Foram dois longos meses de pausa no futebol europeu de primeiro escalão. Enquanto a grande maioria dos campeonatos ainda está estudando um retorno, no máximo retomando treinos, a Bundesliga deixou todo mundo no chinelo e já está com jogos normais – porém sem torcida, note bem.
Vale dizer que a Alemanha foi totalmente exemplar no assunto tratamento ao COVID-19, e ainda está longe de estar vivendo como estava há, digamos, 4 meses. Ainda assim, o campeonato está aí a todo vapor, e essa matéria é para falar não só das últimas rodadas, mas te ajudar a relembrar o que está rolando na tabela germânica.
A briga pelo título
Para quem não se lembra, essa Bundesliga estava especialmente interessante de se acompanhar ao longo da temporada porque estava muito mais competitiva do que o normal. O Bayern é líder, é verdade, mas os Bávaros não estão tendo vida fácil e a temporada acabou se provando a mais acirrada desde 2012, provavelmente.
O Bayern de Munique, aliás, fez muito bem a lição de casa desde que o campeonato voltou, e acumula duas vitórias em dois jogos. Depois de vencer o Union Berlin fora de casa, o time da Bavária atropelou o forte Eintracht Frankfurt por 5×2, dessa vez na Allianz Arena.
Em segundo lugar, perseguindo o rival de Munique, aparece o Borussia Dortmund, que começou o campeonato de maneira horrorosa, mas já vem de nove vitórias em 10 jogos, contando uma goleada por 4×0 sobre o arquirrival Schalke 04 na rodada de retorno e vitória sobre o Wolfsburg por 2×0 na última rodada.
Bayern e Borussia se pegam na próxima rodada, e falaremos sobre isso num post específico.
Correndo por fora aparecem outros três times: RB Leipzig, Bayer Leverkusen e Borussia Mönchengladbach, grudados na tabela e louco para aproveitar tropeços uns dos outros e de clubes de cima.
O Leipzig, especialmente, é um time a ser temido, com sua defesa fantástica (a melhor da Bundesliga). Os outros dois correm atrás de prejuízo, especialmente o Gladbach, que liderou o campeonato por muitas rodadas, mas provavelmente vão se digladiar mais por Champions League do que pelo troféu alemão efetivamente.
Champions, Europa League e meio de tabela
Enquanto Bayern de Munique e Borussia Dortmund parecem bem sossegados em busca de mais uma vaga na Liga dos Campeões (ambos são figurinhas carimbadas por lá há anos), as outras duas vagas vão ser disputadas a tapa justamente pelos outros três times que já citamos.
Por enquanto, o mais próximo de se garantir é o RB Leipzig, mas ainda é bem cedo para cravar qualquer coisa. O Bayern, líder, tem 61 pontos, enquanto o Borussia aparece com 57. O Leipzig, por sua vez, tem 54, ou seja, está pertinho do vice e, aliás, os dois ainda se enfrentam.
Logo atrás dos Touros Vermelhos vem o Bayer Leverkusen, que estava numa sequência excepcional de vitórias quando a pandemia parou o campeonato, com nove vitórias em 11 jogos. O clube segue pertinho dos líderes e pode surpreender.
Já o Mönchengladbach, por fim, tem muito a lamentar, já que jogou no lixo uma liderança de oito rodadas e foi caindo de desempenho conforme o campeonato avançava, tendo que se contentar, ao menos por enquanto, com uma decepcionante 5ª posição – que dá vaga para a Liga Europa, e não a Champions.
Dali para baixo só um milagre para qualquer um alcançar a competição europeia mais importante, já que o Gladbach tem 52 pontos e o próximo colocado, o Wolfsburg, está estacionado em longínquos 39.
Uma turma gigantesca aparece separada por apenas 12 pontinhos, começando com os Lobos e passando pelas seguintes equipes: Freiburg, Schalke 04, Hoffenheim, Colônia, Hertha Berlin, Augsburg e Union Berlin.
Alcançar o Wolfsburg em si é difícil para esses últimos, mas Hoffenheim, Schalke e Freiburg podem e devem sonhar alto com Liga Europa, já que a distância é de três pontos ou menos.
Fugindo do rebaixamento
Como sempre, um grande campeonato europeu pede uma grande briga pelo rebaixamento. No caso da Bundesliga 2019-20, essa briga está mais ampla do que se poderia esperar, mas não por isso menos emocionante.
O mais desesperado de todos os clubes e provavelmente primeiro a cair é o Paderborn, afundado na lanterna com 18 pontinhos conquistados em 27 jogos. Logo acima, um gigante ferido: Werder Bremen, com apenas 21 pontos. O primeiro dentro da zona de rebaixamento, enfim, é o Fortuna Düsseldorf, um dos famosos “ioiôs” do futebol alemão.
Quem está respirando por aparelhos são dois times tradicionais também, mas que fazem temporada para esquecer: Mainz 05 e Eintracht Frankfurt. Ambos estão pertinho do pelotão de cima, começando pelo Union Berlin, é verdade, mas todo cuidado é pouco, já que estão igualmente próximos ao Düsseldorf.
As próximas rodadas prometem emoção e daremos destaque especial, já que é o que há de melhor no futebol rolando no mundo no momento. Os estádios estão vazios, mas a bola está rolando na Alemanha, o que aquece um pouco o coração do torcedor de qualquer lugar do mundo em casa.