Foram longos meses de futebol parado na Espanha, um dos países mais violentamente afetados pela COVID-19 na Europa, mas os cartolas espanhóis decidiram que era hora de retomar o futebol, e eis La Liga de volta.
A primeira rodada de retorno do futebol na Espanha começou no dia 11 de junho e, para compensar o tempo parado, teremos jogos quase todos os dias. Vamos falar, então, sobre as partidas que rolaram e aproveitar para citar as que vão acontecer em breve.
Barcelona e Real Madrid voltam vencendo
Os dois líderes do Campeonato Espanhol retornaram da maneira que se esperava deles: vencendo.
O Real Madrid entrou em campo no dia 14 e não teve problemas para bater Eibar pelo placar de 3×1. Toni Kroos, Sergio Ramos e Marcelo fizeram os tentos do time da capital, que deu um jeito de colocar imagens de pessoas nas arquibancadas do estádio Alfredo di Stefano para emular a plateia.
Aliás, vale ressaltar isso: os Merengues decidiram jogar todos os jogos restantes da temporada no pequenino estádio com capacidade para 6 mil espectadores, o que faz bastante sentido quanto levamos em conta que a Federação Espanhola de futebol determinou que todas as partidas fossem realizadas sem público. Não bastasse, o Santiago Bernabéu está passando por reformas.
O Barcelona, por sua vez, foi até a paradisíaca ilha de Mallorca enfrentar o time local homônimo e também viveu um paraíso ao enfiar 4×0 nos anfitriões sem piedade. Os tentos ficaram por conta de Vidal, Alba, Messi e Martin Braithwaite, que marcou pela primeira vez com a camisa do Barça.
Os resultados deixam os arquirrivais grudados na tabela, sendo o Barcelona líder, com 61 pontos, e o Real Madrid vice, com 59. Faltando apenas 10 jogos para o fim do campeonato, tudo segue aberto.
Derby da Andaluzia
O jogo que marcou o reinício de La Liga foi um daqueles derbys de tirar o fôlego e digno do porte que espera. Estamos falando dos rivais Sevilla e Betis, que se enfrentaram na casa do primeiro, que atualmente ocupa a terceira posição na tabela, no famoso Derby da Andaluzia
O jogo no estádio Ramon Sanchez Pizjuan viu os donos da casa superarem os rivais por 2×0. Num dos jogos com maior histórico de violência entre torcedores, dessa vez o estádio completamente vazio deu um clima bem diferente. Os gols foram feitos por Ocampos e pelo brasileiro Fernando Reges.
O resultado manteve o Sevilla na corrida pela UEFA Champions League, mas falar em título já é um pouco demais, já que o clube andaluz está a já distantes 10 pontos do líder Barcelona e está virtualmente fora da briga faltando tão pouco para La Liga chegar ao fim em 2020.
O que vem por aí
Os jogos estão acontecendo em ritmo quase diário na Bundesliga, que voltou mais cedo, e o mesmo acontece agora no Campeonato Espanhol. O bom disso é que, para nós que assistimos, nunca vai faltar entretenimento. Para os atletas, porém, serão dias de pernas cansadas.
Os jogos seguem a partir desta terça (16) com jogos importantes, incluindo aí o do líder Barcelona, que vai encarar Leganés no Camp Nou.
Obviamente que, em Betfair, as odds são absurdamente favoráveis aos catalães, cuja vitória simples paga ridículos 1.12 para 1. Melhor tentar algo combinado, como Barcelona ganha nos dois tempos e tem mais escanteios nos dois tempos, o que paga 6,5 para 1. Qualquer vitória do Leganés, por outro lado, paga de cara absurdos 20 para 1.
Outros jogos da terça-feira para ficar de olho: Getafe x Espanyol e Villarreal x Mallorca.