A Libertadores da América 2020 está de volta, para alegria de geral, mas alguns torcedores não ficaram nada contentes com o que viram na rodada #3, que rolou na semana passada, especialmente os do Flamengo, que viram o atual campeão ser humilhado 5×0 pelo Independiente del Valle.
Isso são águas passadas, porém, e agora o Flamengo se preocupa com a nova rodada, que começa nesta terça. Dos brasileiros, o São Paulo também entra em campo, e é disso que trataremos a seguir
São Paulo joga a vida contra a LDU
Com apenas três jogos em disputa, o São Paulo não pode mais se dar ao luxo de largar pontos preciosos pelo caminho, como aconteceu na inexplicável derrota perante o Binacional. O empate com o River Plate no Morumbi não pode ser chamado de tropeço pelas circunstâncias, mas agora a conta chegou.
A LDU é o melhor time do grupo D com seis pontos, e o Tricolor Paulista vai ter que encarar não apenas o time equatoriano como também – adivinha? – a altitude de Quito, que está a quase 3 mil metros acima do nível do mar.
Uma derrota ainda não elimina o clube brasileiro, mas torna a vida dos são-paulinos bem complicada, pois faria o time não depender mais de si mesmo. Se vencer os equatorianos e o River Plate perder pontos contra o Binacional, o São Paulo assume a liderança do grupo. Independente dos outros, é a grande chance de o Tricolor depender só das próprias forças nas últimas duas rodadas.
A LDU entra favorita segundo as odds de Betfair, que paga 1,9 para 1 se os anfitriões vencerem. Se o São Paulo ganhar, 4,25 para 1, mais improvável até do que um empate, que paga 3,4 para 1.
Flamengo corre atrás do prejuízo
Teve confusão, teve polêmica, mas já é confirmado: o Flamengo vai jogar no Equador, sim. A CONMEBOL confirmou a partida falando menos de três horas, e está tudo pronto para o confronto.
Por mais que a Libertadores seja um campeonato equilibrado e imprevisível, não é o suficiente para que o atual detentor do troféu tomar cinco gols e não fazer nenhum seja aceitável. O Flamengo fez seu pior jogo em muito tempo e sabe disso, por isso precisa mudar.
O adversário da noite é o mais fraco do grupo, Barcelona de Guayaquil, porém fora de casa. Embora seja do Equador, não se aplica a famosa questão da altitude: a cidade é portuária e fica no nível do mar, igual ao Rio de Janeiro.
A obrigação de Torrent e seus comandados, lógico, é ganhar, e ganhar fácil para mostrar força. Vale lembrar que a derrota para o Del Valle não foi com molecada em campo, e sim com os astros do Rubro-Negro, incluindo Gabriel Barbosa e Diego, entre outros.
O jogo de ida, no Rio, foi um confortável 3×0. O Flamengo tem alguns desfalques, mas já confirmado com Arrascaeta, Gerson, Arão, Everton Ribeiro e outros jogadores importantes. O atacante Pedro entra no lugar de Gabigol.
Na Betfair, as odds para o duelo em Guayaquil são exatamente equilibradas: 2,6 para 1 se qualquer um vencer, além de 3,5 para 1 se der empate.
Mais jogos da terça
Ainda hoje pela Libertadores, o já citado jogo Binacional x River Plate, que rola no Peru, interessa diretamente a são-paulinos e pode definir o futuro de um grupo que está excepcionalmente embolado, e vale a pena ficar de olho.
Pelo grupo A, do Flamengo, os ouros dois times também entram em campo. A partida Junior Barranquilla x Independiente del Valle acontece na Colômbia e pode embolar de vez a turma ou ver o del Valle se isolar, caso vença. O time está com 100% de aproveitamento e iria a 12 pontos em quatro jogos, se classificando na hora para as oitavas.
Pelo grupo F, que não tem brasileiros, Estudiantes x Nacional jogam valendo carimbo no passaporte dos argentinos para a próxima fase, se vencerem, e sobrevivência dos uruguaios caso ganhem. Por fim, Tigre x Bolívar, últimos colocados do grupo B, do Palmeiras, brigam para continuarem sonhando com uma vaguinha.