Tentar entender o Campeonato Carioca é missão complicada sempre, levando em conta as subdivisões em Taça Guanabara, Taça Rio e as regras mais confusas de um torneio de futebol moderno. Finalmente, porém, esses problemas acabaram, e é hora da grande final!
Você deve se lembrar que a final da Taça Rio, na semana passada, foi devidamente caótica por questões que transcenderam o campo, como falamos neste post aqui. Já tivemos outro jogo, dessa vez a ida da grande final, e agora veremos a partida definitiva entre Flamengo e Fluminense, e é sobre isso que vamos falar agora – e você pode aproveitar para preparar sua aposta certeira na Betfair.
Jogo de ida
Antes de falarmos sobre a grande decisão, é preciso relembrar o que rolou no primeiro jogo da final e, melhor ainda, pincelar também o pandemônio que foi a final da Taça Rio, vencida pelo Fluminense nos pênaltis e com direito a muita polêmica fora de campo por vários dias antes envolvendo os direitos de transmissão.
Pois bem, se aquela final de Taça Rio, com mando do Tricolor das Laranjeiras ficou por conta da Flu TV, a final do Carioca, sem mandante exato, foi dividida entre os dois clubes, que usaram os respectivos canais de YouTube Flu TV e FLA TV – isso porque, vale lembrar, o Rubro-Negro não chegou a um acordo com a Rede Globo para transmitir seus jogos, algo que já deu e ainda dará pano para a manga nos próximos meses.
Pois bem, se o Fluminense jogou bem a final da Taça Rio e forçou a grande final do estadual após vencer o rival nos pênaltis, o mesmo não pode ser dito para o jogo de ida dessa finalíssima, vencido pelo Flamengo por 2×1.
A verdade é que o Flu não jogou mal e vendeu a derrota caro, mas derrota é derrota, ainda mais valendo troféu. O placar de 2×1 para o Flamengo talvez não reflita o que os jogadores apresentaram dentro de campo, mas o clichê eterno e sábio já diz, ganha quem faz mais gol.
Um pequeno consolo, porém, o Fluminense ganhou: Gabriel “Gabigol” Barbosa foi expulso já no finzinho por reclamação e está fora da partida decisiva de logo mais. Não adiantou jogador, elenco e clube espernearem, o árbitro do jogo de ida jogou água bem gelada no chope flamenguista.
Expectativas para a grande final
Assim como aconteceu nos últimos dois jogos, o Fluminense corre por fora quando o assunto é favoritismo. Nas duas vezes, porém, o Flu surpreendeu, jogando de igual para igual e muitas vezes sendo superior ao rival Rubro-Negro, mas vale lembrar que, no fim das contas, o Flamengo empatou uma vez e ganhou a outra.
O esquema de marcação e movimentação de Odair Hellmann deu bastante certo contra a mobilidade e pressão típicos de Jorge Jesus – que, não bastasse as preocupações do Fla com o jogo e as circunstâncias em volta dele, ainda corre risco de perder seu técnico para o Benfica, num dos assuntos mais comentados das últimas semanas.
Quando o assunto é bola rolando, enfim, não surpreende ver as odds de Betfair apontando para o Flamengo como favorito para vencer e, por consequência, levar mais um título Carioca para a Gávea.
A expectativa de vitória flamenguista é representada em odds de 1,32 para 1, sendo que as odds para o time ser campeão, independentemente do resultado dentro de campo, caem para patéticos 1,02 para 1. O Fluminense, naturalmente, tem odds gigantes nos dois campos: 8 para 1 para ganhar o jogo e 12 para 1 para vencer o campeonato.