas soube lidar tão bem que não apenas já viu seu campeonato nacional retomar as atividades, como este já tem até um campeão.

Por ter mais clubes inicialmente, a Europa League está um passo atrás da Champions, ou seja, ainda faltam todos os jogos de volta das oitavas de final e ainda alguns de ida. São muitos times envolvidos, mas quem está vivo e segue brigando pelo título entre os grandes do continente são Manchester United, Sevilla, Roma e Inter de Milão.

Os jogos acontecerão todos nas mesmas cidades alemãs: Duisburg, Gelsenkirchen, Frankfurt e Colônia, todas muito próximas, localizadas no Oeste do país. As datas para retorno de oitavas ainda são incertas, mas as quartas, semis e final vão rolar entre os dias 10 e 21 de agosto – todas em jogo único, vale destacar.

Comentários do Facebook