É difícil falar sobre os cinco campeonatos europeus mais badalados e não cansar o leitor com linhas intermináveis, mas a verdade é que Premier League, La Liga, Serie A TIM, Ligue 1 e Bundesliga oferecem entretenimento de primeira e merecem um pós-jogo bem legal.
Vamos falar, ao menos, dos grandes destaques da rodada nesses campeonatos, porque jogaço foi o que não faltou!
Leicester massacre o Manchester City
Dono do melhor ataque da Premier League de várias das últimas temporadas, o Manchester City se acostumou a ser protagonistas de jogos com números absurdos de gols. Foi o que aconteceu no Etihad Stadium no sábado (26), porém de um jeito diferente e inesperado: o City levou de 5×2.
Pois é. E o carrasco foi o Leicester City, que está fazendo um começo de temporada 2020-21 maravilhoso – inclusive melhor que o da temporada do título, lá em 2015. Com hat-trick de Vardy – quem mais? – os Foxes deitaram e rolaram no time de Pep Guardiola, que chegou a sair na frente, mas viu os visitantes terem três pênaltis marcados a seu favor.
Com o resultado, o City perde fôlego e fica lá atrás na tabela, em 13º (com um jogo a menos, é verdade). Já o Leicester se isola na liderança: 100% de aproveitamento, 12 gols feitos – média de 4 por jogo!
Premier League começa a tomar forma
Quem continua com 100% de aproveitamento também é o Liverpool, que venceu o grande clássico da rodada contra o Arsenal em Anfield: 3×1, com muita autoridade. Os Reds dominaram os Gunners e mereceram a vitória.
O time visitante saiu na frente com Lacazette após falha bizarra de Robertson, mas nem deu pra comemorar: o Liverpool empatou e virou em menos de 10 minutos. Na segunda etapa o Arsenal voltou mais ativo e buscando jogo, mas não conseguiu nada além de tomar o terceiro e ver seus 100% de aproveitamento desmoronarem.
Falando em Arsenal, um time surpreendente: Aston Villa, do goleiro Martínez (ex-Gunner), último clube a permanecer com 0 gols sofridos. O Villa está voando, bateu o Fulham fora de casa por 3×0 e está em quarto lugar.
Outros placares relevantes: West Ham 4×0 Wolverhampton (ninguém entende o que está rolando com os Wolves, sensação da temporada passada); Brighton 2×3 Manchester United, com gol de pênalti dos Devils marcado pelo VAR após o apito final – pois é -; West Bromwich 3×3 Chelsea – os Blues perdiam por 3×0 e arrancaram o empate no último lance -; Tottenham 1×1 Newcastle (os Spurs também perderam a vitória nos acréscimos).
Para terminar: Crystal Palace 1×2 Everton: o time de Carlo Ancelotti é a sensação do momento, ainda 100% e surpreendendo a todos. Daqui duas rodadas, aliás, tem simplesmente o derby de Merseyside: Everton x Liverpool. Promete!
Budesliga: tropeços generalizados
Não é comum vermos os grandes favoritos do Campeonato Alemão perderem pontos, mas parece que nessa última rodada todos combinaram de passar vergonha ao mesmo tempo. Quem não perdeu foram Leverkusen e RB Leipzig, que empataram um com o outro num 1×1 sem graça.
Agora, surpresa mesmo foi ver o Borussia Dortmund visitar o Augsburg e voltar pra casa com um 2×0 contra e, principalmente, o Bayern de Munique conseguir a proeza de ser surrado pelo agora líder Hoffenheim por 4×1, perdendo sua invencibilidade de 32 jogos.
Espanha, França e Itália
O Barcelona ainda está longe de dar sinais de recuperação plena da sua crise do fim da temporada passada, mas obteve uma vitória consistente na sua estreia de La Liga em 2021-21, vencendo o Villarreal do técnico Unai Emery por 4×0. Messi fez gol, aliás.
O Real Madrid quase se complicou, mas venceu o Betis de virada por 3×2, precisando estar com homem a mais para buscar a virada, que só viria de pênalti, diga-se. Por fim, o também estreante Atlético de Madrid viu sua nova contratação estelar Luis Suárez fazer dois gols na goleada obscena de 6×1 sobre o Granada.
Na França, o PSG viu Neymar voltar a campo na vitória do time sobre o Reims fora de casa, por 2×0. O brasileiro, porém, passou em branco; Icardi fez os dois gols, sendo assistido duas vezes por Mbappé.
Para terminar, o Campeonato Italiano viu sua primeira rodada completa da temporada, e alguns belos jogos – nenhum melhor do que Inter de Milão 4×3 Fiorentina, com o interminável Ribéry jogando o fino da bola pelo clube de Florença e a Inter matando o jogo com show das suas estrelas Alexis Sánchez, Lukaku e Martínez.
O clássico da rodada na Itália ficou por conta de Roma x Juventus, que empataram em 2×2 na capital. Veretout fez os dois dos romanistas, enquanto que Cristiano Ronaldo igualou duas vezes para a Juve, que sempre esteve atrás no placar.
Quem está sorrindo à toa com isso tudo é o Napoli, líder isolado e que atropelou o Genoa por 6×0. Correm atrás Milan e Lazio, que também venceram seus compromissos na rodada. Lazio e Inter, aliás, entram em campo amanhã por jogo atrasado da primeira rodada, e podem encostar nos líderes.