Numa semana em que a Liga dos Campeões está parada, podemos aproveitar o respiro para falar da sua irmã caçula, patinho feio entre os europeus, mas sempre emocionante no mata-mata: a UEFA Europa League, que acabou de entrar em fase de oitavas de final.
A seguir vamos falar sobre os gigantes, os não tão gigantes assim, as odds em Betfair, prognósticos, palpites e tudo mais que você precisa saber para acompanhar a “Série B da Champions League”.
Os favoritos da Europa League
Uma das coisas mais legais da Liga Europa é quão imprevisível ela é. Para se ter noção, dos 16 clubes que chegaram nas oitavas de final da temporada passada, somente três estão na da temporada atual de novo.
Para efeitos comparativos, dos 16 melhores da Champions de 2020, 10 estavam também na mesma fase em 2019.
Entre os sobreviventes, alguns chamam a atenção por serem o que a gente se acostumou a chamar de “times de Champions”. Nesta temporada são dois os que chamam a atenção logo de cara: Manchester United e Inter de Milão.
Manchester United
Ao lado do Arsenal, que passou vergonha maior ainda e caiu perante o Olympiakos na fase anterior, o Manchester United entrou na Liga Europa como favorito desde o começo. Agora que os rivais ingleses caíram fora, os Diabos Vermelhos têm protagonismo total.
A temporada de Premier League do time de Manchester é bem parecida com a do ano passado, ao menos em posição de tabela e aproveitamento. Com o técnico Solskjaer, porém, bem longe de estar com a moral que já teve um dia, o torcedor do United não anda muito contente.
O time passou pela fase de grupos relativamente ileso, em primeiro lugar, e não teve problemas em despachar o Club Brugge na fase 16 avos, com placar agregado de 6×0. O sorteio das oitavas, então, foi uma mãe: LASK, obscuro time da Áustria.
Não impressiona ver que, em Betfair, o United é disparado o favorito para levantar o troféu, com odds a 4,5 para 1.
Inter de Milão
Se tem um time que pode reclamar de falta de sorte, é a Inter de Milão, ao menos quando o assunto é UEFA Champions League.
Fazendo campanha excepcional na Serie A Italiana e concorrendo pra valer ao título, a Inter acabou caindo no grupo infeliz de Barcelona e Borussia Dortmund (além do azarão Slavia Praga), e acabou em terceiro, mesmo com o melhor ataque dos quatro).
Transferida para a Europa League já na fase mata-mata, o time italiano passou pelo Ludogorets com placar agregado de 4×1 e agora vai pegar o perigoso Getafe, que faz campanha espetacular em La Liga e ainda vai decidir a vaga em casa. Olho aberto, Inter.
As odds a favor dos Nerazzurri vencerem a Liga Europa é de 5 para 1.
Eventuais copeiros
Claro que é difícil cravar qualquer coisa, sempre corremos o risco de queimar a língua, mas pelo menos outros quatro times aparecem como potenciais candidatos ao título.
O primeiro da lista é o verdadeiro Rei da Liga Europa, Sevilla, detentor de 5 títulos da competição (todos entre 2006 e 2016). O time da Andaluzia é terceiro no Campeonato Espanhol e chega cheio de pretensões. Pela sua frente, terá uma pedrada monstruosa…
…a Roma, outra das candidatas mais fortes. Em Betfair, o Sevilla aparece com odds de 8 para 1, mas a Roma não está tão atrás assim, com 15 para 1. É verdade que os italianos estão longe de serem o time que chegou no mata-mata da Champions nas últimas temporadas e que, na Itália, as coisas poderiam estar melhores, mas a camisa pesa, assim como a torcida fanática. Podem surpreender, ainda mais se realmente vencerem o Sevilla.
Completando esse “Big 4” intermediário está o favorito entre eles, Wolverhampton, que está dando um show contínuo na Premier League há pelo menos duas temporadas, graças principalmente à batuta mágica de Nuno Espírito Santo, que montou um esquadrão português que mete medo nos gigantes da Inglaterra.
Os Wolves, atuais sextos colocados no Campeonato Inglês e ambicionando, sim senhor, Liga dos Campeões, vão encarar justamente o carrasco do inglês Arsenal nas oitavas, o Olympiakos. O Wolverhampton é favoritaço para o confronto e, em se tratando de faturar a Liga Europa, tem odds de excelentes 7 para 1 a seu favor em Betfair.
Pelotão de baixo
É difícil ver qualquer outro time fora esses que citamos chegando à final, mas nunca se sabe. Um deles é o Eintracht Frankfurt, que, embora esteja bem mal na Bundesliga, foi semifinalista na temporada passada. O próprio Getafe, que encara a Inter de Milão, é um time bem arrumadinho e que pode dar problema.
Shakhtar Donetsk, Wolfsburg, Olympiakos e Rangers estão mais para baixo, enquanto que Basel, Copenhagen, LASK e Istambul Baseksehir são os verdadeiros azarões.