Agora que nós começamos com os Campeonatos Estaduais, eles continuam com tudo até abril. O Paulista estreou neste meio de semana com três vitórias folgadas dos grandes e o Santos sofrendo contra o Red Bull Bragantino. O Carioca está mais sofrido para a turma de maior tradição, já falamos do Grêmio e sua estreia “complicada” e o bom início de reconstrução no Cruzeiro.
Vamos olhar para a frente então? Olha os tópicos.
Palmeiras x São Paulo em Araraquara
O Palmeiras está mudando seu gramado e não houve acordo com a nova gestora do Pacaembu para fazer o Choque-Rei no estádio. Portanto, vamos para a Fonte Luminosa em Araraquara para o primeiro clássico Campeonato Paulista de 2020.
Os dois times chegam depois de estreias animadoras. O Palmeiras fez um ótimo segundo tempo contra o Ituano e goleou. O São Paulo foi o inverso: seu tempo bom foi o primeiro, abrindo 2 a 0 rapidamente contra o Água Santa.
O clássico tem pouca e muita importância ao mesmo tempo. Pouca porque é apenas o segundo jogo de uma competição que só vai importar daqui dois meses. Muita porque Vanderlei Luxemburgo precisa de toda vitória possível para provar que merece dirigir uma equipe potente novamente. E Fernando Diniz e o São Paulo precisam provar que podem vencer jogos contra os maiores rivais e finalmente disputarem títulos com força.
O Verdão é favorito, pagando 2 para 1 na Betfair, contra 3,5 para 1 do São Paulo. O empate paga 3 para 1.
Botafogo já está na berlinda
O Bota teve uma campanha horrível no Carioca de 2019 e parece que vai repetir o mesmo desempenho. O clube teve que cortar na carne para o orçamento de 2020 e manteve Alberto Valentim, que até agora ninguém soube me explicar porque ele chegou e ainda tendo que o clube pagar multa para tirá-lo do Avaí.
Pois bem, por alguma razão o Bota poupou titulares nos dois primeiros jogos da competição, perdendo ambas as partidas. Agora o time irá de força máxima, com a equipe que fez uma pré-temporada mais completa, contra o Macaé.
Classificar para o mata-mata da Taça Guanabara está longe de ser uma proeza, ainda mais que o Boavista tem quatro pontos e não seis. Mas o Bota terá que encarar Vasco e Fluminense nas rodadas finais. Ou seja, já temos um jogo vital contra o Macaé. Sim, vital é a palavra certa, já que empolgar a torcida em um ano que promete ser difícil é fundamental e o Carioca é a melhor chance de título.
Corinthians, Santos, Vasco, Fluminense e Flamengo
Apanhado rápido de todos esses times.
O Corinthians vai pegar o Mirassol fora de casa no domingo, 19h. A estreia foi bastante animadora e Tiago Nunes está resgatando o amor pelo futebol do corinthiano, meio perdido com tantos empates e meio-campos desaparecidos. Toda vitória antes da Pré-Libertadores é válida para aumentar a confiança. O resultado positivo paga 1,65 para 1 na Betfair.
O Santos não jogou bem na estreia, mas também teve que pegar o rival mais difícil para os grandes neste Paulista, o Red Bull Bragantino. Contra o Guarani, que estreou bem, o time praiano é favorito, pagando 1,65 para 1.
O Vasco, depois de deixar Abel Braga muito feliz com a linda derrota por 2 a 0 para o Flamengo, vai encarar o já citado Boavista. O problema do Cruz-Maltino é similar ao do Botafogo: o Carioca é a melhor chance de título e a Taça Guanabara começa a complicar, já que Volta Redonda e Fluminense já tem seis pontos de vantagem. Não dá nem para pensar em tropeço contra o Boavista fora de casa. A vitória paga 2 para 1.
O Fluminense está tranquilo, com duas vitórias em dois jogos e Odair Hellmann aos poucos integrando seus reforços com a base do ano passado. O jogo contra o Bangu pode encaminhar a classificação antes mesmo do Fla-Flu da próxima quarta.
E o Flamengo, depois de vencer o Vasco, está feliz da vida com seu expressinho. O time enfrenta o Volta Redonda, que tem seis pontos, enquanto os titulares e reforços só treinam para a (longa) temporada.