O Campeonato Carioca de 2020 já começou. O que, você não sabia? Sim, ele está rolando desde o dia 22 de dezembro de 2019 em uma coisa que só é possível no Brasil mesmo. Mas o que vai gerar interesse mesmo, claro, começará neste sábado.
Vamos então explicar como será o Campeonato Carioca de 2020.
O que rolou até agora no Campeonato Carioca?
É difícil de explicar. O que você precisa saber é que Portuguesa e Macaé venceram o que era para vencer e estarão na edição 2020 da Taça Guanabara e da Taça Rio.
Continua Taça Guanabara e Taça Rio?
Sim, continua. Ambas têm os mesmos dois grupos. São eles:
Grupo A: Botafogo, Flamengo, Bangu, Cabofriense, Portuguesa e Boavista
Grupo B: Vasco, Fluminense, Macaé, Resende, Volta Redonda e Madureira
Na Taça Guanabara os times de um grupo vão enfrentar os do outro. Os dois melhores de cada grupo avançarão para as semifinais, com o líder de um pegando o segundo colocado do outro. O jogo das semifinais e finais é único. Nas semis quem foi o líder terá vantagem de mando e do empate.
Já na Taça Rio é tudo igual, mas muda os enfrentamentos. Quem é do Grupo A só enfrenta Grupo A e mesma coisa no B. Semifinais e finais em jogo único.
Como é habitual, o vencedor da Taça Guanabara pega o vencedor da Taça Rio na grande final lá para maio, em duas partidas. Se um time vencer os dois turnos e for o líder na classificação geral, não teremos essa final.
Quem é o favorito para a conquista do Campeonato Carioca de 2020?
Acho que isso está claro né. O Flamengo reforçou seu time campeão brasileiro e continental e vai buscar o bi. Para Jorge Jesus será uma experiência curiosa, já que ele chegou no clube depois do Estadual, conquistado por Abel Braga.
Na verdade duplamente curiosa, já que pelo menos neste começo de competição o Rubro-Negro irá de time alternativo. Como o ano terminou mais tarde para o Flamengo, os jogadores principais ainda estão de férias e os reforços ainda vão precisar ser regularizados e entrar em forma. E isso com certeza fez a odd do Flamengo inflar para 1,8 contra o Macaé na Betfair.
Isso podia inspirar Vasco, Fluminense e Botafogo a pelo menos correr para conquistar a Taça Guanabara e já se garantir na final da competição. Mas o Botafogo irá utilizar seus garotos e nem Alberto Valentim irá aparecer para os dois primeiros jogos, contra Volta Redonda e Madureira.
O Vasco não quer saber disso e correu para regularizar Germán Cano para formar o ataque com Talles Magno e Marrony. Gabriel Pec, de apenas 19 anos, deve ganhar chance na armação contra o Bangu. A vitória do cruz-maltino paga 1,48 para 1 na Betfair.
O Fluminense ficará no meio do caminho entre Vasco e Botafogo. O time não irá poupar forças neste começo de Campeonato Carioca, mas por forças maiores Odair Hellmann não poderá ter 100% de seu elenco. Egídio e Henrique chegaram do Cruzeiro há pouco e não foram regularizados. Ganso está suspenso, Muriel será poupado e Hudson acabou de chegar.
O time que irá a campo contra a Cabofriense deve ter Marcos Felipe, Gilberto, Matheus Ferraz, Luccas Claro e Orinho; Yuri, Hudson e Nenê; Caio Paulista, Marcos Paulo e Evanilson.
Esse é o Campeonato Carioca de 2020. Fórmula confusa, começo morno e muitos clássicos daqui para a frente. O Flamengo, favorito, pode demorar um pouco para engrenar, mas como o torneio é longo, terá tempo para compensar as férias maiores. Veremos se os outros grandes aproveitarão este começo e se aparece um Bangu, como foi em 2019.