Copa do Mundo de 2022: odds e seleções favoritas para a conquista

brasil copa do mundo odds previsão

É até difícil pensar em uma competição que só vai começar em dois anos. Mas a Copa do Mundo de 2022 teve a sorte que as Olimpíadas de 2020 não tiveram. Por isso nada de atrasos ou postergações, estamos a dois anos de mais uma Copa. E em casas como a Betfair há odds para quem será o campeão do torneio.

Para complementar este texto e nos tirar do marasmo completo sem futebol – menos na Bielorússia – vamos falar sobre quem são os favoritos para a Copa do Mundo de 2022. Ainda nesta semana faremos um Top 10 das melhores seleções do mundo na atualidade para ver se bate com a lista de odds.

Respeito pelo Brasil segue em alta

Se não existisse o coronavírus e pudéssemos sair na rua para perguntar “você confia no Brasil de Tite”, é provável que em 8 em cada 10 responderiam não. Por isso ao ver que o Brasil está em primeiro na lista de favoritos para a conquista da Copa do Mundo de 2022, é normal ficar surpreso.

Isso também era visto antes da Copa do Mundo de 2018, que teve uma campanha medíocre brasileira na fase de grupos e oitavas antes de cair antes de levar um vareio de bola da Bélgica.

Então o que justifica isso? As odds são baseadas em estudos de estatísticas, jogos, desempenho, mas também mudam pela percepção do público. Se muitas pessoas apostarem que o Brasil será campeão, suas odds caem. E nós continuamos pentacampeões mundiais, com um dos jogadores mais talentosos do mundo (Neymar) e diversos jogadores de peso na Europa.

Será suficiente? Veremos. Mas que o Brasil paga 5,5 para 1 na Betfair, paga.

A França ainda é a melhor seleção do mundo?

Na lista da Betfair está logo atrás do Brasil, pagando 6 para 1. Um dos pontos mais legais para os franceses depois de 2018 era pensar que além de serem campeões do mundo, o núcleo é muito jovem. Mbappé fez 21 anos agora em dezembro. Paul Pogba tem 27 anos recém-completados. Kanté chegará na Copa do Mundo de 2022 com 31 anos. Varane terá 29. Ainda dá para ter uma “renovação” com Lenglet (27 anos em 2022) e Coman (26 anos em 2022).

Ou seja, a seleção estará pronta, diferentemente de 2002, quando alguns jogadores como Desailly, Blanc, Djorkaeff, entre outros já tinham passado da idade e Zidane estava baleado.

Nas eliminatórias para a Eurocopa a França teve 8 vitórias, um empate e uma derrota (para a Turquia, por 2 a 0) em 10 jogos e na Liga das Nações teve alguns resultados bons, como a vitória contra Alemanha e Holanda. Algumas derrotas, como contra a própria Holanda, não são suficientes para preocupar.

Ou seja, ainda temos uma França muito forte. Talvez até mais do que o Brasil, já que provou no maior palco que é competitiva.

Alemanha, Espanha e… Argentina?

argentina copa do mundo odds previsão
A Argentina ainda tem moral, apesar dos anos e anos de pancadas

Novamente vale afirmar como nome e percepção podem pesar para os apostadores e como as odds são criadas. Alemanha e Espanha estão juntando os cacos depois da péssima Copa em 2018, renovando suas gerações vitoriosas entre 2006-2016. Não dá para saber o resultado disso até que ambos sejam testados no maior palco, que no caso seria a Euro 2020. Veremos quando terá essa competição.

Já a Argentina está pagando 9 para 1 na Betfair puramente por causa de Lionel Messi e a percepção que ainda há talento argentino rodando pelo mundo. O problema: isso acontece há 30 anos, mas a bagunça da AFA, treinadores inaptos e falta de química entre os atletas estraga tudo. E não há porque acreditar que isso mudou com Lionel Scaloni.

Bélgica e Inglaterra são interessantes

Há muitos apostadores que ao abrir uma lista de odds não querem nem saber dos favoritos e sim de quem apresenta valor. Ou seja, uma aposta que tenha risco, mas que valha a pena correr ele porque existe a possibilidade de dar certo.

Tanto Bélgica como a Inglaterra deixaram suas torcidas felizes em 2018, chegando às semis. A Bélgica eliminou o Brasil e fez jogo duro contra a França. O problema: seu trio Hazard-Lukaku-De Bruyne terá sua última chance no auge, com 31, 29 e 31 anos respectivamente.

A Inglaterra é mais nova. Jogadores que já tinham posição de destaque e uma certa ascendência, como Harry Kane, Harry Maguire e Raheem Sterling ainda terão idade boa. Alexander-Arnold, Jadeon Sancho e Marcus Rashford estarão voando. Pagando 10 para 1, a Inglaterra hoje faz muito mais sentido que a Argentina.

Comentários do Facebook