Tottenham vence derby, afunda Arsenal na crise e assume liderança da Premier League

O grande jogo do final de semana foi na Inglaterra e valia para um lado a liderança, para o outro a esperança de dias melhores. Pois bem, os agora líderes ganharam, e os dias melhores vão ficar para depois. Estamos falando, claro, de Tottenham e Arsenal, respectivamente, quese enfrentaram no tradicional North London Derby (NDL) da Premier League.

Além do encontro entre os arquirrivais londrinos, tivemos outros jogos importantes no Campeonato Inglês, mudança de líder na Espanha, jogaço entre os primeiros na Alemanha e vitórias dos líderes também na Itália e na França

Tottenham amassa rival Arsenal e retoma liderança no Inglês

Talvez um toque pessoal caiba bem aqui: enquanto torcedor do Arsenal e dos mais pessimistas, eu não queria assistir ao jogo, porque sabia que nossos rivais Tottenham ganhariam; o momento deles é melhor, o time deles é melhor, a mentalidade deles é melhor e, por mais ódio que dê falar isso, o técnico deles é melhor.

Foi a combinação de todos esses fatores que fizeram com que o jogo no Tottenham Hotspur Stadium fosse favorável aos donos da casa, que retomam a liderança da Premier League com a vitória sobre 2×0.

Repetindo a estratégia do último jogo, José Mourinho deixou o Arsenal ter a bola, e desmontou e amassou os Gunners no contra-ataque. Para se ter noção, no momento do primeiro gol, de Son, as estatísticas mostravam 90%(!) de posse para o Arsenal. Mas como posse de bola não ganha jogo, principalmente contra a famosa retranca do técnico português, e 2×0 ficou justo.

O Arsenal…bom, o Arsenal não é time, essa é a verdade. O amontoado de jogadores que veste a camisa vermelha e branca estão longe de terem qualquer coesão interna, e a falta de criatividade é o que mata um time já questionável em qualidade geral. Com 70% de posse ao final da partida, os Gunners haviam dado dois chutes a gol. Os Spurs, com 30% da posse, deram três, só que dois entraram.

O resultado, como já dissemos, leva o Tottenham ao primeiro lugar da Premier League, e sonhar com título inglês não é utopia para o time de Kane e cia. Já o Arsenal não para de cair, e atingiu o tenebroso 15º lugar com mais essa derrota – e já são quatro jogos sem ganhar no campeonato.

Brigas pesadas na Inglaterra

Por mais bem-sucedido que tenha sido o Tottenham em sua estratégia até o momento, todo cuidado é pouco, isso porque o Liverpool ganhou seu jogo e está empatado com os Spurs em pontos. Os Reds tinham compromisso difícil contra o Wolverhampton, mas amassaram os adversários por 4×0 sem grandes problemas, com gols de Salah, Wijnaldum, Matip e um gol contra.

O topo da tabela, aliás, voltou a ficar bem parecido com o que estamos acostumados. Em terceiro aparece o Chelsea, que venceu seu compromisso contra o Leeds, em casa, por 3×1. O Manchester United também segue em boa fase, tendo batido agora o West Ham fora, também 3×1, numa virada que parecia improvável até o segundo tempo. O Manchester City, enfim, também encostou na turma de cima ao ganhar do Fulham por 2×0. Dois “intrusos” insistem em permanecer no alto, em 4º e 5º respectivamente: Leicester e Southampton.

Atlético de Madrid assume a ponta em La Liga

Llorente fez o segundo gol da vitória dos Colchoneros por 2×0 para cima do Valladolid e assumiu a merecida liderança na Espanha

É comum dizer que certos times podem até começar bem suas campanhas, mas parecem perder o fôlego depois de certo tempo. É o que parece ter rolado com a Real Sociedad em La Liga, que empatou seu segundo jogo seguido e, por isso, perdeu a liderança para o Atlético de Madrid, que ganhou do Valladolid por 2×0 em casa e agora é o time a ser perseguido.

Em terceiro temos o Villarreal, que empatou sua terceira partida seguida e já sente o bafo do Real Madrid no seu cangote após os Merengues se recuperarem bem no Campeonato, vencendo o Sevilla por 1×0 fora de casa. Já o Barcelona continua em sistema de “gangorra”, e essa rodada a gangorra caiu: 2×1 para o Cádiz, com direito a gol da vitória marcado por Álvaro Negredo (lembra dele?)

Jogaço na Bundesliga e mais

Os líderes da Bundesliga jogaram um contra o outro, e não decepcionaram. Bayern de Munique e RB Leipzig ficaram num 3×3 para ninguém botar defeito, com virada, desvirada e golaço. Quem ficou mais feliz com esse placar, porém, não foi nenhum dos dois envolvidos, e sim o Bayer Leverkusen, que ganhou de novo e roubou a posição do Leipzig, além de ficar a um só pontinho dos seus quase-xarás Bávaros.

Na Itália, a liderança segue firme na mão do Milan, que bateu a Sampdoria fora de casa por 2×1 e ainda está invicta. A principal perseguidora dos Rossoneros é sua arquirrival Inter de Milão, que também ganhou na rodada. Enquanto isso, a Juventus continua tentando se encontrar na tabela, e por enquanto é só 4ª colocada, empatada com o Napoli, que é 3º.

Para terminar, na França não tivemos nenhuma mudança significativa na tabela, mas vale notar que o PSG voltou a vencer depois de dois jogos – e Neymar não jogou.

Comentários do Facebook