O Campeonato Espanhol está basicamente decidido. Mas falta o último passo. O Real Madrid recebe o Villarreal nesta quinta com quatro pontos de frente para o Barcelona e seis por disputar. Ou seja, uma vitória confirma o 34° título espanhol dos merengues, abrindo uma diferença de 8 para o arquirrival da Catalunha.
Para o Barcelona só resta fazer sua parte contra o Osasuna e secar. Os dois jogos acontecem no mesmo horário, assim como todos os outros da penúltima rodada. Vamos falar deles agora.
O Villarreal é páreo?
O Real Madrid não está sobrando nesta volta. O time venceu Real Sociedad, Espanyol, Getafe, Athletic de Bilbao e Granada por apenas um gol. Mas por um gol ou por cinco dá no mesmo, são três pontos. Enquanto isso o Barcelona empatou com o Atlético de Madrid, com o Sevilla e o Celta de Vigo, permitindo que um campeonato onde era favorito desde o princípio escapasse pelos dedos.
O time de Zidane teve várias peças rodando, com Sergio Ramos, Toni Kroos e Benzema sendo a espinha dorsal. Especialmente no ataque foram vistas várias mudanças, com Hazard, Bale, Rodrygo, Vinicius Junior, Asensio e até esquemas com mais meio-campistas (Isco). Mas o Real sempre encontrou o caminho da vitória.
O triunfo para decidir tudo pode vir contra o Villarreal, que faz ótima campanha (é o quinto, com 57 pontos) e precisa se preocupar com a vaga para a Liga Europa. Com o Sevilla, quarto com 66 pontos, já longe demais, é preciso proteger a quinta ou ficar no máximo em sexto. Neste momento o Getafe com 54 pontos e a Real Sociedad com 54 também estão na briga.
Mas o submarino amarelo é um time difícil de prever. Apesar da posição que ocupa, foi uma das presas mais fáceis para um Barcelona em crise, levando um 4 a 1 em casa há 11 dias.
Na Betfair a vitória do Real paga 1,38 para 1, enquanto a do Villarreal paga 8 para 1. O empate paga 5 para 1.
Barcelona tem que pensar na Champions
Depois de entregar o campeonato de bandeja para o Real Madrid, agora o Barcelona precisa pensar na Liga dos Campeões. Se o Real tem o osso duro de roer Manchester City e perdeu o primeiro jogo, o Barcelona pega o Napoli depois de empatar o jogo inicial.
Por isso é preciso recuperar o máximo de jogadores possível. Frenkie de Jong irá voltar contra o Osasuna e a cabeça está no time italiano. Caso aconteça um milagre e a diferença diminua, empurrando o campeonato para a última rodada, ambos os times têm duelos contra equipes lá embaixo: o Barça pega o Alaves, o Real Madrid pega o Leganés.
A vitória do Barcelona nesta quinta paga 1,12 para 1 na Betfair, contra 18 para 1 do Osasuna.
Outras disputas
Além da briga pela Liga Europa que citamos, podemos ter grandes emoções lá embaixo. Mallorca e Leganés tem os mesmos 32 pontos e ambos querem empurrar Celta ou Alavés, os dois com 36 pontos, para a zona de rebaixamento. O Espanyol já era.
O Mallorca vai pegar o Granada precisando vencer para não ter sua queda confirmada. O mesmo vale para o Leganés, que encara o Athletic de Bilbao. Ou seja, ambos têm carne de pescoço a encarar.
O Celta pega o Levante, enquanto o Alavés encara o Betis. Se os dois vencerem, a última rodada será um gigantesco tédio. Se ambos perderem e o Mallorca ou Leganés vencerem, teremos algo divertido para acompanhar.