O processo de agigantamento dos dois maiores clubes da Espanha teve seus efeitos colaterais. Não necessariamente negativos. Um dos aspectos positivos foi o crescimento do interesse pelo Campeonato Espanhol. O torneio nacional superou as fronteiras do país, passou a ser acompanhado em dezenas de países e criou uma marca, LaLiga, que vai se fortalecendo a cada temporada.
Em uma sociedade mercantilizada, essa expansão se transformou em dinheiro. Os direitos de transmissão tiveram seus preços aumentados e os patrocinadores fazem fila para vincular seus nomes aos clubes espanhóis. Realizado ao menos duas vezes ao ano, o duelo Barcelona x Real Madrid, que passou a ser conhecido simplesmente como ‘El Clássico’, é muito provavelmente o maior evento esportivo único do mundo. Embora faça parte da temporada regular de LaLiga consegue atingir milhões de lares através da transmissão ao vivo para mais de uma centena de países. É capaz de competir com eventos decisivos como o Super Bowl e finais de ligas como NBA, MBL e NHL em exposição na mídia e número de espectadores.
La Liga vira campeonato sem fronteiras
Difícil encontrar qualquer outro clube que tenha explorado com tanta eficiência as ferramentas de divulgação oferecidas pelo processo de globalização do que Real Madrid e Barcelona. Os clubes tornaram-se gigantes abocanhando fãs e seguidores em todos os cantos do planeta. Figuram entre as marcas mais valiosas do mundo.
Isso implantou um círculo virtuoso. Maior número de fãs – não importa onde eles estão localizados – significa mais dinheiro. Mais verba leva a contratações de jogadores de técnica superior. Ídolos geram um número ainda maior de seguidores. E o orçamento dos clubes não para de crescer.
Torneio segue o padrão de calendário europeu
A disputa de LaLiga segue o calendário padrão da Europa. Começa em agosto de um ano e vai até maio do ano seguinte com uma breve interrupção para as festas de Natal e Ano Novo. A temporada 2017/2018 conta com 20 participantes. São eles: Barcelona, Real Madrid, Valencia, Atlético de Madrid, Sevilha, Villarreal, Leganés, Getafe, Real Sociedad, Celta de Vigo, Bétis, Girona, Eibar, Levante, Espanyol, Athletic de Bilbao, La Coruña, Las Palmas, Alavés e Málaga.
Eles se enfrentam durante 38 rodadas em partidas de ida e volta. Ao final, quem somar o maior número de pontos fica com o título. Se houver empate na pontuação, o primeiro critério para determinar quem fica com a melhor posição é o confronto direto. Depois, saldo de gols e maior número de tentos assinalados.
Os seis primeiros colocados conseguem alcançar torneios europeus. Quem fica até o quarto lugar tem a oportunidade de disputar a Liga dos Campeões. Quinto e sexto colocados garantem vaga na Liga Europa. Os três últimos colocados são rebaixados para a Segunda Divisão, também conhecida como LaLiga 2.